Nas fronteiras do saber: dilatação da experiência e novas formas de racionalidade

AutorIvan Domingues
CargoProfessor titular no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Páginas1-18
DOI: 10.5007/1807-1384.2010v7n2p1
NAS FRONTEIRAS DO SABER: DILATAÇÃO DA EXPERIÊNCIA E NOVAS
FORMAS DE RACIONALIDADE
ON THE FRONTIERS OF KNOWLEDGE: THE ENLARGEMENT OF EXPERIENCE
AND THE NEW FORMS OF RATIONALITY
EN LAS FRONTERAS DEL SABER: AMPLIACIÓN DE LA EXPERIENCIA Y
NUEVAS FORMAS DE RACIONALIDAD
Ivan Domingues
1
RESUMO:
O artigo discute o panorama do saber na atualidade, focalizando a inflação do
conhecimento, a fragmentação das disciplinas e a perda de densidade dos
processos cognitivos, bem como a busca de alternativas através de experiências
multi-, inter- e transdisciplinares. Outros pontos enfatizados: o surgimento das
disciplinas hifenizadas (bio-química, etno-música, etc.); a aproximação da ciência,
tecnologia, arte e filosofia; o fim do generalista e do especialista. O sentido das
análises é epistemológico e o objetivo é evidenciar, contrastando-as, duas
abordagens do real que definem as estratégias cognitivas em diferentes campos do
conhecimento: as vias reducionistas e não-reducionistas. O acento recai sobre as
abordagens não-reducionistas, destacando-se os seguintes tópicos ou aspectos: a
dilatação da experiência e a expansão da razão, a conquista de diferentes níveis do
real, novas perspectivas para as ciências humanas e sociais. Por fim, depois de
ressaltar a importância da ancoragem disciplinar, sua centralidade é relativizada,
mediante o reconhecimento dos temas e das questões como importante acervo de
desafios e oportunidades, permitindo o avanço do conhecimento.
Palavras-chave: Conhecimento. Interdisciplinar. Dilatação da experiência.
Expansão da razão. Ciências humanas.
.
ABSTRACT:
The article discusses the panorama of knowledge today, focusing on the inflation of
knowledge, the fragmentation of disciplines and the density loss of cognitive
processes as well as the search for alternatives through multi-, inter- and
1
Professor titular no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pós-doutorado, École Nor male Supérieure Fontennay/Saint-Cloud, 1997-1998. Doutor em filosofia,
Université de Paris I (Sorbonne). Mestre em filosofia, UFMG, 1980. Bacharel em filosofia,
UFMG, 1976. Email: domingues.ivan3@gmail.com
Obra licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-
Não a obras derivadas 3.0 Unported
2
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.7, n.2, p. 1-18, jul/dez. 2010
transdisciplinary experiments. Other points emphasized: the emergence of the
hyphenated disciplines (bio-chemistry, ethno-music, etc.); the approach of science,
technology, art and philosophy; the end of the generalist and the specialist. The
sense of the analyses is epistemological and the goal is to demonstrate, in contrast,
two real approaches that define cognitive strategies in different fields of knowledge:
the reductionist and the non-reductionist. The stress falls on the non-reductionist
approaches, highlighting the following topics or aspects: the dilatation of the
experience and the expansion of reason, the conquest of different levels of reality,
new perspectives for the humanities and social sciences. Finally, after emphasizing
the importance of discipline, its centrality anchor is placed in context, through the
recognition of themes and issues as important challenges and opportunities acquis,
enabling the advancement of knowledge.
Keywords: Knowledge. Interdisciplinary Approaches. Enlargement of Experience.
Expansion of Reason. Humanities.
RESUMEN:
El artículo discute el panorama del saber en la actualidad, concentrándose en la
inflación del conocimiento, la fragmentación de las disciplinas y la pérdida de
densidad de los procesos cognitivos, así como en la búsqueda de alternativas a
través de experiencias multi-, inter- y transdisciplinares. Otros puntos relevantes: el
surgimiento de las disciplinas combinadas (bio-química, etno-música, etc.); la
aproximación de la ciencia, tecnología, arte y filosofía; el fin del generalista y del
especialista. El sentido de los análisis es epistemológico y el objetivo es evidenciar,
por contraste, los abordajes de lo real que definen las estrategias cognitivas en
diferentes campos del conocimiento: las vías reduccionistas y no-reduccionistas. El
acento recae sobre los abordajes no-reduccionistas, destacándose los siguientes
tópicos o aspectos: la ampliación de la experiencia y la expansión de la razón, la
conquista de diferentes niveles de lo real, nuevas perspectivas para las ciencias
humanas y sociales. Por último, después de destacar la importancia del anclaje
disciplinar, su centralidad es relativizada, por medio del reconocimiento de los temas
y de las cuestiones como importante tesoro de desafíos y oportunidades,
permitiendo el avance del conocimiento.
Palabras-clave: Conocimiento. Interdisciplinar. Ampliación de la experiencia.
Expansión de la razón. Ciencias humanas.
Antes de mais nada, gostaria de observar que há bastante tempo venho
trabalhando temas ligados ao Multi, ao Inter e ao Transdisciplinar, como co-fundador
do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, o IEAT, e também
como autor de vários estudos e editor de dois livros consagrados ao assunto.
Contudo, nunca trabalhei em cursos ou programas de pós Inter, Multi ou
Transdisciplinar.
Até hoje, ao me ocupar dessas matérias, o terreno é a pesquisa, não o
ensino, e por isso é com grande curiosidade e simpatia que eu de longe venho

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT