Notas sobre o papel da cultura no desenvolvimento em Celso Furtado

AutorJoão Evanio Borba Caetano, Fabricio José Missio
Páginas19-35
19
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8085.2017v20n1p19/
Recebido em: 24-09-2017; Revisado em: 23-10-2017; Aceito em: 25-10-2017
Notas sobre o papel da cultura no desenvolvimento em Celso Furtado
Notes on the role of culture in the development in Celso Furtado
João Evanio Borba Caetano
johncaetano13@gmail.com
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
(UEMS)
Fabricio José Missio
fabriciomissio@gmail.com
Cedeplar/ Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG)
Resumo: O objetivo do artigo é retomar alguns elementos da análise de Celso Furtado
sobre o papel da cultura no desenvolvimento. Para tanto, a partir de eleme nt os da
abordagem hisrico-estrutural, articula-se inicialmente a conexão entre os conceitos de
desenvolvimento, cultura e dependência. Posteriormente, discutem-se as consequências
para o desenvolvimento dos países periféricos da ausência de autonomia dos centros
nacionais de decisão e o papel da cultura enquanto instrumento de dominação. Por fim,
apresentam-se algumas considerações sobre o caso brasileiro. Em termos conclusivos
destaca-se a necessidade dos países subdesenvolvidos lutarem pela valorização da cultura
local como forma de determinar os rumos do processo social, sendo que o estado tem papel
fundamental nesse processo.
Palavras-chave: Celso Furtado; Cultura; Desenvolvimento
Abstract: The objective of this article is to analyze key elements about the role of culture in
the development of Celso Furtado work. In order to accomplish it, we start researching from
the historical-structural approach by identifying, initially, the connections between the
concepts of development, culture and dependence. Then, it is discussed the consequences of
this approach for the development of the peripheral countries, the lack of its autonomy in
the decision making centers and the role of culture as an instrument of domination. Finally,
it is presented some considerations on the Brazilian case. An important conclusion of this
article is that the developing countries should fight for the appreciation of the local culture
as a way to determine the direction of the social process, and the State has a fundamental
role in this process.
Keywords: Celso Furtado; Culture; Development
1. INTRODUÇÃO
Além de ter sido um atuante economista brasileiro, Celso Furtado foi um dos mais
destacados intelectuais do país ao longo do século XX. Com uma vasta obra literária, com
mais de trinta volumes, traduzidos em mais de uma dúzia de idiomas, ganhou destaque não
somente no Brasil e na América Latina, como também na Europa e Estados Unidos, onde
estudou e lecionou em reconhecidas universidades.
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Mas a sua obra não se esgota no plano teórico. No Brasil, Celso Furtado atuou
enquanto homem público integrando órgãos estratégicos para o desenvolvimento brasileiro,
entre eles o Banco de Desenvolvimento (BNDE), em 1953; a Superintendência de
Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em 1959; além do Ministério do Planejamento,
em 1962. Em 1986, foi nomeado Ministro da Cultura do governo de José Sarney, onde
aprofundou suas reflexões sobre o papel da cultura no desenvolvimento econômico, político
e social de uma sociedade. Celso Furtado era, portanto, um homem de “ação” e seu
pensamento tinha por objetivo a ação prática1.
Pode-se afirmar, tanto no plano teórico como na prática, que o autor sempre lutou
para construir uma nação dotada de autodeterminação, cujos recursos fossem mais
equitativamente distribuídos dentro da população. Para tanto, a partir da concepção de que o
desenvolvimento era um processo multidimensional que abrangia a economia, a sociedade,
a política e a cultura, o autor deixa de lado qualquer possibilidade de que o desenvolvimento
pudesse ser conseguido por meio dos mecanismos de mercado, para afirmar que ele
envolvia “uma estratégia de modificação das estruturas”, ou seja, um projeto nacional de
caráter social e cultural. Ademais, essa estratégia deveria ser planejada, tendo o Estado
como um dos atores principais.
Se a análise furtadiana perdeu espaço ao longo das últimas décadas do século XX, em
grande parte pela rápida ascensão do neoliberalismo, o que se observa, nas primeiras décadas
do século atual, é um resgate do pensamento do referido autor (Szmrecsányi, 2005;
Bielschosky, 2006; Saboia e Carvalho, 2007; Araújo et all., 2009; Boianovsky, 2010 e 2015;
D´Aguiar, 2013; Coutinho, 2015; Cunha e Britto, 2017), em grande parte porque já se sabe
que os resultados do novo modelo de funcionamento dos mercados baseado na concorrência
externa, na desregulação dos mercados e nas privatizações têm sido menos positivos do que se
esperava a priori. Assim, multiplicam-se os seminários e as publicações com a difícil tarefa
de recuperar as principais ideias do autor, dada sua formação erudita e sua
interdisciplinaridade na análise do (sub) desenvolvimento brasileiro.
Nesse contexto, o objetivo deste artigo é sistematizar os principais conceitos e
elementos da análise furtadiana em relação ao papel da cultura no desenvolvimento. Para
tanto, a partir de elementos da abordagem histórico-estrutural2, articula-se a conexão entre
1 Nas palavras do autor, “o objetivo da ciência é produzir guias para a ação prática” (Furtado, 1964, p. 22).
2 Essa abordagem (método) permite uma análise conjunta e interconectada de aspectos econômicos, políticos e
sociais em uma perspectiva histórica. Assim, por um lado incorpora uma dimensão temporal no sentido de que
destaca a importância do contexto histórico para entender o funcionamento da economia e da sociedade. Ou seja,
ao se examinar tendências históricas, enfatizam-se às mudanças de co mportamento dos agentes e à trajetória das

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