Marketing da informação em mídias virtuais: experiência com o facebook De olho na CI
Autor | Gustavo Henrique de Araújo Freire - Isa Maria Freire - Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araujo, Cristiano Santana da Costa |
Cargo | Universidade Federal do Rio de Janeiro - Universidade Federal da Paraíba - IBICT - Universidade Federal da Paraíba |
Páginas | 153-172 |
153
v.20,n.43,2015
p.153-172
ISSN1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de bibliotecono mia e ciência da informação, v. 20, n. 43, p.
153-172, mai./ago., 2015. ISSN 1518-2924. DOI:10.5007/1518-2924.20 15v20n43p153
Marketing da informação em mídias virtuais: Experiência
com o facebook - “De olho na CI”
Information marketing on social media: experience with facebook
“De olho na CI”
Gustavo Henrique de Araújo Freire
UniversidadeFederaldoRiodeJaneiro
ghafreire@gmail.com
Isa Maria Freire
UniversidadeFederaldaParaíba
isafreire@globo.com
Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araujo
IBICT
vmrha65@gmail.com
Cristiano Santana da Costa
UniversidadeFederaldaParaíba
camalleno@gmail.com
Resumo
Uma experiência de gestão utilizando a mídia social virtual Facebook n a perspectiva do
marketingdainformação. Apresentaosmodelosut ilizadospelasmídiasso ciaisvirtuaispara
disseminação da informação, identificando as características que fizeram do F acebook um
instrumentode marketingeficaz paradivulgação doblogDe olhona CI.Descreve oblog De
olho na CI como mídia virtual relevante para dissemi nação de informações nas áreas de
Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arqui vologia e Museologia, destacando sua
vinculaçãoàrevistaPesquisaBrasileiraemCiênciadaInf ormaçãoeBiblioteconomia-PBCIB.
RelatacomoasmídiasvirtuaisFacebook eTwitterforamincorporadasaob logDeolhonaCI,
com objetivo de permitir maior interação com o público-alvo. A experiência pode ser
replicada em outras mídias sociais virtuais, mediante aplicação, por seus editores, de
estratégiasdemarketingparaapromoçãodeseuuso.
Palavras-chave: Marketing dainformação.Promoçãodainf ormação.Gestãoda informação.
Mídiasvirtuais–Facebook.DeolhonaCI.
Abstract
A management experience using the social media tool Facebook under the perspective of
information marketing. Presents the models used by the virtual social media to spread
information, identifying the features that made the virtual social media Facebook a
marketingtool for effective disseminationof the blog DeOlho na CI.Describes the blog De
OlhonaCIasa virtualmediatodisseminate relevantinformationinthe areasofInformation
Science, Librarianship, Archival and Museology, highlighting its relationship with the
magazineBrazilian ResearchinInformationScienceand Librarianship- PBCIB.Relates how
thesocialmediaFacebookandTwitterwereincorpora tedintotheblogDeOlhonaCI,aiming
to enable greater interaction with its audience. D emonstrates how the experience can be
replicated inother social media, by applying marketing strategies to promote itsus ageby
theirpublishers.
Keywords: Marketing information. Promotion of information. Information management.
Socialmedia-Facebook.DeOlhonaCI.
EstaobraestálicenciadasobumaLicençaCreativeCommons.
RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Recebido em:
16/03/2015
Aceito em:
28/05/2015
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1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata uma experiência de marketing da
informação aplicado na gestão da ferramenta de mídia virtual facebook
utilizadapelosgestoresdo blog De olho na CI, no âmbito das atividades do
PlanodeTrabalhoEdição do blog De olho na CIdoProjetoAções de pesquisa –
extensão no Laboratório de Tecnologias Intelectuais1 – LTi, em
desenvolvimento no Departamento de Ciência da Informação da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com apoio do Programa
InterinstitucionaldeBolsasdeIniciaçãoCientíficaedoEditalUniversalCNPq
(2010;2012;2014).
O blog De olho na CI foi criado pelos editores da revista Pesquisa
Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia(PBCIB) 2,publicada
noPortalde PeriódicosdaUFPB,comobjetivodeaproximararevistadeseu
público-alvo,osprofissionaisdainformação.Oblogtambémconstituiumdos
serviçosde informaçãodisponíveisno Portal LTi3.Nesseprojetode criação
doblogtornou-se necessária a inclusão de outras mídiassociaisvirtuais—
Facebook e Twitter—,tanto para ampliaronúmero devisitantes,tendo em
vistaapopularidadedessasmídiasjuntoaosusuários,quantoparapromover
eestimularainteraçãocomseupúblico-alvo.
Nesse sentido, observamos que essas atividades podem ser vistas
como “ações dei nformação,as quais remetem aos atores que as agenciam,
aoscontextosesituaçõesemqueacontecemeaosregimesdeinformaçãoem
queseinscrevem”,comopropõeGonzálezdeGómez(2003b,p.61)sobreo
campo de interesse da Ciência da Informação. Representam, também, a
oportunidadeparaospesquisadorasproponentestecerem,noteardaCiência
daInformação,umpadrãoque (re)uneinformação etecnologias intelectuais
emníveldaintegraçãoentrepesquisaeensino,napráxisacadêmica.
Trata-se de uma experiência de gestão de mídia social virtual na
perspectiva do marketing da informação, que compartilhamos através do
1 Consideradas, conforme modelo de Lévy (1994, p.42), “[...] tanto as formas de expressão
simbólica (que, p.ex., evoluíram das narrativas míticas às equações quânticas) quanto as
tecnologias de informação em si mesmas (p.ex., a escrita em tabuinhas de barro, as
iluminurasmedievais,aimprensaeoscomputadores).
2Disponívelem:http://dci.ccsa.ufpb.br/lti/?Revista_PBCIB.
3 Disponível em http://dci.ccsa.ufpb.br/lti.
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