Mediação da informação e reconhecimento intersubjetivo: aproximações

AutorJetur Castro, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior
CargoDoutorando Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, Brasil / Doutor Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, Brasil ofaj@ofaj.com.br
Páginas460-483
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaç ão, Florianópolis, v. 27, p. 01-22, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87521
Artigo
Original
MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E RECONHECIMENTO
INTERSUBJETIVO: APROXIMAÇÕES
Mediation, recognition and intersubjectivity of information: approaches
Jetur Castro
Doutorando
Departamento de Ciência da Informação, Universidade
Estadual Paulista, Marília, Brasil
jetur.castro@unesp.br
https://orcid.org/0000-0002-9983-136X
Oswaldo Francisco de Almeida Júnior
Doutor
Departamento de Ciência da Informação, Universidade
Estadual Paulista, Marília, Brasil
ofaj@ofaj.com.br
https://orcid.org/0000-0003-3629-7435
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Analisa características te óricas da Mediação da Informação considerando a dimensão coletiva emancipatória
pautada na ação comun icativa e no reconhecimento intersubjetivo, pois se entende que eles possibilitam práticas
relacionais que percorrem para além da transferência do conhecimento nas atividades informacionais e apresentam, a
partir da formação discursiva pretensões de validade, um sentido de ressignificação.
Método: De natureza qualitativa, a investigação alia a pesquisa teórica e bibliográfica, sob uma perspectiva interpretativa
à autorreflexão e referência crítica , pautada na ação comunicativa de Habermas e na teoria do reconhecimento de
Honneth. Além disso, apresenta-se a necessidade de estabelecer concepções teóricas no processo ensino-aprendizagem
sobre o fenômeno da mediação da informação.
Resultado: Acredita-se que a Mediação da Informação nas atividades que envolvem a prática informacional ainda tem o
seu viés na racionalidade instrumental e, por sua v ez, é necessário o processo emancipatório e intersubjetivo de
reconhecimento para desestruturar a dependência sistêmica.
Conclusões: Entendeu-se de forma interpretativa as características teóricas da Mediação da informação e o que
concerne o diálogo sobre a dimensão intersubjetiva do reconhecimento, isto é, a receptividade que a envolve como um
fenômeno coletivo emancipatório. Por isso, este estudo visa contribuir para as reflexões sobre os estudos s ociais e
culturais na CI, no âmbito da mediação da informação, trazendo à luz abordagens interpretativas de lacunas, valores
teóricos e práticos ainda pouco estudados, conferindo um novo sentido às práticas informacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Ação comunicativa. Teoria do Reconhecimento. Emancipação. Mediação da Informação.
Bibliotecário.
.
ABSTRACT
Objective: Analyzes the theoretical aspects of Information Mediation considering the emancipatory collective dimension
based on communicative action and intersubjective recognition, as i t is understood that they enable relational practices
that go beyond the transfer of knowledge in informational activities and present, from the formation discursive validity
claims, a sense of resignification.
Methods: Qualitative in nature, the investigation c ombines theoretical and bibliographic research, from an interpretive
perspective to (self-reflection an d critical reference) based on Habermas' communicative action and Honneth's theory of
recognition. Furthermore, there is a need to establish theoretical concepts in the teaching-learning process on the
phenomenon of mediação da informação.
Results: It is believed that Information Mediation in activities involving informational practice still has its bias in instrumental
rationality and, in tu rn, the emancipatory and intersubjective process of recognition is necessary to destructure systemic
dependence.
Conclusions: The theoretical characteristics of info rmation mediation and what concerns the dialogue about the
intersubjective dimension of recognition, that is, the receptivity that surrounds it as an em ancipatory collective
phenomenon, was understood interpretatively. Therefore, this study aims to contribute to the reflections on social and
cultural studies in CI, in the context of information mediation, bringing to light interpretative approaches of gaps, theoretical
and practical values still little studied, giving a new meaning to informational practices
.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, p. 01-24, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87521
2
KEYWORDS: Communicative action. Recognition. Emancipation. Information Mediation. Librarian.
1 INTRODUÇÃO
O estudo apresenta a necessidade de estabelecer conceitos teóricos por meio da
prática reflexiva, para que a Mediação da Informação não se reduza à compreensão da
existência do conhecimento, utilizando a informação, o usuário e o mediador e um modelo
científico pragmático. Entende-se a mediação da informação fundamentada na ação
emancipatória, que se constitui por vínculos sociais, de visões histórico-hermenêuticas, de
atividades de comunicação e sua diversidade. O objetivo neste texto é analisar
características teóricas da mediação da informação considerando-a uma dimensão coletiva
emancipatória pautada na ação comunicativa e no reconhecimento, a partir da formação
discursiva dos sujeitos informacionais e suas pretensões de validade em um sentido de
ressignificação.
De natureza qualitativa, a investigação alia a pesquisa teórica e bibliográfica, sob
uma perspectiva interpretativa à autorreflexão e referência crítica
1
pautada na ação
comunicativa de Habermas e na teoria do reconhecimento de Honneth, pois tem
caracterização interpretativa na medida em que é: a) capaz de descrever as estruturas da
reconstituição da comunicação perturbada; b) está necessariamente referida à práxis; c)
destrói a autossuficiência objetivista das ciências do espírito assim como vêm
tradicionalmente apresentadas; d) tem importância para as ciências sociais, na medida em
que mostra que seu domínio objetivo está preestruturado pela tradição e que elas mesmas,
bem como o sujeito que compreende, têm seu lugar histórico determinado. (HABERMAS,
1987, p. 107-108).
Além disso, apresenta a necessidade de estabelecer concepções teóricas no
processo ensino-aprendizagem sobre o fenômeno da mediação da informação valendo-se
da revisão bibliográfica de livros, artigos de periódicos científicos e referenciais teóricos
específicos que tratam sobre os conceitos de mediação da informação, relações do conflito,
reconhecimento intersubjetivo, o sensível e ações coletivas emancipatórias como Almeida
Júnior (2009, 2015), Gomes (2020), Santos (2006), Araújo (2018), Castro, Silva e Oliveira
(2020), Habermas (1980, 1983, 2009) e Honneth (2009).
1
O enquadramento metodológico que estabelece o sentido da validade dessa categoria de enunciados
críticos avalia-se pelo conceito de autorreflexão que liberta o sujeito da dependência de poderes
hipostasiados. A autorreflexão é determinada por um interesse emancipatório do conhecimento, e as
ciências de orientação crítica partilham-no com a Filosofia. (HABERMAS, 2009, p. 140).

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