Maturity model for certification process in agroindustrial system coffee/ Modelo de maturidade para processos de certificacao no sistema agroindustrial do cafe.

AutorBarra, Geraldo Magela Jardim
CargoAdministracao Agroindustrial

Introducao

A demanda por cafes certificados no mercado internacional exigiu dos cafeicultores brasileiros intensificacao do processo de certificacao, repercutiu favoravelmente na padronizacao de melhores praticas dos cafeicultores do sistema agroindustrial (SAG) do cafe no Brasil. Segundo Potts et al. (2014), as vendas de cafes certificados tem crescido muito desde 2000, definem um crescente mercado para cafes sustentaveis, nos quais se destacam o Brasil e o Vietna como os maiores produtores de cafes sustentaveis na safra 2011/2012.

A certificacao e um mecanismo sinalizador da qualidade que favorece a reducao dos custos de transacao e tem sido um vetor fundamental na promocao do desenvolvimento de melhores praticas de producao e venda de cafe no Brasil (Barra, 2006). Nesse sentido, o desenvolvimento de um modelo de maturidade para processos certificados no SAG do cafe e uma iniciativa relevante nesse sistema produtivo.

O desenvolvimento de modelos de maturidade de processos de negocios tem recebido um crescente interesse entre academicos e profissionais, sao aplicados em diversos campos do conhecimento, como processos organizacionais (Hammer, 2007), processos em cadeias de suprimentos (Lockamy & McCormack, 2004; Mccormack, Bronzo & Oliveira, 2008; Oliveira, 2009), entre outros. Conquanto exista uma variedade de modelos de maturidade, o desenvolvimento de modelos de maturidade para o caso do SAG do cafe pode ser uma diferenca competitiva para o setor.

A maturidade dentro de um grupo estrategico pode propiciar a criacao de um banco de dados com informacoes sobre os processos das firmas pertencentes a essa rede, permite criar um roadmap para elaboracao de estrategias por parte das firmas que se encontrem em diferentes niveis de maturidade. No caso dos sistemas agroindustriais, a partir da mensuracao da maturidade dos associados na rede, os gestores podem ter um melhor delineamento do que mudar nos seus processos, pois nesse caso os processos sao mais homogeneos e e possivel criar um roadmap especifico para cada empresa.

Muitas evidencias, recolhidas de organizacoes que participam de diferentes segmentos economicos, indicam a existencia de uma correlacao positiva e relevante entre niveis de maturidade e o desempenho mercadologico e financeiro das empresas. Isso ocorre em parte porque niveis superiores de maturidade sao estabelecidos por um processo evolutivo de difusao de melhores praticas (Lockamy & McCormack, 2004; Oliveira, 2009). A maior maturidade de processos de negocio tambem influencia em um nivel de maior integracao no fluxo coordenado. Por conseguinte, tem impactos positivos no desempenho (Lockamy & McCormack, 2004).

O problema a ser tratado neste artigo, de natureza eminentemente teorica, envolve uma questao significativa para a coordenacao de sistemas agroindustriais, em especial para o segmento de producao e venda de cafes diferenciados do Brasil: quais sao os efeitos da maturidade de processos certificados em sistemas agroindustriais sobre o desempenho competitivo das firmas certificadas?

O objetivo geral deste trabalho e desenvolver um modelo de maturidade para processos certificados em sistemas agroindustriais para que em trabalhos empiricos futuros a relacao entre maturidade dos processos das firmas certificadas e o seu impacto no desempenho mercadologico e financeiro das firmas possa ser avaliada. De forma especifica, busca-se, em sentido convergente as normas de certificacao do setor cafeeiro, desenvolver as escalas de atributos necessarias ao desenvolvimento de um modelo de maturidade para processos certificados no sistema agroindustrial do cafe.

Com base nos indicadores do modelo de maturidade proposto neste trabalho sera possivel desenvolver um instrumento de pesquisa (questionario) que permitira verificar, em futuras pesquisas, se a certificacao tem a capacidade de levar as firmas a percorrerem processos evolutivos, verificados pela maturacao e pelo desempenho das firmas no tempo.

Este artigo esta organizado em cinco partes. Apos esta secao de introducao, sao apresentados os principais aportes teoricos relacionados a questao principal, explorada neste trabalho. Especificamente, sao apresentadas e contextualizadas as principais contributes teoricas sobre os temas de maturidade de processos e modelos de maturidade em cadeias de suprimentos. No fim do referencial teorico, tem-se a apresentacao da metodologia, na qual foi detalhada a construcao do modelo. Em seguida, apresenta-se o modelo de maturidade e o metodo do ciclo de maturidade que foram propostos com vistas a conducao de futuras pesquisas sobre o tema. Por fim, sao apresentadas as consideracoes finais, especificamente com destaque para a relevancia dos construtos propostos.

