Investigação, curadoria e preservação digitais: modelo colaborativo entre o CHAM ? Centro De Humanidades e o Núcleo de Desenvolvimento Digital da Investigação

AutorPaula Ochôa, Ângela Salgueiro, Bruno Almeida, Silvana Roque de Oliveira, Rui Araújo
CargoUniversidade NOVA de Lisboa CHAM ? Centro de Humanidades Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Lisboa, Portugal / Universidade NOVA de Lisboa IHC ? Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Lisboa, Portugal / Universidade NOVA de Lisboa CLUNL ? Centro de Linguística Faculdade de Ci...
Páginas1-21
Encontros Bibli, Florianópolis, v. 29, 2024: e94319
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924.
DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e94319
Estudo
de Caso
INVESTIGAÇÃO, CURADORIA E PRESERVAÇÃO
DIGITAIS: MODELO COLABORATIVO ENTRE O CHAM
CENTRO DE HUMANIDADES E O NÚCLEO DE
DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA INVESTIGAÇÃO
Research and digital curation and preservation: collaborative model between CHAM Centre for the
Humanities and the Digital Development of Research Services
Paula Ochôa
Universidade NOVA de Lisboa
CHAM Centro de Humanidades
Departamento de História da Faculdade de
Ciências Sociais e Humanas
Lisboa, Portugal
paulatelo@fcsh.unl.pt
https://orcid.org/0000-0003-2700-1073
Ângela Salgueiro
Universidade NOVA de Lisboa
IHC Instituto de História Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Lisboa, Portugal
angela.salgueiro@fcsh.unl.pt
https://orcid.org/0000-0001-8053-4050
Bruno Almeida
Universidade NOVA de Lisboa
CLUNL Centro de Linguística
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Lisboa, Portugal
brunoalmeida@fcsh.unl.pt
https://orcid.org/0000-0002-5777-5574
Silvana Roque de Oliveira
Universidade NOVA de Lisboa
CHAM Centro de Humanidades
Lisboa, Portugal
Universidade de Coimbra
CEIS20 Centro de Estudos Interdisciplinares
Coimbra, Portugal
silvana.oliveira@fcsh.unl.pt
https://orcid.org/0000-0001-6100-1777
Rui Araújo
Universidade NOVA de Lisboa
CESEM Centro de Estudos de Sociologia e
Estética Musical
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Lisboa, Portugal
ruiaraujo@fcsh.unl.pt
https://orcid.org/0000-0002-9683-4768
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Este artigo pretende descrever uma experiência intraorganizacional de cooperação estratégica, refletindo sobre
os fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de políticas de preservação e curadoria digitais envolvendo instituições
de ensino superior e centros de investigação.
Método: São consideradas duas perspectivas qualitativas no estudo de caso: a practice turn e a perspectiva do estudo
do comportamento e práticas informacionais para estudar a estratégia e as interações informacionais do modelo de
colaboração desenvolvido entre um centro de investigação (CHAM Centro de Humanidades) e a equipa especializada
do Núcleo de Desenvovlvimento Digital da Investigação (NDDI) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da
Universidade Nova de Lisboa. Foram utilizados métodos como a análise documental, a observação e a análise de práticas
informacionais.
Resultado: O modelo de colaboração é analisado nas suas características estratégicas e práticas informacionais: diálogo
ativo e contínuo entre a comunidade de investigadores, suportada por atividades de coaching do NDDI, focalizadas na
obtenção de um consenso generalizado, mas flexível em torno da investigação, curadoria e preservação digitais. A sua
implementação resulta de uma estratégia Top-down, garantindo o apoio organizacional e a governança da informação, e
Encontros Bibli, Florianópolis, v. 29, 2024: e94319
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924.
DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e94319
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Bottom-up, constituindo um processo conduzido pela comunidade, desenvolvendo duas ações interrelacionadas: uma
experiência piloto de teste de gestão de dados e a avaliação conjunta dos sites de projetos de investigação com
recomendações para a sua sustentabilidade, interoperabilidade, preservação e curadoria digitais.
Conclusões: A construção da estratégia centrada na reflexão crítica partilhada perspectiva soluções conjuntas e sinergias
para a construção de políticas de preservação digital participativas.
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa. Preservação digital. Curadoria digital. Dados científicos. Cooperação.
ABSTRACT
Objective: This article intends to describe an intra-organizational experience of strategic cooperation, reflecting on the
critical success factors in the development of digital preservation and curation policies involving higher education
institutions and research centers.
Methods: Two qualitative perspectives are considered in the case study: the practice turn and the perspective of the study
of behavior and informational practices to study the strategy and informational interactions of the collaboration model
developed between a research center with more than 200 integrated researchers (CHAM Center for the Humanities) and
the specialized Digital Development of Research Services (DDRS) team from the Faculty of Social and Human Sciences
of Universidade NOVA de Lisboa. Methods such as document analysis, observation and analysis of informational practices
were used.
Results: The collaboration model is analyzed in its main strategic characteristics and informational p ractices: active and
continuous dialogue between the research community, supported by DDRS coaching activities, focused on obtaining a
generalized but flexible consensus around the research, digital curation, and preservation. Its implementation results from
a double Top-down strategy, guaranteeing organizational support and information governance, and Bottom-up, constituting
a community-led process, developing two interrelated actions: a pilot data management test experience and the evaluation
collection of research project sites with recommendations for their sustainability, interoperability, digital preservation , and
curation.
Conclusions: The construction of the strategy centered on shared critical reflection perspective of joint solutions and
synergies for the construction of participatory digital preservation policies.
KEYWORDS: Research. Digital Object Preservation. Digital Curation. Research Data. Collaboration.
1 INTRODUÇÃO
A estratégia da Comissão Europeia para a transição digital e para a investigação
científica, a implementação dos princípios da Ciência Aberta, através da aposta num
conhecimento científico aberto publicações, dados de investigação, recursos
educacionais, software e hardware (UNESCO, 2022) , o desenvolvimento das atividades
de ensino (educação à distância e formação ao longo da vida) e de extensão universitária
(responsabilidade social), bem como os constrangimentos económicos ligados à
sustentabilidade da informação digital, têm caraterizado os modelos e as políticas
institucionais no ensino superior de gestão da preservação digital dos seus objetos digitais,
garantindo a sua autenticidade, o seu acesso, recuperação, utilização e gestão de direitos.
Duas questões iniciais assumem particular relevância neste contexto,
acompanhando a emergência de modelos de criação de valor conjuntos e a co-criação de
valor na perspectiva da cooperação em rede de múltiplos stakeholders (FREEMAN;
PHILLIPS; SISODIA, 2020). A primeira, relativa às estratégias de comunicação e
envolvimento dos vários stakeholders (diversas unidades orgânicas em cada instituição de
ensino superior, diversos centros de investigação e laboratórios colaborativos, as
infraestruturas de investigação, a comunidade académica, alumni doadores, outras
instituições, agências de acreditação, entre outros), encaradas não apenas sob um
paradigma tecnológico, mas, principalmente, considerando variáveis e impactos do

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