Internacionalização de empresas no mundo periférico: um estudo de caso da construtora Norberto Odebrech

AutorPedro Giovannetti Moura
CargoUniversidade de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, SP, Brasil
Páginas854-875
Esboços, Florianópolis, v. 28, n. 49, p. 854-875, set./dez. 2021.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2021.e80014
artigo
original
854/897
INTERNACIONALIZAÇÃO
DE EMPRESAS NO MUNDO
PERIFÉRICO: UM ESTUDO DE CASO
DA CONSTRUTORA NORBERTO
ODEBRECHT
Firm internationalization in the peripheral world: a case study of
Construtora Norberto Odebrecht
Pedro Giovannetti Mouraa
https://orcid.org/0000000301046417
E-mail: pedrogimoura@hotmail.com
a Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, SP, Brasil
histórias em contextos globais
Esboços, Florianópolis, v. 28, n. 49, p. 854-875, set./dez. 2021.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2021.e80014 855/897
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo colocar em debate possíveis paradigmas que joguem luz ao processo
de internacionalização da Construtora Norberto Odebrecht (CNO). Argumentamos que o modelo, hoje,
mais difundido pelos grandes meios de comunicação é ancorado no conceito de Capitalismo de laços,
sintetizados em obra de Sérgio Lazzarini. Buscamos nos distanciar dessa chave analítica e propor uma
outra que, com base em uma compreensão global da história e na primazia de condicionantes locais,
situa a atuação internacional da construtora em dois momentos chave. Em um primeiro, nos anos
1980 e 1990, entendemos que a empreiteira opta pela região latino-americana devido a uma somatória
de fatores como: (a) o aproveitamento dos gargalos de infraestrutura da região latino-americana —
condicionados aqui pelo próprio modelo de desenvolvimento periférico da região; (b) os benefícios
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uma mudança. Consolidada enquanto empresa transnacional, a CNO passa a se valer da estratégia do
governo brasileiro de conformação de grupos ‘campeãs nacionais’ como forma de ampliar sua inserção
no mercado internacional. Para embasar essa linha argumentativa, nos valemos da combinação entre
obras que tratam do desenvolvimento periférico junto à análise de fontes públicas e internas — como
a Revista Odebrecht Informa —, disponibilizadas pela empresa. Dessa forma, pretendemos historicizar
a internacionalização da empreiteira, construindo, para tanto, paradigmas interpretativos de análise
desse processo que coloquem em relevo a relação entre condicionantes do subdesenvolvimento e a
internacionalização de empresas.
PALAVRAS-CHAVE
História empresarial; História econômica; História contemporânea.
ABSTRACT
This article aims to discuss paradigms that might shed some light on the process of internationalization of
Construtora Norberto Odebrecht (CNO). We argue that this model — currently more widely disseminated
on account of the great means of communication — is underpinned by the concept of “capitalismo de
laços” [networked capitalism], which is outlined in the work of Sérgio Lazzarini. We aim to disengage
from this analytical perspective and propose another one, based on a global understanding of history
and on the primacy of local constraints. This new approach perceives CNO’s international practice in
two key moments. From 1980 to 1990, the construction company chooses the Latin-American region
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CNO starts to draw on the Brazilian government’s strategy of forming “national champions” as a means
to enhance its presence in the international market. To support this argumentation, we draw on the
combination of works that approach the peripheral development in addition to an analysis of public,
internal sources — such as the Odebrecht Informa newsletter — made available by CNO. Thus, we
intend to historicize the internationalization of this construction company, based on the elaboration of
interpretive paradigms to analyze this process by emphasizing the relation between underdevelopment
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KEYWORDS
Business history; Economic history; Contemporary history.

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