Quando as mulheres filmam: história e gênero no cinema dos anos da ditadura
Autor | Alberto da Silva |
Cargo | Professor na Université Rennes 2 e na Université Paris IV - Sorbonne. Membro do Grupo de Pesquisa Centre de Recherche Interdisciplinaire sur les Modes Ibériques Contemporains (CRIMIC) - Université Paris IV Sorbonne |
Páginas | 14-31 |
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p14
QUANDO AS MULHERES FILMAM: HISTÓRIA E
GÊNERO NO CINEMA DOS ANOS DA DITADURA
WHEN WOMEN FILM: HISTORY OF BRAZILIAN
CINEMA GENRE IN THE YEARS OF MILITARY
DICTATORSHIP
Alberto da Silva*
Resumo: Na virada dos anos 1970, a sociedade brasileira vivia um dos
períodos mais difíceis da ditadura civil-militar imposta em 1964. Se durante a
década anterior, os cineastas brasileiros mantinham ainda a esperança de uma
mudança da sociedade através de um cinema engajado, o Golpe de Estado e
cinema alegórico, barroco e “desencantado”. Por outro lado, se as mulheres,
durante os anos 1960, estiveram ausentes, enquanto cineastas, no panorama
colocando em evidência as questões relativas à subjetividade e ao corpo
feminino, questionando igualmente a família e o autoritarismo patriarcal.
que coloca em destaque o trabalho de três diretoras brasileiras: Os homens
que eu tive de Teresa Trautman (1973), Mar de Rosas de Ana Carolina (1977)
e Patriamada
representações de gênero, e, igualmente várias mudanças que apontam para um
brasileiro.
Palavras-chaves: Estudos de gênero. Ditadura militar. Cinema brasileiro.
Representações.
* Professor na Université Rennes 2 e na Université Paris IV - Sorbonne. Membro do Grupo
de Pesquisa Centre de Recherche Interdisciplinaire sur les Modes Ibériques Contemporains
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Revista Esboços, Florianópolis, v. 19, n. 27, p. 14-31, ago. 2012.
Abstract:
Os homens que eu tive de Teresa
Trautman (1973), Mar de Rosas de Ana Carolina (1977) e Patriamada de
a little the process of transforming representations of gender, and also several
Keywords:
Representations.
INTRODUÇÃO
na França, tantas crises sucessivas de estruturas sócio-ocidentais que coincidem,
oprimidos: militando pelo direito à diferença e criticando o sistema patriarcal,
1,
segundo algumas abordagens teóricas, um novo cinema aparece durante esse
Nos Estados Unidos e na Europa, o movimento feminista esforçava-se em
dominante e o cinema paralelo: o “cinema das mulheres” deve oferecer outras
2
De cierta manera
(Cosas de mujeres Rompiendo el silencio, 1979), a colombiana
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