Mediação cultural da informação para o reencantamento do mundo

AutorArthur Coelho Bezerra, Luciane de Fátima Beckman Cavalcante
CargoDoutorado em Ciências Sociais Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil arthurbezerra@ibict.br https://orcid.org/0000-0001-5445-6263 / Doutorado em Ciência da Informação Professora da Universidade Estadual...
Páginas1-19
Encontros Bi bli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-19, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DO I: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72831
Artigo
Original
MEDIAÇÃO CULTURAL DA INFORMAÇÃO
PARA O REENCANTAMENTO DO MUNDO
Cultural mediation of information for the re-enchantment of the world
Arthur Coelho BEZERRA
Doutorado em Ciências Sociais
Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil
arthurbezerra@ibict.br
https://orcid.org/0000-0001-5445-6263
Luciane de Fátima Beckman CAVALCANTE
Doutorado em Ciência da Informação
Professora da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciência da Informação, Londrina, Brasil
luciane@uel.br
http://orcid.org/0000-0002-3314-003X
RESUMO
Objetivo: O presente artigo propõe discutir a implementação de práticas de mediação cultural da informação no âmbito
do ensino e da pesquisa acadêmica, destacando a contribuição de tais práticas para a ampliação dos horizontes
epistemológicos do pensamento científ ico. Tais objetivos se apoiam no reconhecimento do método científico como a
forma mais arrojada de sis tematização do conhecimento desenvolvida pela humanidade, porém em oposição à ideia de
que o saber científico é o único portador de rigor e validade.
Método: Iremos empreender o viés metodológico de uma pesquisa exploratória de natureza teórica em torno dos
conceitos de “mediação da infor mação” e “mediação cultural” (conforme pensado nos diálogos entr e os estudos da
informação e da comunicação social), amalgamando-os em uma noção de “m ediação cultural da informação”.
Posteriormente, a crítica aos usos da racionalidade da ciência moderna nas políticas de coloni zação servirá de mote
para a defesa de sua aproximação com outras epistemologias e concepções de vida e mundo; nesse âmbi to, a ideia de
tradução surge como exemplo de prática de mediação cultural da informação.
Resultado: Compreendemos que o processo de “desencantamento do mundo”, que opera uma espécie de
marginalização de conhecimentos e saberes de povos tradicionais e minorias ao redor do planeta, pode ser superado
mediante a adoção de práticas de mediação cultural da informação, admitindo que os fenômenos investigados pela
ciência não se deem exclusivamente no âmbito da racionalização instrumental dos processos do conhecer, mas,
também, pelas singularidades e pluralidades construídas e reconstruídas a partir de trocas s imbólicas no plano da
cultura.
Conclusões: As práticas de mediação cultural da informação, tais como os processos de tradução descritos neste
artigo, são essenciais para que o diálogo entre saberes e a compreensão intercultural dos fenômenos sejam bem
sucedidos, permitindo que a ciência, “reencantada”, desenvolva ações e técnicas orientadas por uma visão não colonial
do mundo, da humanidade e do pensamento.
PALAVRAS-CHAVE: Desencantamento. Reencantamento. Mediação cultural. Mediação da informação. Conhecimento
científico.
ABSTRACT
Objective: This article proposes to discuss the implementation of cultural mediation practices in the context of teaching
and academic research, highlighting the contribution of such practices to the broadening of epistemological horizons of
scientific thought. Such objectives are supported by the recognition of the scientific method as the most daring form of
systematization of kno wledge developed by humanity, however in opposition to the idea that scientific knowledge is the
only carrier of rigor and validity.
Methods: We will undertake exploratory research around the concepts of "information mediation" and "cultural
mediation" (as thought of in the dialogues between information and social communication studies), amalgamating them
in a notion of "cultural mediation of information" . Subsequently, the criticism of the uses of modern science's rationality in
colonization policies will serve as a motto for the defense of its approach to other epistemologies and concepts of life and
Encontros Bibli: revista el etrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-19, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DO I: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72831
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the world; in this context, the idea of translation emerges as an example of the practice of cultural mediation of
information.
Results: We understand that the process of “disenchantment of the world”, which operates a kind of marginalization of
knowledge of traditional peoples and minorities around the planet, can be overcome through the adoption of practices of
cultural mediation of information, understanding that scientific investigation should take place not only within the scope of
instrumental rationalization of the processes of knowing, but also taking into account the singularities and pluralities
constructed and reconstructed from symbolic exchanges on the cultural field.
Conclusions: The practices of cultural mediation of information, such as the translation processes described in this
article, are essential for the dialogue between knowledge and intercultural understanding of phenomena to be
successful, allowing science, "reenchanted", to develop actions and techniques guided by a non-colonial view of the
world, humanity and thought.
KEYWORDS: Disenchantment. Re-enchantment. Cultural mediation. Mediation of information. Scientific knowledge.
1 INTRODUÇÃO
Vivemos como os antigos, quando o seu mundo ainda não
havia sido desencantado de seus deuses e demônios,
e apenas vivemos num sentido diferente.
Max Weber, A ciência como vocação
“Desencantamento do mundo” é a expressão por Weber para se referir ao
fenômeno histórico de substituição de uma concepção de mundo permeada por forças
ocultas, segundo o primado da magia religiosa, por práticas científicas e pelo
desenvolvimento tecnológico, conforme observado no advento da perspectiva iluminista.
Em seu clássico A ética protestante e o espírito do capitalismo, bem como em outros
trabalhos, o sociólogo aponta o início do que chama de “processo histórico-religioso do
desencantamento do mundo” nas profecias do judaísmo antigo que, “em conjunto com o
pensamento científico helénico, repudiava como superstição e sacrilégio todos os meios
mágicos de busca da salvação” (WEBER, 2004, p.96). O desencantamento do mundo
reflete a mudança nas atitudes e mentalidades humanas que subjaz os princípios da
intelectualização e da racionalização, este o mais geral dos elementos que compõem a
filosofia da história de Weber.
A tensão entre a religião e o conhecimento intelectual destaca-se com
clareza sempre que o conhecimento racional, empírico, funcionou
coerentemente através do desencantamento do mundo e sua
transformação num mecanismo causal. A ciência encontra, então, as
pretensões do postulado ético de que o mundo é um cosmo ordenado por
Deus e, portanto, significativo e eticamente orientado (WEBER, 1982b, p.
401, grifo do autor)
Em Adorno e Horkheimer (1986, p. 19), o desencantamento do mundo é definido
como o próprio “programa do esclarecimento”, cuja meta seria “dissolver os mitos e

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