Juventudes e as Múltiplas Maneiras de Ser Jovem na Atualidade

AutorMara Regina Zluhan - Tânia Regina Raitz
CargoUniversidade do Vale do Itajaí, Itajaí/SC, Brasi
Páginas247-262
247
R. Ci. Hum., v. 48, n. 2, p. 247-262, jul-dez 2014
Os estudos realizados com os jovens nas
últimas décadas têm demonstrado que há uma
multiplicidade de conceitos acerca da juventude.
Neste sentido, o objetivo deste artigo de revisão
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nas escolas de Ensino médio, analisando como elas
se constituem em alunos e como a escola está or-
ganizada para atender a essa faixa etária. Com o
presente estudo, oferecemos como considerações
que é fundamental que os jovens reconheçam o va-
lor da escola para a sua formação, integrando-se à
sua organização e às suas práticas, rompendo com
a distância entre os objetivos individuais, escolares
e de aprendizagem. Um caminho para superar esse
dualismo são os estudos e programas de formação
sobre a juventude, que podem contribuir para a
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jovem na transição para a vida acadêmica ou para
o mundo do trabalho.
Palavras-chave: Jovens do Ensino médio - Sujei-
tos Educacionais - Transição
Studies on young people in recent decades
have shown that there is a multiplicity of concepts
about youth. In this sense, the objective of this
review paper is to identify the diversity of youths
present at the high schools, analyzing how they
constitute into students and how the school is or-
ganized to meet this age group. With this study,
we consider that is essential that young people
recognize the value of school for their education,
integrating themselves into this organization and
its practices, breaking the distance between the
individual, schools and learning goals. A way to
overcome such dualism are those studies and trai-
ning programs on youth, which may contribute to
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ng people in the transition to academic life or to
the world of work.
Keywords: Young high school students - Educa-
tional subjects - Transition.
Introdução
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do Ensino médio, ou seja, os jovens. Os estudos sobre a vida juvenil têm
ocupado gradativamente maior espaço na área educacional, tendo em vista
que esta fase não é composta somente por elementos de transitoriedade. Ao
contrário, existem inúmeros aspectos e características que necessitam ser
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de vida dos jovens, relacionando-os com as múltiplas maneiras de existir, in-
Juventudes e as múltiplas maneiras de ser jovem na atualidade
Youths and the multiple ways of being young today
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n2p247
Mara Regina Zluhan e Tânia Regina Raitz
Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí/SC, Brasi
248
ZLUHAN, M. R.; RAITZ, T. R. Juventudes e as múltiplas maneiras de ser jovem na atualidade.
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à escola.
Quando se fala em Ensino médio, normalmente se faz referência imediata
à juventude. Com frequência, essa faixa etária é caracterizada como um perí-
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pela homegeneização da cultura juvenil. No entanto, há que se considerar as
diversidades e complexidades que permeiam a constituição desses sujeitos e
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educacional, analisando como eles se constituem em alunos e como a escola
está organizada para atender a essa faixa etária.
Diante da complexidade de mudanças que a escola foi chamada a executar
nas últimas décadas em termos de acesso, diferentes modalidades de ensino,
tempo de permanência, avaliações externas, entre outras inúmeras questões,
há que se pensar que não há mais espaço para uma escola apartada do contexto
social e cultural que a compõe. Requer-se que a escola mantenha um contínuo
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já que vêm progressivamente perdendo relevância na constituição cognitiva,
social e ética dos jovens, que deslocam, para outros espaços como o consumo,
a mídia e as tecnologias, o seu centro de interesse e atenção.
O artigo está dividido em duas partes: a primeira irá discutir as múltiplas
maneiras de ser jovem, as diversidades que compõem esse momento de tran-
sição, bem como as diferentes maneiras de se conceituar a juventude. Já a se-
gunda parte do texto descreve o jovem como sujeito educacional, analisando
os sentidos culturais que são elaborados nos grupos juvenis que integram o
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Juventude, multiplicidade e diversidades
Por longas décadas, as pesquisas sobre juventude priorizaram o enfoque
dos elementos de transitoriedade, dos desajustes sociais, do viés político e do
trabalho, dando pouca visibilidade aos processos educacionais e às formas
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Desde os anos de 1990, quando o tema juventude começou a conquistar maior
espaço na agenda pública e nas pesquisas e estudos das áreas da Pedagogia,
Psicologia, Sociologia e Antropologia, ampliou-se o interesse de estudo desta
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