Influências da remuneração de executivos na congruência de metas
Autor | José Carlos Tiomatsu Oyadomari - Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar - Eliane Ferreira de Souza - Magda Aline de Oliveira |
Cargo | Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo - Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie |
Páginas | 53-74 |
Page 53
The Influence of the Executive Remuneration in the Congruence of the Goals
José Carlos Tiomatsu Oyadomari
Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo
Professor do Programa de PósGraduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie Endereço: Rua da Consolação, 896, prédio 60 CEP: 01302-907 – São Paulo/SP Brasil Email: oyadomari@mackenzie.br Telefone: (11) 2114-8273
Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar
Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo
Professora do Programa de PósGraduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie Endereço: Rua da Consolação, 896, prédio 60 CEP: 01302-907 – São Paulo/SP Brasil Email: rouxcesar@mackenzie.br Telefone: (11) 2114-8273
Eliane Ferreira de Souza
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Pesquisadora voluntária do Núcleo de Estudos em Controladoria – NECO Consultora da Defensor & Associados Consultoria em Gestão Empresarial Endereço: Rua Antônio Macedo, 339 CEP: 03087-010 - São Paulo – SP BRASIL Email: eliane@defensoreassociados.com.br Telefone: (11) 2098-2034 Ramal 27
Magda Aline de Oliveira
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Pesquisadora voluntária do Núcleo de Estudos em Controladoria – NECO Endereço: Rua da Consolação, 896, prédio 60 CEP: 01302-907 – São Paulo/SP Brasil Email: Mag.ali@ig.com.br Telefone: (11) 2114-8273
Artigo recebido em agosto de 2009. Passou por uma avaliação double blind review em novembro de 2009. Aceito em dezembro de 2009 pela Editora Científica Sandra Rolim Ensslin. Artigo apresentado no II Congresso ANPCONT, 2008, SALVADOR , 2008.
Page 54
Este estudo tem o objetivo de identificar quais são as práticas de remuneração variável adotadas pelas empresas e como as metas de remuneração estão atreladas às metas oriundas do Sistema de Controle Gerencial e, também, se há congruência entre as metas individuais e organizacionais. O estudo foi desenvolvido junto a 21 empresas de grande porte, a maioria pertencente ao ranking dos 200 maiores grupos econômicos do Brasil, feito pelo Valor Econômico. Os resultados obtidos sugerem que: 1) a remuneração variável, com metas individuais, está associada ao alcance das metas organizacionais; 2) as práticas adotadas pelo mercado para a remuneração variável têm peso diferenciado em termos de influência sobre o comportamento do gestor; 3) o conflito de agência pode se apresentar se as metas individuais não foram associadas às metas globais da organização; 4) o sistema de remuneração variável tem um efeito motivador na busca por desempenho.
Palavras-chave: Remuneração Variável, Congruência de Metas, Contabilidade Gerencial.
This study has the aim of identifying which variable remuneration practices are being used by the companies and how the remuneration goals are linked to the goals derived of the Management Control System and also, if there is coherence between the individual and organizational goals. The study was developed within 21 big companies, the majority part of the ranking of the biggest 200 economical groups, ranked by “Valor Econômico”. The obtained results show: 1) the variable remuneration, with individual goals, is linked to reaching the organizational goals; 2) the adopted practices by the market for the variable remuneration has a different power talking about the managerial behavior; 3) the action conflict can be shown if the individual goals have not associated to the global goals of the organization; 4) the variable remuneration system has a motivating in the search of the a performance.
Key words: Variable Remuneration, Goals Congruence, Management Accounting.
A busca por desempenhos econômicos superiores à média da indústria é presente nas organizações. A Estratégia, como campo do conhecimento, buscando entender como as organizações obtêm e mantêm vantagem competitiva sustentável, operacionalizada por desempenho econômico superior, identificou que os recursos possuídos pelas empresas explicam melhor a diferença de desempenho do que a escolha de um posicionamento na cadeia de valor (VASCONCELOS e BRITO, 2004). Dentre esses recursos podemse citar as pessoas como sendo uma fonte de vantagem competitiva (BROOKING, 1996); entretanto, para que essas pessoas gerem valor para o negócio é necessário que elas sejam motivadas a atingir as metas organizacionais. Ocorre que, muitas vezes, as metas pessoais podem não estar em consonância com as metas organizacionais, provocando assim o que os autores chamam de não congruência de metas. O problema se agrava ainda mais quando há uma política de remuneração variável que estimula o alcance das metas, quando estas não são congruentes.
