O lugar da Sociologia da Educação nas Ciências da Educação: o caso dos programas de mestrado e doutoramento portugueses

AutorCamila Ferreira - Mariana Gaio
CargoEstudante de doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Nova de Lisboa (Bolsista Erasmus Mundus) - Professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Páginas17-38
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p17
1717 – 38
O lugar da sociologia da educação
nas ciências da educação: o caso
dos programas de mestrado e
doutoramento portugueses
Camila Ferreira da Silva1
Mariana Gaio Alves2
Resumo
Considerar analiticamente quaisquer áreas de investigação é um exercício que faz emergir ques-
tões de natureza conceitual, epistemológica e remete para lutas travadas em determinado campo
científ‌ico para a legitimação de uma estrutura, de agentes, capitais e posições em jogo. Tal com-
preensão serviu de sustentáculo para o presente artigo, que tem como objectivo geral contribuir
para um conhecimento mais amplo da Sociologia da Educação em Portugal. Para tal, a supraci-
tada área foi tomada a partir de sua faceta enquanto área de docência em cursos de mestrado e
doutoramento no âmbito das Ciências da Educação. A conjugação aqui realizada entre um apa-
nhado sócio histórico, de um lado, e a caracterização actual a partir dos cursos supracitados, de
outro, permitiu-nos compreender melhor o que é hoje legitimado como Sociologia da Educação,
bem como o lugar que ela ocupa no espaço das Ciências da Educação.
Palavras-chave: Campo científ‌ico; Sociologia da Educação; Ciências da Educação; Portugal.
Introdução
A Sociologia da Educação (SE) tem origens históricas, no plano in-
ternacional, que se confundem com a emergência da própria Sociologia
enquanto disciplina cientíca nos nais do século XIX. Não obstante, a
1 Estudante de doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Nova de Lisboa (Bolsista Erasmus
Mundus).
2 Professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O lugar da sociologia da educação nas ciências da educação: o caso dos programas de mestrado e doutoramento portugueses |
Camila Ferreira da Silva e Mariana Gaio Alves
18 17 – 38
institucionalização da Sociologia de Educação em Portugal, ou seja o seu
reconhecimento como área cientíca de pesquisa e de ensino, vai aconte-
cendo progressivamente durante o século XX, sendo fortemente inuen-
ciada pelas transformações políticas, sociais e económicas no país.
Sublinhe-se que em Portugal, tal como noutros países, o desenvolvi-
mento da Sociologia da Educação ocorreu, desde o seu início, em dois con-
textos institucionais: o das Ciências da Educação (estreitamente ligadas à
formação de professores e outros educadores) e o da Sociologia (correspon-
dente a formações centradas nesta área cientíca vocacionadas para a for-
mação de sociólogos). Tanto no plano da respectiva docência no ensino su-
perior, quanto tendo em conta a investigação e conhecimento produzidos
ou ainda as sociedades cientícas e prossionais existentes, reconhece-se
a existência de duas comunidades nem sempre exatamente coincidentes
(AFONSO, 2010; ABRANTES, 2004). Neste artigo, procuramos contri-
buir para um conhecimento mais aprofundado da Sociologia da Educação
enquanto área de magistério em cursos de mestrado e doutoramento em
Ciências da Educação, no âmbito de um projeto de pesquisa mais amplo3
presentemente em desenvolvimento que procurará caracterizar este domí-
nio cientíco de forma abrangente e aprofundada.
Para tal procura-se, em primeiro lugar, explicitar o design do estudo em
curso. Numa segunda secção do artigo, sistematizam-se elementos reexivos
relativos ao desenvolvimento da Sociologia de Educação em Portugal, por
forma a delinear um contexto adequado à interpretação dos dados apresen-
tados na terceira secção do artigo. Para nalizar, enunciam-se algumas linhas
conclusivas que, simultaneamente, apontam pistas de desenvolvimento futuro
da pesquisa em curso.
Design do estudo: epítome
Compreender o lugar ocupado pela Sociologia da Educação no âmbito
das chamadas Ciências da Educação em Portugal desenha-se como um desao
nada simples do ponto de vista epistemológico, bem como do ponto de vista
3 Trata-se da pesquisa doutoral de autoria de Camila Ferreira da Silva com o título provisório “Génese e
consolidação dos campos académicos em (Ciências da) Educação no Brasil e em Portugal” que é orientada
por Mariana Gaio Alves.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT