Linha cumeada: uma arqueologia dos enunciados epistemológicos da Bibliografia na fundamentação da Ciência da Informação

AutorGustavo Saldanha
CargoDoutor em Ciência da Informação Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Rio de Janeiro, Brasil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil gustavosaldanha@ibict.br http://orcid.org/0000-0002-7679-8552
Páginas1-16
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, n. esp, p. 01-16, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https: //doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e73443
Artigo
Original
LINHA DE CUMEADA: uma arqueologia dos
enunciados epistemológicos da Bibliografia na
fundamentação da Ciência da Informação
Linha Cumeada: an archeology of the epistemological statements of
Bibliography in the foundation of Information Science
Gustavo Silva SALDANHA
Doutor em Ciência da Informação
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil
gustavosaldanha@ibict.br
http://orcid.org/0000-0002-7679-8552
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Investigar, através do pressuposto epistemológico-h istórico, a formação da Ciência da Informação à luz dos
discursos e dos enunciados da Bibliografia em discursos de fundamentação do campo.
Método: Trata-se de reflexão teórica, via a abordagem diacrônica da epistemologia histórica e da filosofia da linguagem,
tendo como corpus obras seminais de Gabriel Peignot, Paul Otlet, Nicolas Roubakine, Shyiali Ranganathan e Robert
Estivals.
Resultado: A pesquisa demonstra, a partir dos discursos coletados nas obras de fundamentação do campo, o papel
estrutural e estruturante da Bibliografia na construção da Ciência da Informação.
Conclusões: A fundamentalidade da Bibliografia é afirmada pelos resultados, demonstrando, para além de seu papel
epistemológico central no processo histórico de formação da Ciência da Informação, seus usos como força política e
ferramenta de transformação social.
PALAVRAS-CHAVE: Bibliografia. Ciência da Informação. Epistemologia histórica. Filosofia da Linguagem. Discurso.
ABSTRACT
Objective: The research investigates, through the epistemological-histo rical assumption, the formation of Information
Science in the light of the speeches and statements of the Bibliography in speeches of grounding the field.
Methods: This is a theoretical reflection, via the diachronic approach of historical epistemology and the philosophy of
language, with the corpus of seminal works by Gabriel Peignot, Paul Otlet, Nicolas Roubakine, Shyiali Ranganathan and
Robert Estivals.
Result: The research demonstrates, from the spe eches collected in the field's founding works, the structural and
structuring role of the Bibliography in the construction of Information Science.
Conclusions: The fundamentality of Bibliography is affirmed by the results, demonstrating, in addition to its central
epistemological role in the historical formation process of Information Science, its uses as a political force and a tool for
social transformation.
KEYWORDS: Bibliography. Information Science. Historical epistemology. Philosophy of Language. Speech.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaç ão, Florianópolis, v. 25, n. esp, p. 01-16, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https: //doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e73443
2
1 INTRODUÇÃO À LINHA DAS ALTAS MONTANHAS: a Bibliografia na
paisagem epistemológico-histórica
A proposta dessa pesquisa é debater o problema arqueológico da Bibliografia
conceito e ferramenta dentro do escopo epistemológico da Ciência da Informação (CI).
Trata-se de identificar e compreender o desenvolvimento histórico de um conceito
epistêmico em nossa paisagem sócio-histórica.
O marco teórico da pesquisa está vinculado à epistemologia histórica e à filosofia
da linguagem. A base investigativa sustenta a condição de uma historicidade diacrônica
na constituição do campo, contrária à verticalização historiográfica sincrônica. O horizonte
da diacronia é aqui composto por uma visão de desenvolvimento gradual e através de
lutas conceituais para demarcações de fronteiras no campo, bem como por uma filosofia
pragmática da linguagem, cujo foco está em fundamentar o sentido de nossas ações
através da marca do uso da linguagem nos espaços sociais de elaboração do campo.
O enquadramento empírico da presente etapa do estudo está na identificação de
epistemológos e suas obras seminais que definiram a construção da CI, à busca dos
percursos da Bibliografia na fundamentação do campo informacional. Em outros termos,
mais especificamente, estamos à procura do solo dos discursos de formação do campo.
O percurso nos permite identificar modelos de fundamentação distintos, mas uma linha
comum, que nos leva à discussão do papel da Bibliografia na invenção da CI, além do
reconhecimento de uma tipologia da discursividade.
O problema arqueológico, de tom foucaultiano e estruturado na pragmática
simbólica da linguagem, onde cultura, ciência e sociedade não se isolam, constitui-se na
procura por discursos e seus enunciados que visam positivar o real, cada qual com seus
argumentos. Assim, no plano da conceituação, normas, instituições, proposições
filosóficas, morais, se articulam, através do poder da linguagem, para subsidiar a
fundamentação das epistemes. Em nosso caso, o campo informacional é objeto desses
discursos que operam no espaço social suas tratativas de demarcação epistemológica,
manifestando-se à superfície em nomes de escolas e institutos, de departamentos e de
comissões, de sociedades científicas e seus grupos de trabalho e capítulos regionais e
nacionais, de temáticas de pesquisa e de objetos de estudo.
O gigantismo desses gestos sociolinguísticos demarca a sequência de “pontos
elevados” que permitem ao observador admirar e buscar o horizonte dos dispositivos que
dão sentido ao campo. São “montanhas” discursivas, relevos de projeção e de

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT