Não entender, o canteiro de obras: a pedagogia (im)possível

AutorLuciana di Leone
Páginas71-84
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 18, n. 29, p. 71-84, 2018|
doi:10.5007/1984-784X.2018v18n29p71 71
NÃO ENTENDER, O CANTEIRO DE OBRAS
A PEDAGOGIA (IM)POSSÍVEL
Luciana di Leone
UFRJ
RESUMO: A partir da experiência da sala de aula do professor Raúl Antelo é possível pensar em um
dispositivo que, não se constituindo em um método em sentido tradicional, poderia ser pensado
com uma pedagogia (im)possível. Colocando no centro desse dispositivo o “não entendimento”, é
possível analisar, por um lado, a derrocada da centralidade identitária, paternalista e de herança
e propulsor da vertigem, a voracidade e o dispêndio e, por outro, a aparição nessa derrocada das
ruínas que permitem o tecido de novas ficções críticas, de redes textuais e de novas genealogias,
menos paternais e mais maternas e infantis.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia; Genealogia; arquifilologia.
NOT UNDERSTANDING, THE FLOWERBED OF WORKS
THE (IM)POSSIBLE PEDAGOGY
ABSTRACT: From Professor Raul Antelo’s classroom experience it is possible to think about a device
that, once it is not constituted by a traditional method, could be thought of as an (im)possible ped-
agogy. Putting in the center of this device the “non comprehension”, it is possible to analyze, from
one hand, the downfall of identity, paternalistic and of heritage centrality and a propeller of the
vertigo, the voracity and the expenditure and, from the other hand, the appearance of the ruins in
this downfall that permit the weaving of new critical fictions, textual networks and of new genealogy,
less paternalistic and more maternal and infantile.
KEYWORDS: Pedagogy; Genealogy; Archiphilology.
Luciana di Leone é Professora Adjunta do departamento de Ciência da Literatura na Universidade
Federal do Rio de Janeiro.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT