Mapeamento de negócios sociais e organizações congêneres no Brasil

AutorCaio Sousa Silva, Edson Sadao Iizuka
Páginas123-137
R C A
Mapeamento de Negócios Sociais e Organizações Congêneres no Brasil
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
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RESUMO
Este estudo teve como objetivo desenvolver um mapeamento
de negócios sociais no Brasil, para a criação de um banco de
dados e, em seguida, analisar as empresas encontradas. Tra-
ta-se de uma pesquisa exploratória, na qual identicaram-se
os atores deste campo que contribuem para a melhoria social.
Após um levantamento sistemático, chegamos a 200 negócios
sociais espalhados pelo Brasil, e 23 aceleradoras/investidoras.
Os resultados indicam que essas empresas encontram-se num
estágio inicial de negócios, e que 92% não possuem restrições
para a distribuição de lucros. Em relação aos modelos de
empresas, encontramos: 6 Empresas Cooperativas (3%); 13
Empresas Base da Pirâmide (6,5%); 17 Negócios Inclusivos
(8,5%); 3 Empresas do Modelo B Corp (1,5%); e 161 Negócios
Sociais (80,5%). A literatura acadêmica indica a necessidade de
pesquisas com mais casos e exemplos concretos de negócios
sociais. Portanto, ter uma base de dados empírica auxiliará o
desenvolvimento de novos artigos e teses sobre esta temática.
Palavras-chave: Negócios Sociais. Mapeamento. Empreen-
dedorismo Social.
ABSTRACT
This study aimed to develop a mapping of social business
in Brazil, in order to create a database and then analyze the
companies found. It is an exploratory research, in which we
identied the actors of this eld that contribute to social
improvement. After a systematic survey, we found 200 social
business spread across Brazil and 23 accelerators/investors.
Results indicate that these companies are at an early stage of
business and 92% have no restrictions for the distribution of
prots. Regarding the business models, there were: 6 Coope-
rative Companies (3%); 13 ‘Base of the Pyramid’ Companies
(6.5%); 17 Inclusive Business (8.5%); 3 ‘Model B Corp’ Compa-
nies (1.5%); and 161 Social Business (80.5%). Academic litera-
ture indicates the need to include more cases and concrete
examples of social business in future research. Therefore, an
empirical database will help the development of new articles
and dissertations on the subject.
Keywords: Social Businesses. Mapping. Social Entrepreneur-
ship.
MAPEAMENTO DE NEGÓCIOS SOCIAIS E
ORGANIZAÇÕES CONGÊNERES NO BRASIL
Mapping of Social Business and Similar Organizations in Brazil
Caio Sousa Silva
Mestrando em Administração de Empresas. Centro Univ. da FEI.
São Bernardo do Campo, SP. Brasil. e-mail: caiosousa.mx@hotmail.com
Edson Sadao Iizuka
Doutor (2008) em Administração Pública e Governo. Professor do
curso de Graduação em Administração e do Programa de Mestrado
e Doutorado em Administração do Centro Universitário FEI.
São Bernardo do Campo, SP. Brasil. e-mail: esadao@fei.edu.br
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p123
Recebido em: 22/09/2017
Revisado em: 19/10/2017
Aceito em: 26/02/2019

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