Masculinidades no cinema em recorte: Brandon & Kowalski

AutorCelso Vitelli
Páginas266-286
2GÊNERO | Niterói | v. 22 | n. 2 | p. 2-2 | 1. sem 2022
EDITORIAL
2
EDITORIAL
Nesta edição da revista Gênero, apresentaremos o dossiê Gênero,
Políticas Públicas e Serviço Social, organizado pelas professoras doutoras
Luciana Zucco e Teresa Kleba L isboa, ambas da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC), e pela professora doutora Magali Silva Almeida,
da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Serão apresentadas discus-
sões sobre gênero e a interseccionalidade entre raça e classe; sexualidade;
violência; migração feminina; encarceramento de mulheres; e suas inter-
faces com as políticas públicas, visando contribuir para o aprofundamento
dos estudos sobre a temática no serviço social. Esses estudos são de
grande relevância em um contexto de graves retrocessos no campo das
políticas públicas e de avanço do racismo e da violência contra mulheres,
homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais devido ao neoconservado-
rismo e ultraneoliberalismo que dominam o Estado brasileiro.
Ademais, esta edição conta com uma série de artigos de temas livres,
como adoção por casais do mesmo sexo; mulheres e esporte; participação
feminina na democracia portuguesa; feminismo negro; abor to; e trabalho
doméstico. Oferece, ainda, duas resenhas: uma sobre o livro E se fosse você?
sobrevivendo às redes de ódio e fake news, de autoria de Manuela d’Ávila;
eoutra sobre o livro Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano,
que tem como autora Grada Kilomba. Sendo assim, convidamos a todas
e todos, da comunidade acadêmica ou não, que possuem interesse pelos
estudos de gênero a desfrutar de uma ótima leitura.
Equipe editorial:
João Bosco Hora Góis
Kamila Cristina da Silva Teixeira
Sidimara Cristina de Souza
GÊNERO | Niterói | v. 23 | n. 1 | p. 266-286 | 2. sem 2022
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MASCULINIDADES NO CINEMA EM RECORTE:
BRANDON & KOWALSKI
Celso Vitelli
RESUMO: Este texto analisa personagens de dois filmes: Shame (2012), de Steve
McQueen e Gran Torino (2008), de Clint Eastwood. A escolha desses filmes
se deve ao fato de ambos terem como protagonistas personagens homens com
diferentes nuances de masculinidades. O foco de análise são as personagens de
Michael Fassbender (Brandon), de Shame e de Clint Eastwood (Walt Kowalski),
em Gran Torino. Estabeleceu-se como objetivos para o desenvolvimento deste
texto pensar através de dois pontos: 1°) Sedução, solidão, vergonha, medo e
sexualidade masculina para Brandon. E para o personagem Kowalski: 2°) Heranças
de Guerra, solidão, velhice e medo na construção de uma masculinidade viril.
Estas questões são pensadas aqui com outras, mis gerais, analisadas com as
teorias de autores como Connell, Fabris, Louro, entre outros. Assim, pode-se
concluir que os dois protagonistas possuem identidades complexas, eles são
circunspectos e respondem aos acontecimentos de suas vidas agindo de forma mais
justa ou injusta, porém, com variações de tonalidades movidas por sentimentos
como medo ou solidão. Kowalski e Brandon demonstram, ainda, sentimentos
de incompletudes nas relações familiares.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Masculinidades. Solidão. Medo. Sexualidade.
ABSTRACT: This text analyzes characters from two films: Shame (2012), by
Steve McQueen and Gran Torino (2008), by Clint Eastwood. The choice of
these films is due to the fact that both have as protagonists male characters
with dierent nuances of masculinities. The focus of analysis is the characters
of Michael Fassbender (Brandon), Shame and Clint Eastwood (Walt Kowalski)
in Gran Torino. It was established as objectives for the development of this
text to think through two points: 1st) Seduction, loneliness, shame, fear and
male sexuality for Brandon. And for the character Kowalski: 2°) Inheritances
of War, loneliness, old age and fear in the construction of a virile masculinity.
These questions are thought here with other, general mis, analyzed with
thetheories of authors such as Connell, Fabris, Louro, among others. Thus,
it can be concluded that the two protagonists have complex identities, they
ARTIGO DE TEMA LIVRE
2GÊNERO | Niterói | v. 22 | n. 2 | p. 2-2 | 1. sem 2022
EDITORIAL
2
EDITORIAL
Nesta edição da revista Gênero, apresentaremos o dossiê Gênero,
Políticas Públicas e Serviço Social, organizado pelas professoras doutoras
Luciana Zucco e Teresa Kleba L isboa, ambas da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC), e pela professora doutora Magali Silva Almeida,
da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Serão apresentadas discus-
sões sobre gênero e a interseccionalidade entre raça e classe; sexualidade;
violência; migração feminina; encarceramento de mulheres; e suas inter-
faces com as políticas públicas, visando contribuir para o aprofundamento
dos estudos sobre a temática no serviço social. Esses estudos são de
grande relevância em um contexto de graves retrocessos no campo das
políticas públicas e de avanço do racismo e da violência contra mulheres,
homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais devido ao neoconservado-
rismo e ultraneoliberalismo que dominam o Estado brasileiro.
Ademais, esta edição conta com uma série de artigos de temas livres,
como adoção por casais do mesmo sexo; mulheres e esporte; participação
feminina na democracia portuguesa; feminismo negro; abor to; e trabalho
doméstico. Oferece, ainda, duas resenhas: uma sobre o livro E se fosse você?
sobrevivendo às redes de ódio e fake news, de autoria de Manuela d’Ávila;
eoutra sobre o livro Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano,
que tem como autora Grada Kilomba. Sendo assim, convidamos a todas
e todos, da comunidade acadêmica ou não, que possuem interesse pelos
estudos de gênero a desfrutar de uma ótima leitura.
Equipe editorial:
João Bosco Hora Góis
Kamila Cristina da Silva Teixeira
Sidimara Cristina de Souza
GÊNERO | Niterói | v. 23 | n. 1 | p. 266-286 | 2. sem 2022 267
are circumspect and respond to the events of their lives acting more fairly
or unfairly, however, with variations in shades moved by feelings such as fear
or loneliness. Kowalski and Brandon also show feelings of incompleteness in
family relationships.
KEYWORDS: Cinema. Masculinities. Loneliness. Fear. Sexuality.
INTRODUÇÃO
Podemos considerar o cinema um dos artefatos da mídia que nos fornece
diferentes visões pedagógicas sobre os modos de ser homem, mulher, criança,
entre outros temas. Assim, artefatos culturais como filmes, em um sentido
mais amplo, têm sido estudados para além do papel de entretenimento, mas
através de diálogos com teorias de diferentes autores. Analisando neste
artigo os filmes Shame (2012) e Gran Torino (2008), as principais teorias
compartilhadas aqui são os estudos de Robert Connell/Raewyn Connell
(2005, 2013) e de Lucas Henrique dos Reis (2018). Também participam
deste diálogo: Henry Giroux (1995), Douglas Kellner (1995), Rosalia Duarte
(2002), Elí Fabris (2008), Rosa Maria B. Fischer (2007), entre outros
autores.
Segundo Eli Fabris, as imagens do cinema “nos interpelam para que
assumamos nosso lugar na tela, para que nos identifiquemos com algumas
posições e dispensemos outras” (2008, p.118). Já para Andrei Tarkovski (2010),
uma obrigação do cinema seria a de “dizer às pessoas a verdade a respeito da
nossa experiência comum, tal como ela surge à luz da minha experiência e da
minha compreensão” (2010, p.225). Ele ainda menciona que essa verdade “não
promete ser branda ou agradável” (Idem, p.225). Nessa linha de pensamentos,
circunscrevendo ainda mais o campo da pesquisa Lições de masculinidades no
cinema, finalizada em abril de 2021, acredito que nos filmes Shame e Gran
Torino, não há nada de brando ou agradável, roubando as palavras do autor
para pensar a complexidade dessas criações cinematográficas.
SOBRE A METODOLOGIA
Por que escolher imagens do cinema? Como professor formador de
estudantes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, acredito que devemos
trabalhar com imagens de diferentes fontes, como as do cinema, por exemplo.

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