Repositórios Institucionais e Objetos Virtuais de Aprendizagem

AutorRosângela Schwarz Rodrigues
CargoProfa. no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação UFSC
Páginas209-211

Page 209

Relatório do evento realizado pela Biblioteca Central, pela Coordenação da Universidade Aberta do Brasil e pelo Programa de PósGraduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Florianópolis, 4, 5 e 6 de novembro de 2009.

Rosângela Schwarz Rodrigues

Profa. no Programa de Pósgraduação em Ciência da Informação UFSC

email: rosangela@cin.ufsc.br

O evento “Repositórios Institucionais e Objetos Virtuais de Aprendizagem”, ocorrido nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2009 foi um marco em relação às discussões sobre o referido tema na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Organizado pela Biblioteca Central, com o apoio da coordenação da Universidade Aberta do Brasil, da PróReitoria de Graduação e do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação da UFSC, a abertura do evento contou com a presença do professor Carlos Alberto Justos da Silva, vicereitor da UFSC (representando o reitor); da professora Maria Lúcia de Camargo, próreitora de PósGraduação; do diretor de ensino da Próreitoria de Assuntos Estudantis, professor Carlos Pinto; da coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFSC, professora Eleonora Milano Falcão Vieira e da diretora da Biblioteca Central, Narcisa Amboni. O encontro reuniu dezesseis especialistas que apresentaram trabalhos e participaram de discussões com professores, servidores técnicoadministrativos e estudantes.

Os palestrantes concordaram gentilmente em disponibilizar suas apresentações, que organizamos nesta edição da Encontros Bibli para garantir a visibilidade e segurança. A seguir um breve resumo dos trabalhos apresentados:

Adi Balbinot Junior (Coordenação Geral de Política de Tecnologia da Informação CGTI/DED/CAPES) apresentou dados e projeções da Universidade Aberta do Brasil, que indicam que em 2013 teremos 800.000 alunos a distância em 1.000 polos. Nesse sentido também, teremos mais de 520 cursos (graduação e pósgraduação); mais de 30.000 disciplinas e mais de 2.500 colaboradores. Destacouse as perspectivas de implantação do SISUAB, o repositório para a UAB, integrado com os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem e com padrões internacionais de metadados para bibliotecas digitais (SCORM, LOM, Dublin Core).

Page 210

Adriane Borba Almeida da Silva (professora da Universidade Federal de Pelotas) apresentou relato de experiência na (des) organização e compartilhamento de materiais didáticos digitais, onde destacou questões relacionadas ao uso compartilhado pelo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT