Meninas na Ciência: atraindo jovens mulheres para carreiras de Ciência e Tecnologia

AutorCarolina Brito, Daniela Pavani, Paulo Lima Jr
Páginas33-50
GÊNERO | Niterói | v.16 | n.1 | p. 33 - 50 | 2.sem. 2015 33
MENINAS NA CIÊNCIA: ATRAINDO JOVENS MULHERES
PARA CARREIRAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Carolina Brito
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
E-mail: carolina.brito@ufrgs.br
Daniela Pavani
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
E-mail: dpavani@if.ufrgs.br
Paulo Lima Jr
Unversidade de Brasília
E-mail: paulolimajr@unb.br
Resumo: O projeto Meninas na Ciência tem como objetivo atrair meninas para as
carreiras de Ciência e Tecnologia (C&T) e estimular mulheres que já escolheram
estas carreiras a persistirem e se tornarem agentes no desenvolvimento científico e
tecnológico do Brasil. Este objetivo é trilhado a partir da formação de alunas e alu-
nos de graduação para difundirem a Ciência e a Tecnologia por meio da Astronomia,
da Física e da Robótica em escolas públicas. Além desta função formadora na área
de ciências, o projeto visa sensibilizar a comunidade acadêmica e as comunidades
mais carentes sobre o papel da mulher na sociedade, contribuindo para a eliminação
de estereótipos de gênero. Neste artigo fazemos um resumo das ações do projeto
e discutimos alguns dos seus problemas e sucessos. Destacamos a importância do
Edital MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras nº 18/2013 como catalisador do projeto
e a necessidade de políticas públicas voltadas às questões de gênero e educação
para diminuir as diferenças de oportunidades para mulheres e homens que ainda
persistem no país.
Palavras-chave: meninas na ciência; gênero; educação
Abstract: The project Meninas na Ciência (young women in science) aims to attract
young women to careers in science and technology (S&T) and encourage those who
have chosen these careers to persevere and assume as agents in Brazilian’s scientific
and technological development. This objective is pursued through training of graduate
students on i) dissemination of science and technology, and ii) teaching astronomy,
physics and robotics in public schools. In addition to this formative action in science,
the project aims to contribute to the elimination of gender stereotypes by raising
awareness of the role of women in the society among academics and vulnerable
communities. In this article we report the actions of the Meninas na Ciência project and
discuss some of its successes and pitfalls. We highlight the importance of the call for
34 GÊNERO | Niterói | v.16 | n.1 | p. 33 - 50 | 2.sem. 2015
proposals MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras no. 18/2013 as a catalyst of the project,
and the need for public policies oriented to gender and education aiming at reducing
the opportunity gap between women and men that persist across the country.
Key words: young women in science; gender; education

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT