Lógicas de ação de professores em administração: uma análise baseada na sociologia da ciência

AutorMaurício Serva - Daniel Moraes Pinheiro - Danilo Melo - Gustavo Matarazzo
CargoDoutor em Administração. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - Doutor em Administração. Professor do Departamento de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG) - Mestre em Administração. Professor do Departamento de Governança Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CESFI) -...
Páginas64-78
Artigo recebido em: 13/08/2015
Aceito em: 02/03/2016
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n45p64
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64 Revista de Ciências da Administração • v. 18, n. 45, p. 64-78, agosto 2016
LÓGICAS DE AÇÃO DE PROFESSORES EM ADMINISTRAÇÃO: UMA
ANÁLISE BASEADA NA SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA
Professor’s actions logic in administration: an
analysis based on science sociology
Maurício Serva
Doutor em Administração. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em
Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD/UFSC). Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: mauserva@gmail.com
Daniel Moraes Pinheiro
Doutor em Administração. Professor do Departamento de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina
(UDESC/ESAG). Pesquisador do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (UDESC/NISP) e do Núcleo de Pesquisa em
Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD/UFSC). Florianópolis, SC. Brasil E-mail: daniel.m.pinheiro@gmail.com
Danilo Melo
Mestre em Administração. Professor do Departamento de Governança Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/
CESFI). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD/UFSC). Florianópolis, SC.
Brasil. E-mail: danilomelo@live.com
Gustavo Matarazzo
Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC). Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD/UFSC) e ao Groupe
de Sociologie Pragmatique et Réflexive (GSPR) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Florianópolis, SC.
Brasil E-mail: gustavo_matarazzo@yahoo.com.br
Resumo
O objetivo deste artigo é iniciar um processo de
explicitação, em base científica e numa perspectiva
socioprofissional, das lógicas de ação e das estratégias
utilizadas por professores de escolas de administração
no Brasil. Com uma abordagem teórico-epistemológica,
baseada na concepção de campo de Bourdieu e
na sociologia pragmática francesa com Boltanski e
Thévenot, foram realizadas entrevistas em profundidade
e semiestruturadas com 20 docentes que atuam em
escolas de administração, complementadas com a
análise de documentos. Ao discutir as configurações
e as categorias profissionais, a legitimação e o
reconhecimento, as lógicas de ação por meio das
habilidades sociais e as estratégias no prisma das
relações estabelecidas no cotidiano tornou-se possível
iniciar uma reflexão crítica a respeito da posição do
professor no campo.
Palavras-chave: Sociologia da Ciência. Lógicas de
Ação. Campo da Administração. Professor-pesquisador.
Abstract
The article’s aim is to start a clarification process, on
a scientific basis and socio-professional perspective,
of action logic and strategies used by business
schools professors, in Brazil, in their scientific field.
Through a theoretical and epistemological approach
based on Bourdieu’s field of conception and the
French Pragmatic Sociology with Boltanski and
Thevenot, in-depth and semi-structured interviews
were conducted with 20 professors who work in
business schools, and complemented by document
analysis. Discussing settings and professional
categories, legitimacy and recognition, action logics
through social skills and strategies in the prism of
daily life relations, it has become possible to initiate
a critical reflection about the professor’s position in
the administration field.
Keywords: Science Sociology. Action Logics.
Administration Field. Professor-researcher.

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