O discurso da marca Colcci: um recorte visual sobre o processo de transição da indústria de moda catarinense
Autor | Agda Bernardete Alano - Amanda Queiroz Campos - Richard Perassi Luiz de Souza |
Cargo | Professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense ? UNESC - Mestranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC - Professor na Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC |
Páginas | 255-272 |
O discurso da marca Colcci: um recorte visual sobre o processo de transição da
indústria de moda catarinense
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Revista Esboços, Florianópolis, v. 18, n. 25, p. 255-272, ago. 2011
O DISCURSO DA MARCA COLCCI: UM RECORTE VISUAL
SOBRE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA INDÚSTRIA DE
MODA CATARINENSE
Agda Bernardete Alano*
Amanda Queiroz Campos**
Richard Perassi Luiz de Souza***
Resumo: Neste estudo, a moda é tratada na sua relação com um tipo de empresa
que, além de dispor ao mercado peças do vestuário e outros produtos, oferece
também aspectos e elementos diferenciados, tangíveis e intangíveis, que
participam do portfólio de uma marca de moda. Aqui, são apresentados aspectos
Colcci na sua relação com a indústria do vestuário,
caracterizando um estudo sobre o percurso empresarial e o discurso visual de
uma marca de moda reconhecida no mercado brasileiro. Tradicionalmente,
a indústria catarinense de vestuário focalizou o produto. Porém, a marca
em estudo é um exemplo de que, agora, essa indústria se orienta também
para o mercado, investindo na construção e na gestão de suas marcas. Com
relação a isso, dois aspectos devem ser considerados, o primeiro é o conteúdo
estilístico e o segundo é o discurso e a comunicação da marca, consolidando
suas associações positivas e valores junto ao público consumidor e ao mercado
em geral.
Palavras-chave: Imagem. Moda. Vestuário. Consumo simbólico.
Abstract:
company offers to the market clothing items and other products, besides tangible
and intangible aspects and elements of differentiation. All those products
* Professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
E-mail: agda_ba@hotmail.com
** Mestranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
E-mail: amandaqc88@gmail.com
*** Professor na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
E-mail: richard.perassi@uol.com.br
DOI: 10.5007/2175-7976.2011v18n25p255
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correspond to the portfolio of the fashion label Colcci. Here, we present the
we may categorized this paper as a study of the business’ trail and the visual
speech of a fashion label recognized in the Brazilian market. Traditionally,
studied is an example that now this industry is also oriented to the market,
investing efforts in the brands’ construction and management. Related to that,
is the label’s communication and discourse that aim to consolidate their values
and positive associations to the consumer niche and market in general.
Keywords:
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a cultura da moda é abordada como objeto
de estudo em diversas áreas do conhecimento, envolvendo desde estudos
psicossociais até pesquisas tecnológicas sobre design emocional. Isso porque o
sistema da moda é compreendido como campo de atribuições de valores afetivos
de produtos materiais. Em meio a conceitos e teorias coloquiais, que circulam
Administração e Comunicação são aplicados aos processos de gestão estratégica
da comunicação da marca de moda.
Neste estudo, considera-se que o processo público de construção e
gestão marca é basicamente um processo de comunicação. Pois, como elemento
interna e externa, de seus valores e posicionamento. No caso da marca de
evolução coerente e continuada da imagem da marca, em meio a constantes
alterações decorrentes do sistema cíclico e efêmero, que caracteriza a produção
industrial dos artefatos da moda.
histórico-mercadológico da indústria brasileira do vestuário. Todavia, grande
parte do setor estadual do vestuário foi constituída a partir de empresas
familiares e de produção artesanal que, primeiramente, foi sendo industrializada
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