Referencial teorico

Maturidade de processos

A maturidade de processos e um conceito complexo e amplo que tem sido pesquisado em diferentes setores, mas geralmente com o proposito semelhante de influenciar no desempenho, seja por meio de avaliacao dos processos ou entao por busca de melhoria dos processos (Lockamy & McCormack, 2004; Oliveira, 2009). Na perspectiva gerencial, a maturidade de processos e um campo muito relevante para a decisao, pois poucos executivos questionam a tese de que a gestao de processos pode produzir extraordinarios avancos em indicadores gerenciais. Nao obstante, embora exista a intencao, muitos gestores ainda malogram na tentativa de gerenciar processos. Ha pouco progresso porque na hora de transformar os processos ha uma dificuldade na definicao do que exatamente mudar, em que grau e quando (Hammer, 2007). Nesse sentido, ha uma demanda pelo desenvolvimento de modelos nao apenas descritivos, mas prescritivos tambem.

O modelo de maturidade proposto por Crosby (1979) foi precursor dos modelos atuais de maturidade. O Grid de Maturidade em Gerencia da Qualidade foi criado para mensuracao do nivel de maturidade em processos de qualidade. Posteriormente, outros modelos foram desenvolvidos com a filosofia de maturidade do modelo criado por Crosby (1979), como Capability Maturity Model (CMM), Capability Maturity Model Integration (CMMI), CSC Framework, Business Process Orientation Maturity Model (BPOMM) e Supply Chain Management Maturity Model (SCMMM).

A concepcao basica dos modelos de maturidade e que o amadurecimento de processos perpassa por etapas de evolucao que se desenvolvem a partir de um estagio inicial ate um estagio final, em que ha a combinacao de elementos experimentados e evolucionaras, oriundos da adocao de melhores praticas. Pela perspectiva dos modelos de maturidade, os processos precisam ser compreendidos, documentados, treinados, aplicados nos projetos em toda organizacao, bem como monitorados e aprimorados por seus usuarios (Lahti, Shamsuzzoha & Helo, 2009). No geral, nos modelos de maturidade, ha uma concepcao de melhoria continua baseada em mudancas incrementais, e nao em transformacoes radicais dos processos, caracteristica essa presente ja no momento precursor de Crosby (1979).

Os modelos de maturidade de processos de negocios sao baseados em conceitos evolucionistas nos quais um processo tem um ciclo de vida que e verificado pela extensao na qual os processos sao explicitamente definidos, gerenciados, medidos e controlados (Skrinjar, Vesna & Mojca, 2008).

Para McCormack et al. (2003), a construcao de uma base cultural que de apoio aos metodos, as praticas e aos procedimentos que habilitem o processo de maturidade e fundamental para garantir o processo continuo de manutencao da consistencia da maturidade, que por sua vez e o quinto componente do BPO (Business Process Orientation--Orientacao para Processos de Negocios). O processo de melhoria continua, baseado em pequenas mudancas evolucionarias, e um importante aspecto dessa cultura, que funciona como a energia que permite a manutencao e o avanco de um nivel de maturidade inferior para um nivel de maturidade superior.

Em geral, os modelos de maturidade em processos sao compostos por cinco niveis evolutivos, o quinto nivel denota um estado de aprimoramento e integracao em que a gestao de processos esta sedimentada na organizacao. Esse estado traduz a preocupacao central de maximizacao dos modelos de maturidade. De fato, a relacao entre maturidade e desempenho esta presente em diversos modelos de maturidade. Roglinger et al. (2012) fizeram uma extensa pesquisa sobre os modelos de maturidade no campo da gestao de processos. A tabela 1 descreve os modelos de maturidade estudados, destacam-se seus niveis e escopo.

McCormack et al. (2003) destacam que a tentativa de ultrapassar um nivel de maturidade sem que o nivel anterior esteja estabelecido e contraprodutivo porque cada nivel constroi uma base para alcance do proximo nivel. E sem essa base a estabilidade nesse processo pode degradar ou falhar sob pressao.

De acordo com Lockamy e McCormack (2004), a literatura sobre orientacao para processos de negocios sugere que as organizacoes podem maximizar seu desempenho global por adotar uma visao organizacional por processos. Para Oliveira (2009), um nivel alto de maturidade de processos resulta em melhor controle sobre os resultados, previsibilidade em relacao aos objetivos de custo e desempenho; efetividade no alcance das metas e na capacidade da gerencia de propor metas de desempenho superiores.

Na tabela 1, sao apresentados modelos descritivos e prescritivos. Os modelos de maturidade de processos sao empregados como ferramentas descritivas quando se busca avaliar a situacao atual. Por sua vez, com modelos prescritivos objetiva-se descrever a trajetoria de aprimoramento. Por fim, os modelos de maturidade podem ser tambem ferramentas comparativas quando as firmas sao comparadas com outras e com padroes industriais (Paulk et al., 1993).

Maturidade de processos em cadeias de suprimentos

O processo de coordenacao na gestao da cadeia de suprimentos (GCS) tem adquirido crescente destaque no ambiente empresarial, faz com que a GCS permaneca na "vitrine" da gestao de...

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