Médiathèques como centros informacionais de desenvolvimento das ações culturais municipais: o caso da cidade de Lille/França

AutorAlessandro Rasteli
CargoDoutor em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, Brasil. Email: alessandrorasteli@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-4481-9670
Páginas1-20
Encontros Bibli: revista eletrô nica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-20, 2020. Universidade Federal de
Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/151 8-2924.2020.e67852
Estudo
de Caso
MÉDIATHÈQUES
COMO CENTROS
INFORMACIONAIS DE
DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES
CULTURAIS MUNICIPAIS: O CASO DA
CIDADE DE LILLE/FRANÇA
Mediathèques as informational centers for the development of municipal
cultural actions: the case of Lille / France
Alessandro RASTELI
Doutor em Ciência da Informação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, Brasil.
Email: alessandrorasteli@yahoo.com.br
https://orcid.org/0000-0002-4481-9670
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Descrever o retrospecto histórico, o conceito, as características e os serviços das médiathèques municipais
de Lille, França. Almejando-se, desse modo, em colaborar na divulgação das bibliotecas francesas em território
brasileiro através de seu paradigma, perspectiva histórica, práticas e serviços.
Método: Trata-se de um estudo de caso descritivo, de natureza qu alitativa, utilizando-se também a pesquisa
bibliográfica e documental. A busca e seleção dos materiais bibliográficos que compuseram o referencial teórico da
pesquisa efetivou-se através de documentos franceses em sites, bases de dados e materiais impressos.
Resultado: Em meados de 1970, as bibliotecas públicas na França passaram a ser denominadas de médiathèques.
Concebidas como um novo espaço cultural, as médiathèques (bibliotecas de mídia, biblioteca multimídia ou midiateca),
estão pautadas no paradigma moderno de biblioteca, vinculando-se, desse modo, a novas práticas profissionais, a
novos documentos (audiovisuais), a novas formas de fluxos de comunicação e informação, revertendo-se em novas
formas de acesso e representação da biblioteca para a sociedade.
Conclusões: A transformação das bibliotecas francesas em médiathéques denotam, entre diversos fatores, a evolução
dos gostos e práticas de leitura, as novas formas de acesso e apropriação de fluxos informacionais emergentes,
posicionando-se e representando para a sociedade uma instituição moderna, necessária, acolhedora e democrática.
PALAVRAS-CHAVE: Médiathèque. Bibliotecas francesas. Biblioteca de mídia. Bibliotecas municipais – Lille.
ABSTRACT
Objective: To describe the historical background, concept, characteristics and services of the municipal mediathèques
of Lille, France. Thus, aiming to collaborate in the dissemination of French libraries in Brazilian territory through their
paradigm, historical perspective, practices and services.
Methods: This is a descriptive case study of a qualitative nature, also using bibliographic and documentary research.
The search and selection of bibliographic materials that made up the theoretical framework of the research was carried
out through French documents on websites, databases and printed materials.
Results: In the mid-1970s, public libraries in France were renamed mediathèques. Conceived as a new cultural space,
mediathèques (media libraries, multimedia libraries or media libraries) are based on the modern library paradigm, thus
being linked to new professional practices, new (audiovisual) documents, new forms communication and information
flows, reverting to new forms of access and representation of the library to society.
Conclusions: The transformation of French libraries into media théques denotes, among many factors, t he evolution of
reading tastes and practices, the new forms of access and appropriation of emerging information flows, positioning
themselves and representing for society a modern, necessary institution. welcoming and democratic.
KEYWORDS: Municipal media library. Libraries in France. Media library. Municipal libraries - Lille.
Encontros Bibli: revista eletrô nica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-20, 2020. Universidade Federal de
Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/151 8-2924.2020.e67852
2
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do humanismo a partir do século XIV e especialmente a
invenção da imprensa no final do século XV colaboraram na ascensão das bibliotecas na
Europa.
No século XVII, a obra célebre do francês Gabriel Naudé, Advis pour dresser une
bibliothèque (1627) contribuiu para o avanço das bibliotecas com o primeiro manual de
biblioteconomia, propondo uma série de inovações e mantendo-se relevante até os dias
atuais.
Devido à Revolução Francesa, no século XVIII, deslocaram-se diversas coleções
particulares, acumuladas por estudiosos e bibliófilos, para os acervos das bibliotecas
públicas, ficando ao alcance do grande público, revertendo-se em ações para a
democratização da cultura escrita. Em novembro de 1789, um decreto da Assembléia
Nacional da França ordenava que os mosteiros e colegiados depositassem nos cartórios
ou municípios reais os catálogos de suas bibliotecas colocando-os à disposição de todos
(MASSON; PALLIER, 1961, p. 38-39).
No século XIX, como resultado do progresso na área da educação, dos fluxos de
informação e das mudanças no modo de vida coletiva, as bibliotecas universitárias,
populares, juntamente com as municipais multiplicaram-se.
No percurso do século XX, as bibliotecas francesas, no que tange aos aspectos da
organização do conhecimento, desenvolveram-se também sob o impulso da classificação
do americano Melvil Dewey e do francês Eugene Morel, refletindo-se em melhorias nos
âmbitos técnicos bem como na classificação e na disposição dos catálogos. Foi nesse
período que se iniciou a adoção do acesso aberto as coleções. O usuário leitor, então,
começou a ocupa um lugar predominante, pois era necessário pensar a organização para
torná-la legível e acessível.
Apesar desses avanços, até meados do século XX, as bibliotecas na França
representaram divisões culturais tradicionais, mantendo-se numa concepção clássica:
refúgios de paz, tranquilidade, dedicadas ao estudo, à concentração e ao silêncio. Para
Melot (2007), essa era a imagem clichê das bibliotecas encontradas na literatura da área
nos séculos XIX e XX.
No entanto, a partir da década de 1950, as bibliotecas francesas iniciaram um
período de transformação e de redefinição de seus papeis e práticas, observando-se uma
diversificação de serviços como a adoção gradual de programações culturais, incluindo

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT