Mapeamento de competências e perfil dos bibliotecários que atuam na educação profissional e tecnológica de Goiás

AutorCecília Morena Maria da Silva - Ana Carolina Cintra Faria - Sofia Galvão Baptista
CargoUniversidade de Brasília (UnB) - Universidade de Brasília (UnB) - Professora do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília
Páginas43-58
43
v. 20, n. 44, 2015
p. 43-58
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da infor mação, v. 20, n. 44, p.
43-58, set./dez., 2015. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2015v20n44p43
Mapeamento de competências e perfil dos
bibliotecários que atuam na educação profissional e
tecnológica de Goiás
Mapping skills and profile of librarians acting in vocational
education and technology of Goiás
Cecília Morena Maria da SILVA
Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Ciência da Informação -
cecília.morena@gmail.com
Ana Carolina Cintra FARIA
Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Ciência da Informação -
anacarolina.cintrafaria@gmail.com
Sofia Galvão BAPTISTA
Professora do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de
Brasília - sofiag@unb.br
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa de Mestrado em Ciência da
Informação e trata da identificação do perfil e das competências profissionais necessárias ao
bibliotecário que atua na área de educação profissional e tecnológica, sob a perspectiva do
próprio profissional. Utilizou-se, para a coleta de dados, o método quanti-qualitativo,
aplicado através questionário estruturado. A amostra foi composta por doze bibliotecários
que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. O estudo traz
abordagens sobre o perfil do bibliotecário contemporâneo, comp etência e competência do
profissional da informação e constata, após a análise dos dados, que o perfil do bibliotecário
e as competências que os mesmos jul gam necessárias ao exercício de suas atividades estão
em conformidade com o perfil e competências destacados na literatura pes quisada.
Palavras-chave: Competência do Profissional da Informação; Competência Profissional;
Mapeamento de Competências. Perfil Profissional. Profissional Bibliotecário. Profissional da
Informação.
Abstract: This paper presents Master's search results in Information Science and deal s with
the id entification of the profile and the skills needed to librarian who works in vocational
and technological education. It was used for data collection, quantitative and qualitative
method, applied through structured questionnaire. Th e sample consisted of twelve librarians
who work at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás. T he study
presents approaches on the profile of contemporary librarian, competence and expertise of
professional information and notes after the data analysis , the librarian profile and skills
that they deem necessary for the exercise of their activities are in acc ordance with the profile
and skills highlighted in the literature.
Keywords: The Information Professional Competence. Professional Competence.
Competency Mapping. Profile Profissional. Librarian. Profissional informa tion.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
30/04/2015
Aceito em:
10/10/2015
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1 INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho do profissional da informação, conforme
afirmam Loureiro e Jannuzzi (2007) tem crescido exponencialmente, em
especial, devido ao advento da explosão informacional e evolução das
tecnologias de informação. Contudo, juntamente com a expansão desse
mercado aumentou também a necessidade de qualificação e formação
continuada desse profissional, tendo em vista o contexto dinâmico em que as
informações se encontram na atualidade.
O ambiente educacional tem contratado, nos últimos anos, uma
quantidade significativa de profissionais da informação e em especial
bibliotecários, para atuarem em bibliotecas e outras unidades de informação
nas universidades, escolas técnicas e de ensino fundamental e médio.
Em 2008, um novo modelo de instituição educacional em nível
Federal, estruturado a partir do potencial existente nos antigos Centros
Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Escolas Agrotécnicas e vinculadas
às Universidades Federais, os novos Institutos Federais foram criados com a
pretensão de que o Brasil alcance condições estruturais necessárias ao
desenvolvimento educacional e socioeconômico.
Esses Institutos têm como missão responder, de forma ágil e eficaz, às
crescentes demandas por formação profissional, por difusão de
conhecimentos científicos e tecnológicos e de suporte aos arranjos
produtivos locais. Atuam em todos os níveis e modalidades da educação
profissional, com o foco no desenvolvimento integral do cidadão trabalhador
e articulam, em uma proposta de ensino, os princípios formuladores do Plano
de Desenvolvimento da Educação (PDE).
A região Centro-Oeste possui em sua rede federal de ensino cinco
Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. No Estado de
Goiás, encontram-se o Instituto Federal de Goiás e o Instituto Federal Goiano,
que juntos totalizam 13 campi em funcionamento. Atualmente, a rede está em
fase de expansão e prevê-se o aumento do número de campi nessas
instituições.
Nesse contexto de transferência da informação e produção de
conhecimento, encontram-se as bibliotecas da rede de educação profissional
e tecnológica. No presente artigo, será dada ênfase àquelas pertencentes à
rede, no estado de Goiás, região onde está inserido o objeto do estudo dessa
investigação.
No ambiente educacional, as bibliotecas desenvolvem o papel de
atender, principalmente, às necessidades específicas de ensino, pesquisa e
extensão da comunidade. Fornecem os mais variados tipos de informação e
em diferentes campos do saber científico.
Assim sendo, para que o profissional que atua nesse tipo de biblioteca
desenvolva suas funções de maneira eficiente, é necessário que o mesmo
possua certas características pessoais e profissionais que estejam
diretamente relacionadas a esse seguimento educacional.
A rede federal de ensino profissional gerou e está gerando postos de
trabalho para bibliotecários, devido à expansão da rede, que criou, somente

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