Meio Século Depois: Um Olhar sobre Mudanças na Educação Jurídica Brasileira e Americana

AutorHenry J. Steiner
Páginas116-137
MEIO SÉCULO DEPOIS:
UM OLHAR SOBRE AS
MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO
JURÍDICA BRASILEIRA
E AMERICANA
HENRY J. STEINER
MEIO SÉCULO DEPOIS 117
Em 1966, comecei um trabalho de 5 anos com o Centro de Estudos e Pesqui-
sas no Ensino de Direito (CEPED). Depois de algumas viagens preliminares
ao Rio de Janeiro, passei 18 meses como consultor da Fundação Ford na
Fundação Getulio Vargas (FGV), onde o CEPED estava baseado. Foram mo-
mentos instigantes e memoráveis, misturando a beleza do Rio e o charme de
sua vida com a grande aventura intelectual que o CEPED oferecia.
O CEPED era efetivamente uma instituição educacional independente,
conduzida por sua liderança brasileira, não uma escola de direito ou uma
instituição que outorgava graus. Trabalhei em cooperação com um grupo de
professores brasileiros excepcionalmente talentosos e determinados e com-
prometidos a levar a cabo os objetivos dessa nova instituição. O propósito
imediato compreendia o emprego de métodos experimentais de ensino e a
     -
queno número de recém-formados. (Uso o termo “métodos” de forma ampla,
estendendo-o para além das técnicas de ensino até o espírito e o propósito da
sala de aula, e à respectiva realização de cursos.) O curso de 1 ano tinha um
caráter prático, treinando seus alunos a agir efetivamente como advogados
-

O objetivo mais ambicioso a longo prazo, imaginava o CEPED, era servir de
modelo para a reforma da educação jurídica brasileira em geral.
Até certo ponto, o curso do CEPED, que diferia vividamente do ensino nas
-
cação legal americana da época. Por exemplo, as aulas tornaram-se mais ati-
vas e participativas. Os alunos, que tinham estudado leituras indicadas antes
da aula, podiam ir além de simplesmente absorver o que o professor dizia.
       

do CEPED e na literatura posterior como ensino ativo ou método novo.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT