A informação como recurso na construção de conhecimento para a área de suprimentos e almoxarifado: um estudo de caso na indústria de embalagens plásticas

AutorRoberto Cavallari Filho, Karla Cristina Rocha Ribeiro, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Ana Lívia Cazane, Vinicius Nascimento Domingues
CargoDoutor em Filosofia (Columbia University/NY) Universidade de Marília, Administração, Marília, Brasil roberto.cavallari@unimar.br https://orcid.org/0000-0001-8358-8513 / Pós-Doutor em Ciência da Informação (Unesp/SP) Universidade de Marília, Administração, Marília, Brasil. bitencourt@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-5338-1498 / Doutora em ...
Páginas1-26
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01- 26, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e71113
Artigo
Original
A Informação como recurso na construção de
conhecimento para a área de Suprimentos e
Almoxarifado: Um estudo de caso na indústria de
embalagens plásticas
The Information as a resource in building knowledge for the Supplies and Warehouse
area: A case study in the plastic packaging industry
Roberto Cavallari FILHO
Doutor em Filosofia (Columbia University/NY)
Universidade de Marília, Administração, Marília, Brasil
roberto.cavallari@unimar.br
https://orcid.org/0000-0001-8358-8513
Karla Cristina Rocha RIBEIRO
Doutora em Psicologia (Unesp/SP)
Universidade de Marília, Psicologia, Marília,
Brasil karlacrribeiro@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/9172397029410736
Carlos Francisco Bitencourt JORGE
Pós-Doutor em Ciência da Informação (Unesp/SP)
Universidade de Marília, Administração, Marília, Brasil.
bitencourt@gmail.com
http://orcid.org/0000-0002-5338-1498
Ana Lívia CAZANE
Doutoranda em Ciência da Informação
(Unesp/SP)
Universidade de Marília, EaD, Marília, Brasil..
alcazane@yahoo.com.br
https://orcid.org/0000-0003-0707-2384
Vinicius Nascimento DOMINGUES
Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial
(FACAP/SP)
UNIPAC, Suprimentos e Almoxarifado,
Pompéia, Brasil
vinicius_domiingues@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0003-2075-6545
Mais informações da obra no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Atualmente a informação é um dos principais recursos estratégicos para as empresas e precisa ser bem gerido.
Neste artigo, essa premissa é levada à sério na aplicação de uma pesquisa sobre a informação como recurso estratégico
para a construção de conhecimento visando analisar a percepção dos sujeitos sobre as informações e os conhecimentos
acumulados relativos às atividades no departamento de Suprimentos e Almoxarifado de uma indústria produtora de
embalagens no interior do estado de São Paulo.
Método: A pesquisa se pautou no método dinâmico de “Estudo de caso” para guiar a coleta de dados da pesquisa a partir
da aplicação de questionários, entrevista e observação visando identificar a percepção dos sujeitos quanto as informações
e conhecimentos do referido departamento. Para embasar teoricamente a pesquisa, lançou-se mão de um resgate
histórico da evolução da gestão de recursos como ferramenta estratégica na gestão da cadeia de suprimentos e
almoxarifado bem como uma análise da informação enquanto recurso estratégico para a construção de conhecimento.
Resultados: Assim, ao apresentar, analisar e interpretar os dados da pesquisa, quantifica-se e qualifica-se a percepção
dos sujeitos da pesquisa acerca da importância de uma cultura organizacional de valorização e fortalecimento do fluxo
informacional entre as atividades do departamento, seja de modo direto ou indireto.
Conclusões: Notamos a necessidade da construção de uma cultural informacional entre os sujeitos que compõe o
departamento, bem como o desenvolvimento de competência informacional nos s ujeitos que compõe a indústria. Dentre
os paramentos sugeridos visando potencializar o uso da informação no contexto da construção de conhecimento, a
adoção um modelo de gestão de informações, bem como de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que
propiciassem a centralização das informações prospectadas no ambiente interno e externo em uma única base de dados.
PALAVRAS-CHAVE: Informação. Construção de Conhecimento. Suprimentos e almoxarifado. Indústr ia de embalagens
plásticas.
ABSTRACT
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01- 26, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e71113
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Objective: The Information is currently one of the main strategic resources for companies and needs to be well managed.
In this article, this premise is taken seriously in the application of a research on information as a strategic resource for the
construction of knowledge aiming to analyze the subjects' perception of the information and accumulated knowledge
related to the activities in the Supply and Warehouse department of an industry packaging producer in the state of São
Paulo.
Method: The research was based on the dynamic method of “Case study” to guide the collection of research data from
the application of questionnaires, interviews and observation in order to identify the perception of the subjects regarding
the information and knowledge of that department. To th eoretically base the research, a historical rescue of the evolution
of resource management was used as a strategic tool in the management of the supply chain and warehouse, as well as
an analysis of information as a strategic resource for the construction of knowledge.
Results: Thus, when presenting, analyzing and interpreting the research data, the perception of the research subjects is
quantified and qualified about the importance of an organizational culture of valuing and strengthening the information flow
between the activities of the department, whether of direct or indirect way.
Conclusions: We note the need to build an informational culture among the subjects that make up the department, as
well as the development of informational competence in the subjects that make up the industry. Among t he vestments
suggested aiming to enhance the use of information in the c ontext of knowledge construction, the adoption of an
information management model, as well as of Information and Communication Technologies (ICTs) that provide the
centralization of the information prospected in the internal and external environment in a single database.
KEYWORDS: Competitive strategy. Information management. Knowledge. Supply and warehouse man agement. Plastic
packaging company.
1. INTRODUÇÃO
É inegável que o uso da informação se tornou uma das principais atividades
estratégicas nas empresas do século XXI. Em outras palavras, atualmente a informação é
um recurso estratégico para as empresas e precisa ser bem gerido (WURMAN, 1989). Por
sua vez, a informação enquanto recurso organizacional atua nas mais variadas finalidades
organizacionais, requisitando métodos diferentes e combinados, para analisar e solucionar
problemas em setores distintos do negócio.
É nesse contexto que o presente trabalho está inserido, isto é, no uso da informação
como recurso estratégico para a construção de conhecimento. Dessa maneira, o objetivo
deste trabalho é analisar a percepção dos sujeitos sobre as informações e os
conhecimentos acumulados relativos às atividades no departamento de Suprimentos e
Almoxarifado de uma indústria produtora de embalagens no interior do estado de São
Paulo.
Para atingir os objetivos, utilizou-se do método de “Estudo de Caso”, tendo como
base as diretrizes estabelecidas por Yin (2001). Com isso, foi analisado esse caso
particular, realizando a coleta de dados a partir da aplicação de 16 (dezesseis)
questionários aos sujeitos do referido departamento, a aplicação de 1 (uma) entrevista na
linha intermediária e, a realização da observação direta cujo enfoque foi a percepção dos
sujeitos quanto as informações e conhecimentos do referido departamento, como será
apresentado em detalhes na próxima seção.
Posteriormente, se faz oportuno um resgate histórico da evolução da gestão de
recursos como ferramenta estratégica na gestão da cadeia de suprimentos e almoxarifado,
bem como a análise de definições conceituais e princípios que fundamentam as atividades

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