Marketing da informação em mídias virtuais: experiência com o facebook De olho na CI

AutorGustavo Henrique de Araújo Freire - Isa Maria Freire - Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araujo, Cristiano Santana da Costa
CargoUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Universidade Federal da Paraíba - IBICT - Universidade Federal da Paraíba
Páginas153-172
153
v.20,n.43,2015
p.153-172
ISSN1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de bibliotecono mia e ciência da informação, v. 20, n. 43, p.
153-172, mai./ago., 2015. ISSN 1518-2924. DOI:10.5007/1518-2924.20 15v20n43p153
Marketing da informação em mídias virtuais: Experiência
com o facebook - “De olho na CI”
Information marketing on social media: experience with facebook
“De olho na CI”
Gustavo Henrique de Araújo Freire
UniversidadeFederaldoRiodeJaneiro
ghafreire@gmail.com
Isa Maria Freire
UniversidadeFederaldaParaíba
isafreire@globo.com
Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araujo
IBICT
vmrha65@gmail.com
Cristiano Santana da Costa
UniversidadeFederaldaParaíba
camalleno@gmail.com
Resumo
Uma experiência de gestão utilizando a mídia social virtual Facebook n a perspectiva do
marketingdainformação. Apresentaosmodelosut ilizadospelasmídiasso ciaisvirtuaispara
disseminação da informação, identificando as características que fizeram do F acebook um
instrumentode marketingeficaz paradivulgação doblogDe olhona CI.Descreve oblog De
olho na CI como mídia virtual relevante para dissemi nação de informações nas áreas de
Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arqui vologia e Museologia, destacando sua
vinculaçãoàrevistaPesquisaBrasileiraemCiênciadaInf ormaçãoeBiblioteconomia-PBCIB.
RelatacomoasmídiasvirtuaisFacebook eTwitterforamincorporadasaob logDeolhonaCI,
com objetivo de permitir maior interação com o público-alvo. A experiência pode ser
replicada em outras mídias sociais virtuais, mediante aplicação, por seus editores, de
estratégiasdemarketingparaapromoçãodeseuuso.
Palavras-chave: Marketing dainformação.Promoçãodainf ormação.Gestãoda informação.
Mídiasvirtuais–Facebook.DeolhonaCI.
Abstract
A management experience using the social media tool  Facebook under the perspective of
information marketing. Presents the models used by the virtual social media to spread
information, identifying the features that made the virtual social media Facebook  a
marketingtool for effective disseminationof the blog DeOlho na CI.Describes the blog De
OlhonaCIasa virtualmediatodisseminate relevantinformationinthe areasofInformation
Science, Librarianship, Archival and Museology, highlighting its relationship with the
magazineBrazilian ResearchinInformationScienceand Librarianship- PBCIB.Relates how
thesocialmediaFacebookandTwitterwereincorpora tedintotheblogDeOlhonaCI,aiming
to enable greater interaction with its audience. D emonstrates how the experience can be
replicated inother social media, by applying marketing strategies to promote itsus ageby
theirpublishers.
Keywords: Marketing information. Promotion of information. Information management.
Socialmedia-Facebook.DeOlhonaCI.
EstaobraestálicenciadasobumaLicençaCreativeCommons.
RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Recebido em:
16/03/2015
Aceito em:
28/05/2015
154
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata uma experiência de marketing da
informação aplicado na gestão da ferramenta de mídia virtual facebook
utilizadapelosgestoresdo blog De olho na CI, no âmbito das atividades do
PlanodeTrabalhoEdição do blog De olho na CIdoProjetoAções de pesquisa –
extensão no Laboratório de Tecnologias Intelectuais1 – LTi,  em
desenvolvimento no Departamento de Ciência da Informação da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com apoio do Programa
InterinstitucionaldeBolsasdeIniciaçãoCientíficaedoEditalUniversalCNPq
(2010;2012;2014).
O blog De olho na CI foi criado pelos editores da revista Pesquisa
Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia(PBCIB) 2,publicada
noPortalde PeriódicosdaUFPB,comobjetivodeaproximararevistadeseu
público-alvo,osprofissionaisdainformação.Oblogtambémconstituiumdos
serviçosde informaçãodisponíveisno Portal LTi3.Nesseprojetode criação
doblogtornou-se necessária a inclusão de outras mídiassociaisvirtuais—
Facebook e Twitter—,tanto para ampliaronúmero devisitantes,tendo em
vistaapopularidadedessasmídiasjuntoaosusuários,quantoparapromover
eestimularainteraçãocomseupúblico-alvo.
Nesse sentido, observamos que essas atividades podem ser vistas
como “ações dei nformação,as quais remetem aos atores que as agenciam,
aoscontextosesituaçõesemqueacontecemeaosregimesdeinformaçãoem
queseinscrevem”,comopropõeGonzálezdeGómez(2003b,p.61)sobreo
campo de interesse da Ciência da Informação. Representam, também, a
oportunidadeparaospesquisadorasproponentestecerem,noteardaCiência
daInformação,umpadrãoque (re)uneinformação etecnologias intelectuais
emníveldaintegraçãoentrepesquisaeensino,napráxisacadêmica.
Trata-se de uma experiência de gestão de mídia social virtual na
perspectiva do marketing da informação, que compartilhamos através do
1 Consideradas, conforme modelo de Lévy (1994, p.42), “[...] tanto as formas de expressão
simbólica (que, p.ex., evoluíram das narrativas míticas às equações quânticas) quanto as
tecnologias de informação em si mesmas (p.ex., a escrita em tabuinhas de barro, as
iluminurasmedievais,aimprensaeoscomputadores).
2Disponívelem:http://dci.ccsa.ufpb.br/lti/?Revista_PBCIB.
3 Disponível em http://dci.ccsa.ufpb.br/lti.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT