A palheta e o pincel na construção de um mito fundador
Autor | Susana Bleil de Souza |
Cargo | Depto de História/UFRGS |
Páginas | 155-168 |
A PALHETA E O PINCEL NA CONSTRUÇÃO DE UM MITO
FUNDADOR
Susana Bleil de Souza
Depto de História/UFRGS
sbleil@orion.ufrgs.br
Resumo :O objetivo desse artigo é examinar como parte das elites intelectuais
e políticas uruguaias preocupava-se com a orientalização do Estado nacional
uruguaio e encarregava-se de consolidar a consciência nacional mediante
trabalhos intelectuais e artísticos. Embora cada arte tenha a sua própria linguagem,
Juan Manuel Blanes através da pintura procurava expressar as inquietudes de
seu tempo: pintar uma nação em construção. Blanes, criou símbolos pictóricos
nacionalismo uruguaio, nas lutas de independência contra o Brasil e construiu o
arcabouço de um imaginário nacional, o subsídio simbólico para a idéia de nação
que a elite pensante se dedicava a construir.
Palavras-chave: nação; imagem; identidade; Juan Manuel Blanes.
The palette and the brush under the founding myth construction.
Abstract: The objective of this paper is to examine how part of the intellectual and
political Uruguayan elites was concerned about the orientalization of the Uruguayan
National State and undertook the consolidation the national conscience through
intellectual and artistic works. Though each art has its own language, Juan Manuel
Blanes strived to express through painting the unrest of his time: to paint a nation
in construction. Blanes created pictoric symbols of the nationality and invented
an iconographic past. He quested for the genesis of the Uruguayan nationalism in
imagery, the symbolic subsidy for the idea of a nation that the thoughtful elite
strived to build up.
Key Words: nation; image; identity; Juan Manuel Blanes.
A pintura pode expressar as inquietudes de uma nação em construção. Juan
passado histórico nacional. Pintou um mundo de heróis e contribuiu, juntamente
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO