Introdução

AutorAndré Pacheco Teixeira Mendes
Ocupação do AutorCoordenador do Núcleo de Prática Jurídica
Páginas9-11

Page 9

Mãos Dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,

não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,

não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,

não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serains.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.1

No dia 7 de julho de 2015, o Instituto Mães SemNome era fundado em cerimônia na FGV DIREITO RIO.2Nesse dia, conheci muitas mães. Entre elas, um traço em comum: a generosidade. Antes disso, já havia conhecido Márcia Noleto e Sônia Gottgtroy, respectivamente, Presidente e Diretora Executiva do Instituto. As duas, generosas. Essa virtude nos ajuda a compreender o trabalho do "Mães": "um grupo que acredita que compartilhando a dor conseguimos suavizá-la e iniciar o processo de resgate de nossas vidas, respeitando o tempo individual".3No momento delicado da perda de um ente querido, a ajuda para compartilhar a dor é fundamental. O apoio para solucionar questões que emergem do evento morte também é importante. Esse é o sentido desta Cartilha Jurídica do Luto: servir de ponto de referência para providências que decorrem do falecimento.

O livro traz orientações para casos de desaparecimento, questões funerárias, patrimoniais, sucessórias, securitárias, em uma linguagem simples e direta. O formato de perguntas e respostas permite ao leitor buscar dire-

Page 10

tamente um norte para sua dúvida. O conjunto de questionamentos e dire-cionamentos foi constituído a partir das experiências das próprias mães, que responderam a questionários, possibilitando um mapeamento das dúvidas mais frequentes.

Desde 2015, 44 (quarenta e quatro) alunos de Graduação se debruçaram sobre o processo de elaboração da Cartilha, desenvolvida no âmbito da Clínica LAJES - Laboratório de Assessoria Jurídica a Organizações Sociais. Supervisionados pela talentosa advogada Ana Paula Sciammarella, o variado grupo de alunos atuou de forma colaborativa. Diversos encontros foram realizados, inclusive com a participação das gestoras do Instituto e outras mães integrantes do projeto.

Os quarenta e quatro alunos participantes foram: Alexandre Neves da Silva Júnior; Amanda...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT