Experiências da fase escolar de estudantes universitários relativas à transição para a educação superior

AutorMuhammad Imran Yousuf
CargoLecturer, Division of Continuing Education, University of Arid Agriculture, Rawalpindi, Punjab, Pakistan
Páginas17-31
17
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.4, p. 17- 31, jul./dez. 2007.
SCHOOL AGE EXPERIENCES OF UNIVERSITY STUDENTS FOR TRANSITION
TOWARDS HIGHER EDUCATION
EXPERIÊNCIAS DA FASE ESCOLAR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
RELATIVAS À TRANSIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR.
EXPERIENCIAS DE LA ETAPA ESCOLAR DE ESTUDIANTES UNVERSITARIOS
RELACTIVAS A SU TRANSICIÓN PARA LA EDUCACION SUPERIOR
Muhammad Imran Yousuf
i
Abstract
The study was designed to examine the school age experiences of university students,
specifically the roles their school teachers, parents, and they themselves played in their
preparation for higher education. One thousand students from twenty universities were
randomly selected. Data collected through developed questionnaire was tabulated,
analysed and discussed. Chi Square was applied to determine whether the observed
frequencies were significantly different from the expected frequencies. Main conclusions of
study were that the students negated the role of school teachers, student self, peers and
school environment with the preparation skills needed for university level work, while only
parents’ role was found significant in preparing students for higher education.
Keywords: School Age, Role of teachers, Role of Parents, Role of Peers, Role of School
Environment, Transition to Higher Education.
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar as experiências da fase escolar de estudantes
universitários, principalmente o papel desempenhado por professores, pais e pelos
próprios alunos em sua preparação para a educação superior. Mil alunos foram
selecionados aleatoriamente entre vinte universidades. Os dados coletados com base em
um questionário desenvolvido foram analisados e discutidos. O quadrado de Chi foi
aplicado para determinar se as freqüências observadas foram significantemente
diferentes das freqüências esperadas. As principais conclusões do estudo foram que os
alunos negaram o papel dos professores, deles próprios, dos colegas de classe e do
ambiente escolar em relação às habilidades de preparação necessárias para o trabalho
de nível universitário, enquanto que somente o papel dos pais foi considerado significativo
na preparação dos alunos para a educação superior.
Palavras-chave: fase escolar, papel dos professores, papel dos pais, papel dos colegas
de classe, papel do ambiente escolar, transição para educação superior.
Resumen
El objetivo de este estudio es analizar las experiencias de la etapa escolar de estudiantes
universitarios, principalmente el papel que juegan los profesores, padres y los alumnos
mismos, en su preparación hacia la educación superior. Fueron seleccionados de manera
aleatoria mil alumnos entre veinte universidades. Los datos colectados por una encuesta
i Lecturer, Division of Continuing Education, University of Arid Agriculture, Rawalpindi, Punjab, Pakistan.
E-mail: miyphd@yahoo.com

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT