O discurso da marca Colcci: um recorte visual sobre o processo de transição da indústria de moda catarinense

AutorAgda Bernardete Alano - Amanda Queiroz Campos - Richard Perassi Luiz de Souza
CargoProfessora na Universidade do Extremo Sul Catarinense ? UNESC - Mestranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC - Professor na Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC
Páginas255-272
O discurso da marca Colcci: um recorte visual sobre o processo de transição da
indústria de moda catarinense
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Revista Esboços, Florianópolis, v. 18, n. 25, p. 255-272, ago. 2011
O DISCURSO DA MARCA COLCCI: UM RECORTE VISUAL
SOBRE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA INDÚSTRIA DE
MODA CATARINENSE
Agda Bernardete Alano*
Amanda Queiroz Campos**
Richard Perassi Luiz de Souza***
Resumo: Neste estudo, a moda é tratada na sua relação com um tipo de empresa
que, além de dispor ao mercado peças do vestuário e outros produtos, oferece
também aspectos e elementos diferenciados, tangíveis e intangíveis, que
participam do portfólio de uma marca de moda. Aqui, são apresentados aspectos
   Colcci na sua relação com a indústria do vestuário,
caracterizando um estudo sobre o percurso empresarial e o discurso visual de
uma marca de moda reconhecida no mercado brasileiro. Tradicionalmente,
a indústria catarinense de vestuário focalizou o produto. Porém, a marca
em estudo é um exemplo de que, agora, essa indústria se orienta também
para o mercado, investindo na construção e na gestão de suas marcas. Com
relação a isso, dois aspectos devem ser considerados, o primeiro é o conteúdo
estilístico e o segundo é o discurso e a comunicação da marca, consolidando
suas associações positivas e valores junto ao público consumidor e ao mercado
em geral.
Palavras-chave: Imagem. Moda. Vestuário. Consumo simbólico.
Abstract: 
company offers to the market clothing items and other products, besides tangible
and intangible aspects and elements of differentiation. All those products
* Professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
E-mail: agda_ba@hotmail.com
** Mestranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
E-mail: amandaqc88@gmail.com
*** Professor na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
E-mail: richard.perassi@uol.com.br
DOI: 10.5007/2175-7976.2011v18n25p255
O discurso da marca Colcci: um recorte visual sobre o processo de transição da
indústria de moda catarinense
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Revista Esboços, Florianópolis, v. 18, n. 25, p. 255-272, ago. 2011
correspond to the portfolio of the fashion label Colcci. Here, we present the
    
we may categorized this paper as a study of the business’ trail and the visual
speech of a fashion label recognized in the Brazilian market. Traditionally,

studied is an example that now this industry is also oriented to the market,
investing efforts in the brands’ construction and management. Related to that,
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is the label’s communication and discourse that aim to consolidate their values
and positive associations to the consumer niche and market in general.
Keywords:
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a cultura da moda é abordada como objeto
de estudo em diversas áreas do conhecimento, envolvendo desde estudos
psicossociais até pesquisas tecnológicas sobre design emocional. Isso porque o
sistema da moda é compreendido como campo de atribuições de valores afetivos
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de produtos materiais. Em meio a conceitos e teorias coloquiais, que circulam


Administração e Comunicação são aplicados aos processos de gestão estratégica
da comunicação da marca de moda.
Neste estudo, considera-se que o processo público de construção e
gestão marca é basicamente um processo de comunicação. Pois, como elemento
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interna e externa, de seus valores e posicionamento. No caso da marca de

evolução coerente e continuada da imagem da marca, em meio a constantes
alterações decorrentes do sistema cíclico e efêmero, que caracteriza a produção
industrial dos artefatos da moda.

histórico-mercadológico da indústria brasileira do vestuário. Todavia, grande
parte do setor estadual do vestuário foi constituída a partir de empresas
familiares e de produção artesanal que, primeiramente, foi sendo industrializada
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