A internacionalização na pós-graduação: avaliação traçada, desafios impostos

AutorDaniela Jéssica Veroneze - Ieda Pertuzzati - Silvia Regina Canan - Arnaldo Nogaro
CargoDoutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI - Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI - Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Páginas796-814
A INTERNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: avaliação traçada, desafios impostos
Daniela Jéssica Veroneze
1
Ieda Pertuzzati
2
Silvia Regina Canan
3
Arnaldo Nogaro
4
Resumo
Este artigo, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, visa analisar os elementos imbricados com o neoliberalism o
que podem impactar a gestão do processo de internacionalização e a gestão universitária nos cursos de pós-graduação, à
luz do Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) e do seu relatório de análise. Para a gestão universitária e dos
programas de pós-graduação, os desafios se aprofundam quando se tornam requisitos avaliativos que provocam a
visibilidade e a atratividade dos programas e da IES; a mobilidade acadêmica; a produção de conhecimento e suas
publicações; a concepção das políticas institucionais interligadas às políticas nacionais e internacionais; os currículos, a
inserção dos conhecimentos e o financiamento para desenvolvimento da inter nacionalização. Diante de tantos desafios,
encontrar formas de superá-los passa também a ser papel da gestão universitária.
Palavras-chave: Internacionalização. Pós-Graduação. Plano Nacional de Pós-Graduação. Gestã o.
INTERNATIONALIZATION IN POSTGRADUATE STUDIES: outlined evaluation, imposed challenges
Abstract
This qualitative, bibliographical and documentary article aims to analyze the elements intertwined with
neoliberalism that can impact the management of the internationalization process and university management in
graduate courses, in the light of the National Graduate Plan (2011 -2020) and its analysis report. For the
university and Post-graduation management, the challenges are deeper when they become evaluative
requirements which cause visibility and the attractiveness of the programs and the IES; the academic mobility,
the production of knowledge and its publications; the conception of institutional policies linked to national and
international policies; the resumes; the insertion of knowledge and financing for internationalization development.
Facing so many challenges, finding ways to overcome them also a role of university management.
Keywords: Internationalization. Postgraduate National Plan. Management.
Artigo recebido em: 01/06/2021 Aprovado em: 20/11/2021
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v25n2p796-814
1
Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI. Frederico
Westphalen, RS-Brasil (PPGEDU/URI). Bolsista Capes. E-mail: danielajessicav@gmail.com
2
Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do A lto Uruguai e das Missões, URI. Frederico
Westphalen, RS (PPGEDU/URI). Gestora da Rede Municipal de Ensino de Santa Catarina. E-mail:
ieda.pertuzatti@gmail.com
3
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI. Frederico Westphalen -
RS (PPGEDU/URI). E-mail: silvia@uri.edu.br
4
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Profe ssor do Programa de Pós -
Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, U RI. Frederico Westphalen -
RS (PPGEDU/URI). E-mail: narnaldo@uricer.edu.br
Daniela Jéssica Veroneze, Ieda Pertuzzati, Silvia Regina Canan e Arnaldo Nogaro
797
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo é de análise qualitativa, bibliográfica e documental, uma vez que se
propõe a analisar parte da literatura existente sobre a internacionalização do Ensino Superior,
considerando o modelo neoliberal que fundamenta documentos e práticas nesse campo. Também tem
caráter documental quando da análise do VI Plano Nacional de Pós-graduação - PNPG (2011-2020), o
qual foi prorrogado até maio de 2021 e do relatório divulgado em 2019 pela Comissão Especial de
Acompanhamento do PNPG (2011-2020), intitulado de Proposta de Aprimoramento da Avaliação da
Pós-graduação Brasileira para o Quadriênio 2021-2030 Modelo Multidimensional. Tais documentos
são analisados focalizando os processos de internacionalização e a gestão universitária.
O intento de realizar uma reflexão crítica e construtiva se concentra na descrição de
alguns elementos considerados conceitos-chave para compreender o processo de internacionalização
nas instituições de ensino superior, mais especificamente as da pós-graduação no Brasil. Isto porque o
delineamento de novos planos carrega consigo novos indicadores de avaliação para a
internacionalização, traçando outros desafios, especialmente a gestão universitária.
Com o advento do neoliberalismo nos anos 1970/80, quando, de acordo com Harvey
(2005, apud ROBERTSON; VERGER, 2012), há um casamento entre o liberalismo econômico e o
social-democrata, se consolida, junto a outros ideais, o lançamento de um conjunto de ideais-chave.
Robertson e Verger (2012, p. 1136) destacam esses ideias como sendo: “[...] a fragmentação das
políticas estatais protecionistas, de modo a facilitar a livre movimentação do comércio, das finanças e
do trabalho, através das fronteiras nacionais (conhecida como desregulação);” além da “[...]
implementação de políticas de concorrência entre os setores público e privado destinadas à criação de
eficiência; a privatização de uma série de antigas atividades estatais e seu redimensionamento
(envolvendo um processo dual de descentralização e recentralização)”.
Diante dessas tensões históricas, este artigo pretende analisar os elementos imbricados
com o neoliberalismo que podem impactar a gestão do processo de internacionalização e a gestão
universitária nos cursos de pós-graduação das instituições de ensino superior, considerando o VI
PNPG (2011-2020) como principal Política Educacional vigente para este nível e o relatório de análise
deste plano, o qual traz aprimoramentos ao próximo PNPG, principalmente quando lança indicadores
para a avaliação da internacionalização. Sua arquitetura congrega três partes, além da introdução e da
conclusão. São elas: Internacionalização e suas políticas educacionais: o neoliberalismo como
influenciador; Internacionalização e os documentos-base da pós-graduação; e Desafios da gestão na
internacionalização da pós-graduação.

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