Justiça Competente

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas62-62

Page 62

Poucas dúvidas jazem no que diz respeito à competência jurisdicional em relação à desaposentação. Adriane Bramante de Castro Ladenthin e Viviane Masotti discorreram sobre as diferentes hipóteses derivadas do regime em que se dará tal providência (ob. cit., p. 138).

Segurado e INSS

Tratando-se de uma questão que envolve um aposentado e o INSS, à luz do que dispõe a Carta Magna, o órgão competente é a Justiça Federal, em cada caso devendo a ação ser protocolada no Juizado Especial ou na Vara Previdenciária.

Para nós pouco importará se o benefício é uma aposentadoria acidentária ou comum, porque não se estará discutindo o fato infortunístico.

Servidor federal e RPPS

Os servidores federais e o RPPS devem debater o dissídio no âmbito da Justiça Federal, diante da presença da União.

Servidor estadual e RPPS

Nesta hipótese a Justiça que deve apreciar o feito é a Justiça Estadual.

Forças Armadas

Diante da presença da União, a Justiça competente é a Federal.

Militares dos Estados

Em face do Estado, a Justiça Estadual é a competente.

Parlamentares do Congresso Nacional

O PSSC é um regime privado e, portanto, caberá à Justiça Estadual apreciar os feitos da desaposentação.

Previdência complementar

Caso um participante assistido pretenda desfazer o ato de concessão da complementação por parte de um fundo de pensão, aproveitando até mesmo as contribuições que verteu como complementado, para um novo deferimento daquela complementação, um fato em si mesmo inusitado e possivelmente jamais sopesado pelos interessados, ele terá de se haver com uma ação que envolve as duas partes da relação jurídica de previdência fechada (participante e EFPC), hipótese em que a Justiça competente é a Justiça Estadual, por não envolver questão trabalhista.

Benefícios trabalhistas

Examine a remotíssima hipótese de desfazimento da complementação dos planos trabalhistas.

Servidor e EFPC pública

O fundo de pensão que virá complementar aposentadoria básica dos servidores tem natureza de entidade pública o que atrairá a competência da Justiça Federal (União) ou estadual (Estados e Municípios).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT