Interaction of family values in the management of a family business from Minas Gerais state: a zema group study case/A interacao entre os valores familiares na gestao de uma empresa familiar Mineira: um estudo de caso no grupo zema/La interaccionde los valores familiares en la gestion de una empresa familiar Minera: un estudio de caso en el grupo zema.

Autorde Britto, Jr., Alvaro Francisco
CargoArtigo--Ensino de Administracao
  1. INTRODUCAO

    As empresas vem experimentando continuas e importantes transformacoes no mundo organizacional, em funcao de necessidades e readaptacoes. No entanto, uma de suas grandes dificuldades reside na identificacao mais precisa dos valores essenciais para a construcao de uma cultura organizacional coerente com os desafios das organizacoes.

    Nesse contexto, as organizacoes familiares vem se adaptando constantemente em muitos aspectos; percebe-se, por exemplo, que a busca da competitividade por essas empresas e praticada nao somente por meio das adaptacoes tecnologicas, mas tambem por um diferencial no processo de gestao, que tende a ser mais voltado para as questoes comportamentais, envolvendo, principalmente, os seus valores.

    Assim, as discussoes relativas as organizacoes familiares estao se tornando cada vez mais frequentes em pesquisas cientificas das areas das ciencias sociais aplicadas, por proporcionarem novas vertentes de estudos relevantes. Aspectos como a formacao e a manutencao da cultura organizacional e seus valores sao, tambem, fundamentais para que se tenha uma melhor abordagem desse tema.

    Importa lembrar que esse tipo de organizacao e considerado a genese das diversas formas de negocio praticadas ao longo da evolucao da humanidade, o que justifica a sua relevancia economica, social e cultural. Entretanto, o estudo dessas organizacoes tende a dissocia-las de suas caracteristicas culturais, tornando necessario conhecer mais profundamente os elementos da cultura das organizacoes brasileiras e, principalmente, das familiares, pois elas sao responsaveis por gerar empregos diretos. E o segmento que mais cresce no Brasil, ocupando, portanto, posicao crucial no vasto terreno dos estudos organizacionais.

    A cultura dominante em uma empresa familiar e o resultado de crencas, valores e metas enraizados na familia, em sua historia e em seu atual relacionamento social (HALL; MELIN; NORDQVIST, 2001). Naturalmente, essa cultura expressa interferencia entre negocios e familia, havendo significativa interacao entre a vida privada e a profissional, que se tornam fatores indissociaveis. Para Schein (1982), os valores constituem-se em elemento intermediario, quando se considera a profundidade ou acessibilidade da cultura; sao os elementos essenciais de uma cultura, na perspectiva dos artefatos; e, ao mesmo tempo, sao os elementos mais profundos e dificeis de analisar, sob o ponto de vista dos pressupostos basicos. Assim, os valores sao percebidos como aqueles elementos que permitem entender as estrategias e escolhas organizacionais.

    No espaco organizacional, os valores consolidam-se, na percepcao dos empregados, como caracteristicas efetivamente marcantes da organizacao; sao principios e crencas que, compartilhados, orientam o funcionamento e a vida da organizacao. Esses valores organizacionais estao presentes nas avaliacoes individuais e coletivas dos empregados, no que tange a fatores como eficiencia, tendencias, tipos de gestao e evolucao tecnologica. Nessa otica, os valores organizacionais presentes na cultura da empresa estariam interligados a forma pela qual ela lida com problemas surgidos nos processos internos ou no ambiente estrategico.

    Tendo em vista a relevancia das questoes relativas a tematica sobre empresa familiar e a complexidade da identificacao precisa de valores essenciais, este artigo tem como objetivo analisar a historia de uma empresa familiar mineira e identificar os principais valores influenciadores de sua gestao.

    O artigo esta estruturado em seis partes. A segunda, seguindo-se a introducao, faz uma abordagem da tematica que envolve a empresa familiar e os valores organizacionais, na perspectiva de diversos autores. A terceira parte traz a metodologia utilizada e a quarta apresenta e discute os resultados. As consideracoes finais sao apresentadas na quinta parte, seguida das referencias bibliograficas.

  2. EMPRESAS FAMILIARES

    As empresas familiares surgiram no Brasil com as Capitanias Hereditarias, no inicio do seculo XIV, logo apos a chegada dos portugueses. Por serem hereditarias, podiam ser transferidas por heranca aos herdeiros dos capitaes que administravam essas terras (OLIVEIRA, 2006). Compreende-se, assim, que as primeiras organizacoes brasileiras foram construidas e geridas por familias, o que imprime a esse tipo de organizacao fortes caracteristicas de empresa familiar.

    A construcao conceitual do tema empresas familiares e trabalhada por autores que a caracterizam sob diferentes oticas, decorrentes da especie de estudo que cada um deles almeja realizar. Bernhoeft (1989:35) apresenta um conceito baseado nas tradicoes e nos valores familiares, ao expor que "a empresa familiar e aquela que possui sua origem e sua historia vinculada a uma familia, ou ainda, aquela que mantem membros da familia na administracao dos negocios". Para Grzybovski e Lima (2004:7), a empresa familiar pode ser conceituada como um "grupo de pessoas, ligadas por relacoes parentais estabelecidas tanto por lacos genealogicos, biologicos quanto sociais, como por ocasiao de unioes de casais com filhos oriundos de outros casamentos".

    [FIGURE 1 OMITTED]

    Borges, Lima e Carvalho (2008) enfatizam que cada autor trata de forma diferente os conceitos concernentes as empresas familiares, revelando nao haver um consenso teorico sobre o tema.

    Segundo Gersick et al. (2006:17), a empresa familiar evolui segundo um processo definido por tres variaveis--familia, propriedade e gestao/empresa. Essas variaveis relacionam-se de forma independente e atemporal: "essas progressoes de desenvolvimento influenciam umas as outras, mas tambem sao independentes. As variaveis possuem ritmo proprio e mudam de acordo com sua sequencia". Esses pensamentos induziram os autores a elaboracao de um modelo caracterizado pela analise dos tres eixos, chamado Modelo Tridimensional de Desenvolvimento, exposto na Figura 1.

    Os autores enfatizam que os tres eixos sao independentes e possuem uma dimensao de desenvolvimento propria, permitindo analisar, de forma geral, o ciclo de vida das empresas familiares. Compreende-se que as variaveis, mesmo sendo equivalentes em alguns aspectos, como em seu tamanho, em seu mercado-alvo ou ate mesmo em seu tempo de fundacao, tambem podem ser diferentes nas combinacoes de estagios de desenvolvimento, de modo que cada variavel podera evoluir independentemente da historia de sua formacao e das mudancas que certamente ocorrerao. O Quadro 1 apresenta as principais caracteristicas dos estagios de desenvolvimento da empresa familiar.

    O modelo apresentado pode ser considerado como uma referencia teorica e analitica, na medida em que considera a empresa familiar em suas dimensoes basicas e suas especificidades, ao longo de seu ciclo de vida.

    2.1. Valores organizacionais

    De acordo com Oliveira e Tamayo (2004), a origem dos valores de uma organizacao e influenciada pelos valores pessoais/familiares que os gestores levam para a empresa. Tapies e Fernandez (2010) afirmam que, quando os valores familiares dos proprietarios de uma organizacao se tornam a essencia de uma cultura organizacional, surge uma sinergia vital na empresa. Na verdade, o compromisso duradouro com os valores e a forca maior que uma familia pode trazer aos seus negocios.

    A empresa, naturalmente, reage as exigencias internas, oriundas das necessidades e motivacoes de seus membros, e as exigencias externas, formadas pelas necessidades e motivacoes de seus clientes e parceiros de negocio (OLIVEIRA; TAMAYO, 2004). Dessa forma, para atender a essas influencias, as empresas estabelecem seus objetivos e metas, que notoriamente se refletem em seus valores organizacionais, geralmente articulados no pensamento estrategico declarado em murais, sites e materias de papelaria em geral.

    Segundo Stalk e Foley (2012), um dos principais erros cometidos por empresas familiares e acreditar que a empresa deve empregar todos os membros da familia, exigindo que todos tenham talento para o negocio. Os autores ainda assinalam que e necessaria a adocao de politicas formais sobre quem e como contratar e promover, equilibrando assim os interesses organizacionais e os familiares.

    Tamayo e Gondim (1996) distribuem os valores organizacionais em tres dimensoes: a cognitiva, que e essencial, pois trata das crencas relativas ao que nao e desejavel na empresa; a motivacional, que pode ser considerada a mola propulsora da organizacao, causando a acao do individuo na organizacao; e, finalmente, a estruturante, cujos valores servem de orientadores da vida da empresa, guiando o comportamento de seus membros.

    Dentre as teorias relacionadas a valores humanos, destaca-se para este estudo aquela desenvolvida por Schwartz (1992), que, depois de revisar a estrutura inicialmente publicada por Schwartz e Bilsky (1987), propos uma tipologia de valores baseada na literatura sobre as necessidades basicas dos individuos. A partir dessas exigencias, uma tipologia contendo dez tipos motivacionais de valores foi desenvolvida. O Quadro 2 mostra a caracterizacao dos tipos motivacionais desses valores.

    Percebe-se, dessa forma, que os tipos motivacionais de valores, segundo Schwartz (1992), possuem caracteristicas similares aos valores organizacionais, usualmente praticados em empresas familiares; as expectativas, voltadas a interesses individuais, atendem aos membros da familia que possuem o controle da organizacao. Os interesses coletivos e mistos estao ligados ao grupo envolvido com o negocio, do qual a sociedade faz parte, promovendo uma especie de aceitacao coletiva do bem-estar de todos--familia, empresas, sociedade.

  3. METODOLOGIA

    Na metodologia deste estudo, optou-se por usar a abordagem qualitativa, com a realizacao de uma pesquisa de campo de natureza descritiva. As pesquisas qualitativas sao aquelas capazes de incorporar o significado e a intencionalidade inerentes aos atos, as relacoes sociais, tomando estas, tanto no seu advento quanto na sua transformacao, como construcoes humanas...

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