Inserção de disciplinas sobre competência informacional nos cursos de Biblioteconomia do Brasil

AutorMarta Leandro da Mata, Helen de Castro Silva Casarin
Páginas2-17
1
v. 23, n. 51, 2018.
p. 1-16
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 51, p. 1-
16, jan./abr., 2018. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n51p1
Inserção de disciplinas sobre competência informacional nos
cursos de Biblioteconomia do Brasil
Insertion of disciplines on information literacy in the Brazilian Library
Science courses
Marta Leandro da MATA (martaleandrodamata@gmail.com)*
Helen de Castro Silva CASARIN (helen.casarin@gmail.com)**
* Professora do Departamento de Biblioteconomia - UFES.
** Professora do Departamento de Ciência da Informação- UNESP.
Resumo: O bibliotecário é c onsiderado um dos principais responsáveis por divulgar, às
instituições educacionais e a o seu corpo de profissionais, a proposta da competência
informacional, de modo a promovê-la como parte integrante do processo de ensino-
aprendizagem. Neste âmbito, algumas questões sobre a formação deste profissional devem ser
objeto de reflexão: será que os cursos de Biblioteconomia têm contemplado, em suas matrizes
curriculares, disciplinas voltadas especificamente para a Competência informacional? Teve-se
como objetivo verificar como as disciplinas de competência informacional têm sido abordadas
nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, descrevendo seus principais conteúdos, com ênfase no
conceito, nos t ipos de programas, nos locais de aplicação, na formação didática, nas habilidades
informacionais, nos recursos de aprendizagem e no papel educacional do bibliotecário. Neste
sentido, fez-se uma pesquisa de caráter de qualitativo, realizando-se análise de conteúdo dos
currículos e dos planos de ensino dos cursos de graduação de Biblioteconomia. Constatou-se que
10 dos 39 cursos no Brasil possuem disciplinas de competência informacional, sendo que sete
destes são disciplinas de caráter obrigatório e três são optativas, propiciando maior abrangência
acerca do tema aos alunos, bem como possuem conteúdos significativos em suas ementas e no
conteúdo programático, contribuindo para a formação de formadores/instrutores em pr ogramas
de competência informacional.
Palavras-chave: Competência em Informação. Biblioteconomia. Formação do bibliotecário.
Disciplinas de Competência Informacional.
Abstract: The librarian is considered one of the main responsible person for disseminating to
educational institutions and their professional staff the pr oposal of information literacy, in order
to promote it as an integral part of the teaching-learning process. In this context, some questions
about this professional formation should be object of reflection: does the Library Science courses
have contemplated in their curricular matrices the disciplines focused specifically on information
literacy? The aim of this article was to verify how information literacy courses have been
approached in Library Science Undergraduate Programs in Brazil b y describing their main
content and emphasizing: the concepts; the different programs; the application contexts; the
didactic training; the information skills; the learning resources; and, the educational librarian
role. Thus, a qualitative research was conducted, performing content analysis of curricula and
syllabuses of Library Science Undergraduate Programs. It was found that 10 over 39 courses in
Brazil have information literacy courses, with seven of them having mandatory character and
three optional; hence, greater topic coverage is provided to th e students, with significant content
in their course catalogs and syllabuses which contributes to qualify trainers/instructors in
information literacy programs.
Keywords: Information Literacy. Librarian Science. Librarian formation. Information literacy
courses.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
21/12/2016
Aceito em:
10/11/2017
2
1 INTRODUÇÃO
O bibliotecário é considerado um dos principais responsáveis p or divulgar,
às instituições educacionais e ao s eu corpo de profissionais, a proposta da
competência informacional, de modo a promovê-la como parte integrante do
processo de ensino-aprendizagem e também para o exercício profissional. Um fator
determinante para possibilitar a implementação de tal proposta é a atuação de
profissionais conscientes acerca de seu papel ed ucacional e capacitados para
planejar, implementar e executar atividades de formação de usuários /programas de
competência informacional nas instituições, visando desenvolver habilidades
informacionais dos indivíduos.
Neste âmbito, algumas questões sobre a formação deste profissional devem
ser objeto de reflexão: será que os cursos de Biblioteconomia têm contemplado, em
suas matrizes curriculares, disciplinas voltadas especificamente para a C ompetência
informacional? Será que esses cursos estão proporcionando a formação necessária
para que os bibliotecários possam atuar como educadores/instrutores, por meio de
programas de Competência informacional?
O curso possui algumas áreas curriculares estruturantes, que foram
delineadas a partir de Encontros de Diretores e Docentes de Biblioteconomia do
Mercosul, contando com a área de conhecimentos gerais e de conhecimentos
específicos, tais como: Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia; Organiza ção e
tratamento da Informação; Recursos e serviços de informação; Administração de
unidades de informação; Tecnologias da Informação e Comunicação; e Pesquisa
(RODRIGUES; GUIMARÃES, 2003).
De modo geral, a área voltada para os recursos e serviços informacionais
contempla assuntos voltados para os serviços que envolvem as funções relacionadas
ao atendimento das necessidades in formacionais dos usuários, de forma a
estabelecer a mediação da informação entre informação e o usuário, a
sistematização dos canais e sistemas de disseminação da informação, b em como
atividades e ações culturais e educacionais. Essa área é composta por diversas
disciplinas, dentre elas: fontes de informação, serviço de referência e informação,
estudo de usuários, mediação da informação, ação cultural, educação de usuários
e/ou competência informacional.
A pesquisa aqui relatada partiu da tese de que a inserção de uma disciplina
de competência informacional pode auxiliar os graduandos de Biblioteconomia na
compreensão do si gnificado da competência informacional e na capacidade de
desenvolver programas desta natureza em variados tipos de instituições. Alguns
documentos de âmbito governamental, como os Referenciais Curriculares Nacionais
dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, pelo Ministério da Educação (MEC), que
m a finalidade de sugerir os assuntos que devem ser abordados nos cursos d e
Biblioteconomia, mencionam a t em|tica a saber  Serviços de Referência
Comunicação; Formação de Leitores; Competência em Informação  (BRASIL,
2010, p. 9, grifo nosso).
De acordo com Lins (2007), que se propôs a verificar a necessidade de
inclusão do tema da Competência Informacional e information technology literacy
nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, todos os participantes de
sua pesquisa, que eram especialistas da área,  sugeriram q ue as disciplinas
ministradas nos cursos de graduação considerem os aspectos da Competência
Informacional, algumas em maior, outras em menor grau, de forma que conceitos,
modelos e a prática do tema possam ser incluídos e adaptados aos planos de ensino
(p. 80).
As práticas e ações educacionais realizadas por bibliotecários, so bretudo
aquelas voltadas para a competência informacional, têm muito a contribuir para o
aprendizado dos indivíduos no que diz respeito ao universo informacional e aos
seus processos, preparando-os para agregar valor aos conhecimentos adquiridos ao

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