O método design thinking e a pesquisa em ciência da informação

AutorSimão Marcos Apocalypse, Maria José Vicentini Jorente
CargoMestrando Universidade Estadual Paulista, Ciência da Informação, Marília, Brasil simao.apocalypse@unesp.br / Doutora em Ciência da Informação Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, Brasil. mj.jorente@unesp.br
Páginas484-504
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaç ão, Florianópolis, v. 27, p. 01-21, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85281
Artigo
Original
O MÉTODO DESIGN THINKING E A PESQUISA EM
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
The Design Thinking Method and Information Science research
Simão Marcos Apocalypse
Mestrando
Universidade Estadual Paulista, Ciência da Informação, Marília, Brasil
simao.apocalypse@unesp.br
https://orcid.org/0000-0001-9863-6995
Maria José Vicentini Jorente
Doutora em Ciência da Informação
Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, Brasil.
mj.jorente@unesp.br
https://orcid.org/0000-0002-0492-0918
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: O presente artigo objetivou, de modo geral, investigar o método Design Thinking, suas fases e técnicas e, de
modo específico, descrever o método; explorar a sua utilização nas pesquisas em Ciência da Informação; e identificar as
potencialidades do método nas pesquisas desenvolvidas na área.
Método: A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e de abordagem teórica e exploratória. Para alcançar os
objetivos traçados, optou-se pela utilização da Revisão Sistemática de Literatura, para identificar as produções científicas
sobre o Método Design Thinking na Ciência da Informação.
Resultado: O levantamento das pesquisas publicadas no campo da Ciência da Informação, que abordaram o método do
Design Thinking constatou que é emergente a utilização do Design Thinking na área. Por outro lado, a análise minuciosa
das publicações e suas a bordagens mostrou que, embora pesquisas utilizem o Design Thinking como método, a
compreensão aprofundada das fases, técnicas e procedimentos, ainda, configura uma lacuna teórica a ser preenchida no
campo da Ciência da Informação.
Conclusões: a aplicação do método Design Thinking nos estudos empreendidos em Ciência da Informação,
pontualmente com as novas demandas frente ao desenvolvimento tec nológico, demonstra potenciais contribuições para
compreensão de problemas complexos e para a exploração de soluções criativas inovadoras.
PALAVRAS-CHAVE: Design Thinking. Ciência da Informação. Metodologia Científica.
ABSTRACT
Objective: The present article aimed, in a general way, to investigate the Design Thinking method, its ph ases and
techniques and, in a specific way, to describe the method; explore its use in Information Science research; and to identify
the potential of the method in the research developed in the area.
Methods: This article is qualitative in nature and has a theoretical and exploratory approach. To reach the outlined
objectives, we chose to use the Systematic Literature Review, aiming to identify the scientific productions on the Design
Thinking Method in Information Science.
Results: The survey of research published in the field of Information Science that used the Design Thinking method
showed that the use o f Design Thinking in the area is emerging. On the other hand, the detailed analysis of publications
and their approaches showed that although research use Design Thinking as a method, the in-depth understanding of the
phases, techniques and procedures still configures a theoretical gap to be filled in the field of Information Science.
Conclusions: the application of the Design Thinking method in studies undertaken in Information Science, punctually with
the new demands facing technological development, demonstrates potential contributions to the understanding of complex
problems and to the exploration of innovative creative solutions.
KEYWORDS: Design Thinking. Information Science. Scientific Methodology.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaç ão, Florianópolis, v. 27, p. 01-21, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87281
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1 INTRODUÇÃO
A emergência de metodologias que viabilizem o conhecimento de determinado
objeto e/ou a solução de problemas por meio de uma abordagem não linear, flexível, criativa
e complexa, perfaz a nova roupagem da ciência contemporânea. O Design Thinking (DT)
configura-se como um método de inovação com foco no humano e oferece potenciais
contribuições para a solução de problemas complexos que buscam identificar,
compreender e solucionar, de modo criativo, problemas presentes em diferentes contextos.
De acordo com Katja Tschimmel (2014, p. 164), “O Design Thinking é hoje entendido
como um processo de pensamento para conceber novas realidades, expressando a
introdução da cultura do design e seus métodos em áreas como a inovação empresarial,
social e do ensino”. A Ciência da Informação (CI), disciplina que surgiu no contexto do pós-
guerra, possui como característica a interdisciplinaridade e converge, em seu objeto de
estudo, métodos, técnicas e procedimentos para validação de suas investigações e
obtenção de resultados verificáveis condizentes à prática científica.
Bicalho e Borges (2012, p. 14) destacam que [...] é importante que a Ciência da
Informação esteja aberta a discutir suas posições, sua metodologia, suas relações com as
outras áreas, a fim de encontrar soluções mais adequadas aos seus problemas de
pesquisa”. Nesse sentido, para a evolução da área e obtenção de resultados mais precisos
e eficientes, a convergência de metodologias advindas de outros contextos se tornou uma
prática presente nas pesquisas desenvolvidas em CI.
Para Chasanidou, Gasparini e Lee (2015, p. 20, tradução nossa) “O uso de métodos
e ferramentas DT é uma forma de incubar ideias e criar soluções inovadoras”. Desse modo,
ao abordar o DT como método inovador, flexível e abrangente, o presente artigo apresenta
a seguinte questão: qual a predominância do método Design Thinking nas pesquisas em
Ciência da Informação?
Este estudo objetivou, de modo geral, investigar a utilização do método DT, suas
fases e técnicas e, de modo específico, descrever o método DT; explorar sua utilização nas
pesquisas em CI; e identificar as potencialidades do método nas pesquisas desenvolvidas
na área. Investigações referentes às metodologias mais adequadas para o
desenvolvimento de pesquisas nas ciências e, em específico, nas Ciências Sociais
Aplicadas deve, em tese, ser um movimento constante.

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