Nota dos Coordenadores

AutorGérson Marques/Ney Maranhao
Páginas11-11

Page 11

O trabalho humano sempre ocupou papel central na vida em sociedade. E tudo indica que essa importância há de se manter — apesar de, aqui e acolá, ver-se retumbar um ou outro prognóstico em sentido contrário.

Ocorre que também se afigura secular a resistência político-econômica frente a qualquer tentativa de impressão de melhoria à condição social da classe trabalhadora. Há mesmo quem pregue, nesse contexto, pautando-se em um ideal economicista diante do qual a mão de obra se traduz em um mero custo da produção, uma espécie de minimização da tutela do homem trabalhador, tanto em seu patrimônio quanto em sua própria dignidade. E isso mesmo diante do fato de que esse aprimoramento expressa indiscutível comando de nossa Carta Constitucional (art. 7º, caput).

Em meio a essa clássica tensão, foi criado, no final de 2007, em Florianópolis/SC, o Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e Ministério Público do Trabalho — IPEATRA, instituição sem fins lucrativos composta por Juízes e Procuradores do Trabalho de todo o território nacional e que tem por objetivo instigar a reflexão de questões ligadas ao campo juslaboral, à luz de uma perspectiva de máxima humanização nas relações de trabalho.

Atento aos seus propósitos, vem o IPEATRA, neste momento, perante a comunidade jurídica, prestar sua homenagem ao saudoso Ministro Arnaldo Süssekind, falecido em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT