Instrumento para análise crítica de relatórios de pesquisas: teses e dissertações

AutorNivaldo Calixto Ribeiro, Sarah Rúbia de Oliveira Santos, Gracilene Maria de Carvalho, Rômulo de Barros Teixeira, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Beatriz Valadares Cendón
CargoObjetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento de análise crítica de um tipo específico de relatórios de pesquisa: teses e dissertações. Metodologia: Trata-se de um instrumento desenvolvido para realização de uma atividade da disciplina Metodologia de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do ...
Páginas1-25
Artigo
Original
Encontros Bibli: revist a eletrônica de bibliotecon omia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 01-25 , 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e78678
INSTRUMENTO PARA ANÁLISE CRÍTICA DE
RELATÓRIOS DE PESQUISAS: TESES E
DISSERTAÇÕES
Instrument for critical analysis of research reports: thesis and dissertations
Nivaldo Calixto RIBEIRO
Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela
Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de
Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Bibliotecário da Universidade
Federal de Lavras (UFLA).
nivaldo@ufla.br / zoopas@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-0650-0121
Sarah Rúbia de Oliveira SANTOS
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão e
Organização do Conhecimento da Universidade Federal de
Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG).
sarahrubia@ufmg.br
https://orcid.org/0000-0003-1118-3482
Gracilene Maria de CARVALHO
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e
Organização do Conhecimento da Escola Ciência da Informação
da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG).
gracilenecarvalho03@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-4536-6511
Rômulo de Barros TEIXEIRA
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão e
Organização do Conhecimento da Universidade Federal de
Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG
romulodebarrosteixeira@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-4123-0190
Beatriz Valadares CENDÓN
Professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade
Federal de Minas Gerais (UFMG), do Departamento de
Organização e Tratamento da Informação.
benildes@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-3276-0114
Benildes Coura Moreira dos Santos MACULAN
Doutorado em Ciência da Informação e Professora da Escola de
Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG), do Departamento de Organização e Tratamento da
Informação.
benildes@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-4303-9071
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento de análise crítica de um tipo específico de relatórios
de pesquisa: teses e dissertações.
Metodologia: Trata-se de um instrumento desenvolvido para realização d e uma a tividade da disciplina Metodologia de
Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização d o Conhecimento da Universidade Federal de
Minas Gerais (PPGGOC/UFMG), no primeiro semestre de 2019. A finalidade d o instrumento foi analisar a aderência de
uma pesquisa científica às recomendações de Creswell (2014) e outras obras que abordam a metodologia científica. É
composto por nove itens, subdivididos em 67 critérios, em formato de perguntas. Para avaliação, em cada critério é
necessária uma marcação em uma escala do tipo Likert, de 5 pontos, ou seja, o valor 1 é correspondente à
apresentação mais fraca do critério e o valor 5, à mais forte. Como recurso alternativo, foi inserida no instrumento a
opção “Não se aplica (N/A)” para aqueles critérios em que o avaliador entende que não condiz com a proposta estrutural
da pesquisa.
Resultados: Após o relato das bases para o desenvolvimento e exposição do instrumento, o artigo apresenta seu teste
por meio da sua aplicação na avaliação de uma tese e de uma dissertação.
Conclusões: Conclui-se que o instrumento se mostrou adequado para a finalidade proposta, avaliação de relatórios de
pesquisa de teses e dissertações, com a recomendação de que o estilo do autor e a especificidade de cada
investigação devam ser levados em consideração.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação científica. Metodologia científica. Trabalhos acadêmicos.
ABSTRACT
Objective: this article aims to present a tool for critical analysis of a specific type of research report: theses and
dissertations.
Methods: this instrument was developed to carry out an activity in the Scientific Methodology course of the Postgraduate
Program in Management & Knowledge Organization at the Federal University of Minas Gerais (PPGGOC/UFMG), in the
first semester of 2019. The purpose of the instrument was to analyze the adherence of a s cientific research to the
recommendations of Creswell (2014) and other works on scientific methodology. It consists of 9 items, subdivided into 67
criteria, in the form of questions. For evaluation, each criterion is rated on a 5-point Likert-type scale, with a value of 1
2
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 01-25 , 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e78678
corresponding to the less precise presentation of the criterion and a value of 5 to the more accurate presentation. The
option “Not applicable (N / A)” was inserted in the instrument for those criteria in which the evaluator believes that it does
not match the structural proposal of the research.
Results: After describing the ba sis for its development, the instrument is presented. Next it was tested through the
evaluation of a doctoral dissertation and a master thesis.
Conclusions: Results show on that the instrument was adequate for the purpose proposed, that is, the evaluation of
research reports of theses and disse rtations, with the recommendation that the style and specificity of each investigation
must be taken into account.
KEYWORDS: Scientific communication. Scientific methodology. Academic works.
1 INTRODUÇÃO
A comunicação científica inclui a publicação de pesquisas em artigos de periódicos
científicos, livros, teses, dissertações, em anais de eventos, entre outros, sendo estas
produções científicas, em geral, pré-avaliadas por pares. O entendimento de que
“avaliação prévia” pelos pares é, provavelmente, o fator mais importante e determinante
do status científico de um conhecimento, torna imprescindível o processo de julgamento
de um manuscrito submetido à publicação ou certificação (TOUTAIN, 2007). A avaliação
de teses e dissertações tem uma dupla função, pois, além de verificar a qualidade como
um elemento de comunicação científica, analisa se um candidato a doutor ou mestre
demonstra no seu trabalho o conhecimento requerido para receber tal título. Assim, é
importante que os relatórios de pesquisas das teses e dissertações, que são escopo
deste estudo, preencham os requisitos de qualidade demandados dos documentos
científicos.
Os programas de doutorado e mestrado acadêmicos visam formar pesquisadores
capazes de conceber, executar e relatar uma pesquisa científica, que aplique processos
científicos em uma sequência de etapas que incluem desde a definição do problema,
questões e objetivos da pesquisa, busca de informações em fontes fidedign as, definição e
leitura de bibliografia com obras e autores considerados referência no assunto ,
redação de uma revisão de literatura, definição da metodologia de pesquisa, execução da
pesquisa e, por fim, estruturação e redação do texto do relatório de pesquisa.
A avaliação de um relatório de pesquisa implica na análise de todo o complexo
processo de pesquisa delineado acima. Visando contribuir para essa tarefa, este estudo
tem como objetivo apresentar um instrumento para análise crítica de relatórios de
pesquisas, de maneira específica, teses e dissertações. Paralelamente, espera-se que o
instrumento possa, também, orientar os alunos na concepção de suas pesquisas e na
redação de seus relatórios.
O instrumento originou-se em uma atividade da disciplina Metodologia de Pesquisa
no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT