Empreendorismo no Brasil: situação e tendências

AutorMagali Geovana Ramlow Campelli - Nelson Casarotto Filho - Myriam Eugênia Ramalho Prata Barbejat - Gilberto de Oliveira Moritz
CargoDoutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC. Auditora Interna do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina. End.: Avenida Rubens de Arruda Ramos, 1082 ? Centro, Florianópolis ? SC. CEP: 88015-700 ? Brasil - Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC. Professor...
Páginas133-151
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Revista de Ciências da Administração • v. 13, n. 29, p. 112-132, jan/abr 2011
As Limitações dos Sistemas de Metas
Empreendedorismo no Brasil: situação e tendências
Magali Geovana Ramlow Campelli1
Nelson Casarotto Filho2
Myriam Eugênia Ramalho Prata Barbejat3
Gilberto de Oliveira Moritz4
Resumo
Este artigo apresenta as tendências do empreendedorismo no Brasil. Neste trabalho
são destacadas as iniciativas adotadas no País com enfoque para a avaliação
dos resultados produzidos pelo programa Empretec e o desempenho apontado
pelos relatórios do Global Entrepreneurship Monitor – GEM. Temas recentes também
são introduzidos no cenário atual, tais como, o empreendedorismo social e o
educacional.
Palavras-chave: Empretec. Global Entrepreneurship Monitor – GEM.
Empreendedorismo social. Empreendedorismo educacional.
1. Introdução
O presente artigo tem por objetivo, em um primeiro momento, apresen-
tar os conceitos e características comportamentais do empreendedor e os fa-
tores que devem ser monitorados a sua volta para a conquista do sucesso no
ambiente dos negócios.
Empreendedorismo no Brasil: situação e tendências
Revista de Ciências da Administração • v. 13, n. 29, p. 133-151, jan/abr 2011
1 Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Auditora Interna do Poder Executivo do Estado
de Santa Catarina. End.: Avenida Rubens de Arruda Ramos, 1082 – Centro, Florianópolis – SC. CEP: 88015-700 – Brasil. E-mail:
magalicampelli@yahoo.com.br.
2 Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor do Programa de Pós-Gradução em
Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina End.: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus
Universitário, CTC/EPS – Trindade, Florianópolis – SC. CEP: 88040-970 – Brasil. E-mail: casarotto@deps.ufsc.br.
3 Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Departamento em Engenharia
de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. End.: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Universitário, C TC/
EPS – Trindade, Florianópolis – SC. CEP: 88040-970 – Brasil. E-mail: mybarbejat@gmail.com.
4 Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular do Departamento de Ciências da
Administração da UFSC. End.: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Departamento de Ciências da Adminis-
tração, Campus Universitário – Trindade, Florianópolis – SC. CEP: 88040-900 – Brasil. E-mail: gomoritz@cse.ufsc.br.
Artigo recebido em: 04/05/2010. Aceito em: 08/11/2010. Membro do Corpo Editorial Científico responsável pelo processo editorial: Emerson
Antonio Maccari.
Esta obra está sob a Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
DOI: 10.5007/2175-8077.2011v13n29p133
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Magali G. R. Campelli • Nelson Casarotto Filho • Myriam Eugênia R. Prata Barbejat • Gilberto de Oliveira Moritz
Em um segundo momento serão abordadas as metodologias e critérios
de avaliação para micro e pequenas empresas, tempo de vida dos empreen-
dimentos e principais resultados apontados pelo programa Empretec e pelos
relatórios do Global Entrepreneurship Monitor – GEM, uma pesquisa que
vem sendo realizada no Brasil desde 1999.
No terceiro momento este artigo aborda o empreendedorismo social,
conceito este que se apresenta em desenvolvimento, apontando as diferen-
ças entre uma gestão social tradicional e uma empreendedora.
E, por último, merece destaque o tema empreendedorismo educacio-
nal, uma disciplina que está sendo desenvolvida pelas universidades e esco-
las em parceria com algumas instituições, como por exemplo, com o Sebrae,
para capacitar os futuros empreendedores para enfrentarem o competitivo
mercado de trabalho.
2. Empreendedor: conceitos e características
Antes de abordar o conceito de empreendedor, mister se faz abordar o
termo empreendedorismo assim definido como
[...] um neologismo derivado da livre tradução da palavra
entrepreneurship e utilizado para designar os estudos rela-
tivos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu siste-
ma de atividades, seu universo de atuação (DORNELAS,
2001, p. 37).
Ao se abordar o tema empreendedorismo, a primeira referência deve
ser feita a Jean-Baptiste Say (1767-1832), industrial e economista francês,
autor da Lei dos Mercados ou Lei de Say – segundo a qual a produção cria-
ria a sua própria demanda, impossibilitando uma crise geral da superprodu-
ção (SILVA; DUTRA, 2004).
O empreendedor é aquele que visualiza oportunidade em que poucos
a enxergam, antecipando-se aos sinais de novas tendências (ROQUE, 2010).
Para (1961), o empreendedor é o individuo que destrói a ordem econômica
existente ao criar novas formas de organização, ao explorar novos recursos
materiais ou ao introduzir novos produtos e serviços.

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