Interdisciplinaridade: a possibilidade de reintegração social e recuperação da capacidade de reflexão na ciência

AutorValdir Fernandes
CargoDoutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Pós-Doutorado em saúde ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)
Páginas65-80
DOI: 10.5007/1807-1384.2010v7n2p65
INTERDISCIPLINARIDADE: A POSSIBILIDADE DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL E
RECUPERAÇÃO DA CAPACIDADE DE REFLEXÃO NA CIÊNCIA
INTERDISCIPLINARITY: POSSIBILITY OF SOCIAL REINTEGRATION AND
RECOVERY OF THE REFLECTION CAPACITY IN SCIENCE
INTERDISCIPLINARIEDAD: LA POSIBILIDAD DE REINTEGRACIÓN SOCIAL Y
RECUPERACIÓN DE LA CAPACIDAD DE REFLEXIÓN EN LA CIENCIA
Valdir Fernandes
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RESUMO:
Este ensaio é parte de reflexão quem vem sendo desenvolvida a partir da atuação
junto a diversos pesquisadores que discutem e apostam na interdisciplinaridade
como possibilidade de captar aspectos do objeto científico que as disciplinas
isoladas deixam escapar. De forma adjacente, e breve, discute-se a contribuição da
interdisciplinaridade para romper a inercia reflexiva, seja na ciência, seja na
sociedade, resultado do processo de racionalização da vida proporcionado pelo
industrialismo.
Palavras-Chave: Ciência. Sociedade. Interdisciplinaridade. Racionalidade.
ABSTRACT:
This essay is part of a reflection that has been developed among several researchers
who argue and believe the interdisciplinary as a possible way to capture aspects of
the scientific object that isolated disciplines have allowed to scape. In short, it
discusses the contribution of interdisciplinarity to disrupt the reflexive inertia, whether
in science or in society, as a result of the rationalization process of life provided by
industrialism.
Keywords: Science. Society. Interdisciplinary. Rationality.
RESUMEN:
Este ensayo es parte de una reflexión que viene siendo desarrollada a partir de una
acción con varios investigadores que discuten y creen que la interdisciplinariedad es
una posibilidad para capturar los aspectos del objeto que las disciplinas científicas
aisladas dejan escapar. De forma adyacente, y breve, se discute la contribución de
la interdisciplinariedad para romper la inercia reflexiva, sea en la ciencia, sea en la
1
Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Pós-
Doutorado em saúde ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
(USP), em parceria com o CEPEMA Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da USP,
Academic Partner do projeto Advancing Sustainability da Alcoa Foundation e Professor do Mestrado
Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE Centro Universitário Franciscano. E-
mail: valdir.fernandes@live.fae.edu
Obra licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-
Não a obras derivadas 3.0 Unported
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R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.7, n.2, p.65-80, jul/dez. 2010
sociedad, como resultado del proceso de racionalización de la vida proporcionado
por el industrialismo.
Palabras-clave: Ciencia. Sociedad. Interdisciplinariedad. Racionalidad.
INTRODUÇÃO
“A Ciência é um produto cultural, um produto da cultura ocidental
(Claude Raynaut).
Parafraseando Will Durant, em sua obra “A história da Filosofia” (DURANT,
2000), pode-se dizer que esta é mais uma voz, um fragmento, entre outros milhares
que vê na interdisciplinaridade inovação e avanço necessários, embora insuficientes,
à ciência contemporânea. Esta mesma ciência que multiplicou-se rapidamente em
dezenas de especialidades e cada uma destas, gerando outras tantas. Como
consequência, as instituições de ensino e pesquisa, as universidades, tentaram se
organizar, criando e recriando departamentos que hospedassem as novas
disciplinas que nasciam. Em muitos casos, a experiência de departamentalizar a
gestão institucional, na tentativa de abrigar as inúmeras novas disciplinas que
nasciam de demandas por novos conhecimentos, resultou na departamentalização
do próprio conhecimento.
Nesta dinâmica de especialização e departamentalização, novamente
emprestando as palavras de Durant, “o que restou foi o especialista científico que
sabe mais e mais a respeito de menos e menos(DURANT, 2000, p. 10), e um hiato
entre a vida e o conhecimento sobre o mundo contemporâneo, que torna-se
gradativamente uma teia complexa de relações de todas as ordens, como definiu
Morin (2010).
Ao tentar contribuir com o conjunto de vozes e praticas sobre a
interdisciplinaridade, cada vez mais contundente na comunidade científica brasileira
e mundial, enquanto inovação necessária ao processo de produção acadêmica, não
se pode fazê-lo sem colocar antes algumas questões fundamentais que acredita-se
representar algumas das contradições imanentes desde processo no contexto da
pesquisa e ensino, principalmente em nível de pós-graduação. Enquanto células

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