Para assegurar que o comportamento e as decisões dos subordinados sejam consistentes com os objetivos e estratégias organizacionais, as organiza-
Page 55
ções utilizamse do Sistema de Controle Gerencial SCG (MERCHANT e VAN DER STEDE, 2007; ANTHONY e GOVINDARAJAN, 2002; HORNGREN, SUNDEN e STRATTON, 2004). Tradicionalmente as organizações definem metas e objetivos ao final do planejamento estratégico e processo orçamentário, entretanto não basta ter apenas metas e objetivos definidos, é necessário que as pessoas sejam motivadas a atingilas. Para estimular os empregados a cumprir os objetivos e metas surgiram vários procedimentos para gestão de pessoas, dentre eles o sistema de remuneração variável, o qual propõe que parte do salário seja associada ao nível de contribuição do funcionário à organização, ou seja, tornase mais clara, para o empregado, a relação entre o desempenho e o reconhecimento pela organização. Mas partindo da premissa que a remuneração variável estimula o alcance das metas, tornase relevante identificar se estas metas, as quais são base da remuneração variável, são congruentes em nível organizacional, ou seja, se estão alinhadas entre as metas individuais dos executivos e as metas globais da empresa.
Desta forma a questão de pesquisa que esse estudo pretende responder é: como a remuneração variável atrelada às metas individuais está associada com o alcance das metas organizacionais, indicando congruência de metas? Outra questão adicional é: será que as metas vinculadas à remuneração variável, se atingidas, colaboram para o atingimento das metas globais da empresa? Este estudo tem como objetivos específicos: 1. identificar quais são as práticas de remuneração variável adotadas pelas empresas; 2. identificar se as metas de remuneração estão atreladas às metas oriundas do SCG; 3. analisar se há congruência entre as metas individuais e organizacionais.
Consoante Demo (2000, p.73) reconhecese o “caráter intricado da realidade”, o qual exige estudos interdisciplinares, assim esse estudo aplicado sobre a contabilidade gerencial utilizase de conhecimentos oriundo da área de recursos humanos. A contribuição desse estudo, de natureza exploratória, é gerar maiores conhecimentos sobre o tema tão pouco estudado no Brasil, embora internacionalmente já venha sendo discutido com maior freqüência. Nesse sentido buscouse: (i) identificar os programas de práticas de remuneração variável no tocante a: representatividade, abrangência (diretoria, gestores), nível percentual da remuneração variável que é representado por atingir as metas globais da empresa, (ii) verificar se a remuneração variável depende de metas conjuntas; (iii) identificar se as metas da empresa são provenientes do Sistema de Controle Gerencial
Page 56
O Sistema de Controle Gerencial (SCG) é o sistema que a alta administração utiliza para controlar as atividades da organização, o comportamento e as decisões dos empregados e para observar se as mesmas são executadas de acordo com as estratégias organizacionais (ANTHONY e GOVINDARAJAN, 2002; MERCHANT e VAN DER STEDE, 2007) Merchant e Van der Stede (2007, p.29) relacionam quatro principais etapas na implementação de um SCG: primeiro, a organização deve definir as dimensões de desempenho esperadas e as não desejadas (lucro, retorno, satisfação de clientes, etc.); segundo, é necessário identificar como essas dimensões devem ser mensuradas ou medidas; terceiro, deve estabelecer metas para essas dimensões; e por último, devem ser criados incentivos para influenciar o comportamento dos gestores a atingirem essas metas.
Reconhecendo o papel das pessoas na execução do Sistema de Controle Gerencial, alguns aspectos devem ser considerados como pontos fundamentais de um SCG: (i) os indivíduos, geralmente, agirão em prol de seus interesses pessoais, desta forma, o SCG deve ser desenhado de forma a obter vantagens, tendo em vista este comportamento humano; (ii) devem ser alinhados os objetivos dos colaboradores com os...
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO