Novo Qualis: Impacto na Avaliação da Produção Intelectual dos Pesquisadores em Administração

AutorTatiane Baseggio Crespi - Taísa Scariot Preusler - Nestor Alejandro Luna - Manuel Portugal Ferreira
CargoMestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração da Faculdade Meridional, IMED - Professor de Estratégia no Programa de Pós-Graduação em Administração, Uninove e...
Páginas131-147
Artigo recebido em: 19/10/2016
Aceito em: 15/03/2017
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p131
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
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NOVO QUALIS: IMPACTO NA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO
INTELECTUAL DOS PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO
New Qualis: Impact in the Assessment of the Intellectual
Production of Management Researchers
Tatiane Baseggio Crespi
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
Brasil. E-mail: tatianebaseggiocrespi@gmail.com
Taísa Scariot Preusler
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
Brasil. E-mail: taisa.s@hotmail.com
Nestor Alejandro Luna
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração da Faculdade Meridional -IMED. Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
Brasil. E-mail: alelunabr@hotmail.com
Manuel Portugal Ferreira
Professor de Estratégia no Programa de Pós-Graduação em Administração, Uninove e no Departamento de Gestão, ESTG, Portugal.
Leiria, Portugal. E-mail: manuel.portugal.ferreira@gmail.com
Resumo
Neste estudo analisa-se a avaliação da produção
intelectual – artigos publicados em periódicos científicos
– dos professores pesquisadores em Administração
usando indicadores quantitativos. Em 2015, a CAPES
definiu os critérios de um novo Qualis para o quadriênio
2013-2016 que teve efeitos retroativos a 2013, os quais
foram alvo de contestação. Com dados coletados dos
curriculos Lattes de uma amostra de 97 pesquisadores
em Administração e 325 artigos, observa-se o impacto
do novo Qualis na pontuação dos pesquisadores. Os
resultados mostram que a aplicação do novo Qualis
resultou em grande quebra na pontuação científica dos
pesquisadores, com eventuais reflexos nos conceitos
dos Programas de Pós-graduação em Administração
(PPGAs). Este estudo contribui para o debate sobre a
avaliação docente indexada a sistemas que ranqueiam
periódicos, o impacto específico do Qualis e a
mudança nos critérios Qualis na academia brasileira
de Administração.
Palavras-chave: Qualis. Indexadores. Produção
intelectual. CAPES.
Abstract
In this study we analyze the assessment of intellectual
production - articles published in scientific journals
- by management researchers using quantitative
indicators. In 2015 CAPES defined the criteria for
a new Qualis for the quadrennium 2013-2016 with
retroactive effects to 2013, that were highly contested.
With data collected from the curriculum Lattes of
a sample of 97 management researchers and 325
articles, we examined the impact of the new Qualis
on the researchers’ evaluation. Results show that the
application of the new Qualis led to a significant loss in
the researchers’ scientific scores, with possible reflections
on the evaluation of the doctoral programs. This study
contributes to the debate on the evaluation of scholars
indexed to systems that rank journals, the specific impact
of Qualis, and the change in the Qualis criteria in the
Brazilian academy of Management.
Keywords: Qualis. Indexes. Intellectual production.
CAPES.
132 Revista de Ciências da Administração • v. 19, n. 47, p. 131-147, abril 2017
Tatiane Baseggio Crespi • Taísa Scariot Preusler • Nestor Alejandro Luna • Manuel Portugal Ferreira
1 INTRODUÇÃO
A publicação científica – ou publicação de artigos
científicos em periódicos com revisão pelos pares – é
uma das métricas fundamentais na avaliação de pro-
fessores pesquisadores, programas (mais notavelmente
os de stricto sensu) e universidades (STAHL; LEAP;
WEI, 1988; MILLER; TAYLOR; BEDEIAN, 2011;
FERREIRA, 2015). Esta é uma realidade transversal
a muitos sistemas nacionais, dos Estados Unidos, aos
países Europeus e mesmo ao Brasil (GAZZOLA, 2008;
MACCARI et al., 2008; MACCARI et al., 2009; MAC-
CARI et al., 2014). No Brasil, especificamente, é a
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES) que cumpre a responsabilidade de
definir os critérios de avaliação, inclusive de avaliação
dos Programas de Pós-graduação (PPGs) stricto sensu,
e a divulgação da produção científica (MACCARI et al.,
2008; MACCARI et al., 2009; NASCIMENTO, 2010;
CAPES, 2015a).
A avaliação da produção científica dos pe-
quisadores é, usualmente, feita usando indicadores
quantitativos relacionados com os periódicos em que
publicam e o número de citações aos artigos nesses
periódicos – designado, comumente, por fator de
impacto. Atualmente, há três fontes de dados mais
usadas de citações: Web of Science (Wo S), Scopus
e Google Scholar (BAKKALBASI et al., 2006). No
Brasil, a CAPES desenvolveu um sistema próprio de
ranqueamento de periódicos designado por Qualis. O
Qualis classifica os periódicos em diferentes estratos
segundo diversos critérios, incluindo dados de outros
indexadores, como o fator de impacto do Journal
Citation Report (JCR), Scopus e SciELO. O Qualis
como sistema, é revisado periodicamente e foi alvo
de atualização e modificação em 2015, tendo efeitos
retroativos. A avaliação da produção científica impacta
diretamente os pesquisadores, mas também as univer-
sidades e, em especial, os PPGs, em cuja avaliação há
uma ponderação significativa da produção intelectual
(incluindo a publicação de artigos).
Nesse estudo, analisou-se os principais sistemas
de classificação de periódicos e focou-se especifica-
mente no Qualis brasileiro. Analisou-se a evolução
das alterações do Qualis, os indexadores que o Qualis
utiliza – JCR, Scopus e Scielo – e a relação estabelecida
pelo Qualis e a avaliação dos PPGAs. A abordagem
empírica consistiu na análise com natureza descritiva
do impacto da alteração do novo Qualis na pontuação
dos professores pesquisadores. Esta análise é neces-
sária dado que em 2015 a CAPES liberou os novos
critérios de avaliação dos periódicos que determina
a pontuação dos pesquisadores. Face às críticas que
este novo Qualis para o Quadriênio 2013-2016 gerou
pelo impacto na contabilização da produção científica
realizada em 2013 e 2014, analisou-se o impacto da
alteração no Qualis na avaliação da produção inte-
lectual dos pesquisadores. Para esta análise foram
coletados dados secundários dos currículos Lattes
de uma amostra aleatória de pesquisadores afiliados
a programas stricto sensu, do Portal Sucupira e dos
cadernos de indicadores da CAPES.
Este estudo tem, assim, duas contribuições pri-
mordiais. A primeira, para a melhor compreensão do
impacto dos sistemas quantitativos de avaliação do
desempenho científico dos professores pesquisadores
em Administração. Foi possível, assim, melhor entender
a relação entre as publicações em periódicos classifica-
dos nos diferentes estratos do Qualis e a avaliação dos
pesquisadores e dos PPGAs, no que se refere à avalia-
ção da produção intelectual. A segunda contribuição
é de cariz mais prático, consistindo na mensuração do
impacto real das alterações introduzidas no Qualis, em
2015, que retroagem, na pontuação dos professores
pesquisadores. Diante das mudanças introduzidas é
relevante entender o impacto que as alterações no
Qualis tiveram na avaliação do desempenho científico
dos pesquisadores e que poderão ter o seu reflexo na
avaliação CAPES dos PPGAs.
2 REVISÃO DA LITERATURA
As revistas científicas começaram a ser publicadas
no século XVII e desde então têm sido o veículo fun-
damental na comunicação científica (STUMPF, 1996).
As revistas científicas são um dos principais canais de
divulgação dos resultados da investigação, institucio-
nalizada na maioria das áreas do conhecimento. Seu
reconhecimento depende em grande medida da sua
qualidade e visibilidade (MIGUEL, 2011).
O grande crescimento de periódicos e do número
de artigos publicados torna ao pesquisador mais dificil
saber o que ler, e quais os artigos relevantes para a

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