A literatura sobre necessidades de informação: uma análise a partir de artigos publicados no Brasil

AutorTatiana Hyodo
CargoMestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade de São Paulo. Coordenadora de Biblioteca Universidade Federal do ABC ? UFABC
Páginas135-145

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Tatiana Hyodo

Mestranda do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação

Universidade de São Paulo

Coordenadora de Biblioteca Universidade Federal do ABC – UFABC

tathyodo@usp.br

1 Introdução

Dentro da perspectiva de se aumentar o nível da qualidade das bibliotecas, as necessidades e expectativas dos usuários passaram a influir no planejamento das unidades de informação, de modo que essas consigam proporcionar serviços de maior valor agregado.

Entre os serviços oferecidos pelas bibliotecas, e que foram modificados a partir dessa nova preocupação, está o serviço de referência, apontado pela IFLA - International Federation of

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Library Associations and Institutions - como um dos indicadores básicos da qualidade, principalmente no meio acadêmico (BOEKHORST apud VALLS, 1998).

Essa atividade, que tem seu início a partir da formulação de uma consulta ao bibliotecário, considera que o usuário busca informações a partir do reconhecimento da existência de um problema. Enquanto a maioria dos usuários é tida como conhecedora de suas necessidades, existe uma parcela significativa que não consegue precisar sua necessidade informacional. Para Grogan, o descaso aos “que não conseguem ter certeza do que necessitam é responsável por uma elevada proporção de respostas incorretas ou inadequadas e usuários insatisfeitos” (2001, p.63).

Assim, o presente trabalho teve por objetivo identificar qual a literatura que contribui e serve de subsídio a pesquisas e estudos onde há a preocupação com as necessidades de informação dos usuários. O artigo apresenta os trabalhos que abordaram a temática “Necessidades de Informação dos Usuários” nos últimos dez anos, identificando a literatura citada em trabalhos de pesquisa onde os objetos eram usuários de bibliotecas / serviços de informação especializada. Realizouse uma relação entre os autores presentes na literatura e as contribuições que esses ofereceram nos trabalhos publicados.

2 Método

O universo de estudo foi constituído de artigos publicados na revista “Ciência da Informação” nos últimos dez anos (1997-2007).

2. 1 Coleta dos dados

Abrangendo o período proposto, consultouse os artigos disponíveis na coleção “SciELO” (), entre os dias 24 de março e 6 de abril de 2008, através de pesquisa livre com os termos: “NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO”, “NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA”, “NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO”, “NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO DE USUÁRIOS”, “NECESSIDADES DE

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USUÁRIOS”, “ESTUDO DE USUÁRIO”, “ESTUDO DE USUARIO DE LA INFORMACIÓN”, “ESTUDO DE USUÁRIOS”, “ESTUDOS DE USUÁRIOS”. Valendose das definições apresentadas nas “Normas Editoriais”, os trabalhos foram agrupados a partir da indicação feita pela revista (artigos, comunicações, relatos de experiências, documentos e recensões).

A identificação da literatura utilizada partiu da leitura dos artigos que se enquadraram no recorte proposto, destacandose as citações (referências bibliográficas) utilizadas na elaboração do trabalho aceito para publicação no periódico.

As citações foram classificadas adotandose os critérios propostos por Noronha (1996), em pesquisa onde se analisou a produção científica na área da saúde pública. A autora, durante a análise das citações das dissertações de mestrado e teses de doutorado, propôs, entre outros critérios, a classificação das referências por sua tipologia documental, temporalidade, idioma e origem geográfica.

A fim de melhor compreender as contribuições dos autores citados ao tópico, destacamos a presença das autorias nos diferentes artigos, de modo a avaliar como os mesmos conceitos subsidiaram as diferentes pesquisas. Foram destacados os trabalhos cujos títulos continham as expressões “necessidades”; “informação”; “estudo(s)”; “usuário(s)”, tanto na língua portuguesa quanto nos demais idiomas.

3 Resultados

No período abrangido (1997-2007), foram identificados nove trabalhos que abordaram temas relacionados às “Necessidades de Informação dos Usuários”. Desse total, apenas um trabalho foi classificado como “Comunicação”, sendo todos os demais...

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