Análise das informações por segmento: divulgação de informações gerenciais pelas empresas brasileiras

AutorHumberto Silva Aillón - Júlio Orestes da Silva - Anderson Ferreira Pinzan - Artur Filipe Ewald Wuerges
CargoMestrando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - Mestrando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas33-48
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2013v10n19p33
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ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.10, n.19, p.33-48, jan./abr., 2013
Análise das informações por segmento: divulgação de informações
gerenciais pelas empresas brasileiras
Analysis of segmental information: disclosure of management information by brazilian
companies
Humberto Silva Aillón
Mestrando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Endereço: Avenida Prof. Luciano Gualberto, n◦ 908, FEA 3 - Cidade Universitária
CEP: 05508-900 – São Paulo/SP – Brasil
E-mail: humberto.aillon@gmail.com
Telefone: (11) 9.9271-6482
Júlio Orestes da Silva
Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Endereço: Avenida Prof. Luciano Gualberto, n◦ 908, FEA 3 - Cidade Universitária
CEP: 05508-900 – São Paulo/SP – Brasil
E-mail: orestesj@gmail.com
Telefone: (11) 9.8893-8830
Anderson Ferreira Pinzan
Mestrando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Endereço: Avenida Prof. Luciano Gualberto, n◦ 908, FEA 3 - Cidade Universitária
CEP: 05508-900 – São Paulo/SP – Brasil
E-mail: andersonpinzan@aol.com
Telefone: (11) 9.9686-0074
Artur Filipe Ewald Wuerges
Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina
Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Sócio-Econômico – Núcleo de
Estudos em Contabilidade e Controladoria - Campus Universitário
CEP: 88040-500 – Florianópolis/SP – Brasil
E-mail: awuerges@gmail.com
Telefone: (48) 9151-3713
Artigo recebido em 27/10/2011. Revisado por pares em 13/11/2012. Reformulado em
28/12/2012. Recomendado para publicação em 06/02/2013 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 30/04/2013.
Humberto Silva Aillón, Júlio Orestes da Silva, Anderson Ferreira Pinzan e Artur Filipe Ewald Wuerges
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.10, n.19, p.33-48, jan./abr., 2013
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Resumo
O cenário de convergência contábil internacional conduz as organizações brasileiras à nova
realidade de desafio informacional, à divulgação de informações gerenciais, como, por
exemplo, informações por segmento. O objetivo deste trabalho consiste em verificar como são
evidenciadas as informações gerenciais publicadas na nota explicativa de informações por
segmento nas empresas que compõem o IBrX-50. Nos achados, conclui-se que (i) a
evidenciação é distinta entre os setores; e (ii) existe um baixo nível de disclosure das
informações gerenciais. Esses fatores podem ser um indício da tentativa de ocultar a
ineficiência de gestores, ou a supressão de informações como barreira informacional para
novos competidores.
Palavras-chave: Segmentos Operacionais. Evidenciação. Contabilidade Gerencial. Normas
Contábeis Internacionais.
Abstract
The scenario of international accounting convergence leads Brazilian organizations to a new
reality of informational challenge, the disclosure of management information, for example,
the segmental information. The aim of this work is to verify how the management information
are disclosure in the note published for segmental information in the companies listed in the
IBrX-50. Findings demonstrate (i) the disclosure is different among sectors, (ii) there is a low
level of management information disclosure. These variables may be an indicative of an
attempt to hide the inefficiency of managers, or deletion of information as informational
barrier for new competitors.
Keywords: Operating Segments. Disclosure. Management Accounting. International
Accounting Standards.
1 Introdução
Com a aceleração do processo de globalização, em razão do advento de novas e
complexas operações financeiras, massificação dos investimentos internacionais, ascensão do
mercado de capitais e as recentes crises financeiras, uma nova realidade econômica obrigou as
empresas a aumentar o nível de transparência das suas demonstrações financeiras. A
dicotomia entre divulgar ou não o máximo de informações é um ponto crítico que permeia o
mundo empresarial, visto que, por diversas vezes, entidades reduzem a quantidade de
informação disponível como estratégia contra seus concorrentes, desconsiderando que a
divulgação pode ser importante para a redução do custo de capital, o aumento da liquidez das
ações e a consolidação da imagem no mercado (SOLOMON; SOLOMON, 2004).
O período entre 1997 e 2002 foi importante para impulsionar a harmonização
internacional das normas contábeis, logo após os problemas financeiros enfrentados por
empresas como Enron e WorldCom. Diversos questionamentos recaíram sobre a
Contabilidade, e se estava de fato cumprindo o seu papel na divulgação da informação útil e

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