Ocorrências típicas de fotografias relacionadas à violação dos direitos humanos das ditaduras militares Latino-Americanas

AutorLaila Figueiredo Di Pietro
CargoDoutora em Ciência da Informação Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, Brasil lailadipietro@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-7071-0185
Páginas1-22
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-22, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DO I: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e67924
Artigo
Original
OCORRÊNCIAS TÍPICAS DE FOTOGRAFIAS
RELACIONADAS À VIOLAÇÃO DOS DIREITOS
HUMANOS DAS DITADURAS MILITARES
LATINO-AMERICANAS
Typical occurrences of photographs related to human rights violation of Latin American military
dictatorships
Laila Figueiredo Di Pietro
Doutora em Ciência da Informação
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, Brasil
lailadipietro@gmail.com
http://orcid.org/0000-0002-7071-0185
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: identificar as funções da fotografia nesses períodos, no Brasil, Chile e Argentina, a fim de reforçar a
necessidade da compreensão do documento fotográfico como ferramenta para a justiça e do desenvolvimento de
instrumentos de organização de acervos que garantam a manutenção das propriedades desse tipo de documento.
Método: Foi realizado um levantamento de ocorrências de termos relacionados à fotografia nos relatórios produzidos
pelo projeto Brasil Nunca Mais e por comissões da verdade dos países estudados e analisadas as transcrições de
depoimentos. Ademais, foram inseridos outros exemplos de ocorrência de fotografias no contexto analisado para
complementar a lista de funções, que foi classificada e apresentada como resultado não exaustivo dessas ocorrências.
Resultado: As 26 funções identificadas demonstram que a fotografia foi utilizada como produto administrativo, foi arma
de oposição política e ideológica que reforçou a posição da imprensa, foi um recurso na busca e na denúncia de
organizações de familiares de vítimas, foi utilizado por militantes para identificação de torturadores e para a produção de
documentação falsa, foi e segue sendo prova apresentada em comissões da verdade e julgamentos, registrou e registra
o trabalho das instituições de defesa dos direitos humanos e atua como ferramenta política e artística.
Conclusões: Esper a-se que , cada vez mais, a fotografia seja compreendida como parte integrante dos acervos que
contribuem para os processos de justiça de transição.
PALAVRAS-CHAVE: América Latina. Direitos humanos. Ditadura militar. Documento fotográfico. Fotografia.
ABSTRACT
Objective: The research s ought to identify the functions of photography in these periods, in Brazil, Chile and Argentina,
in order to reinforce the need to understand the photographic document as a tool for justice and the devel opment of
collections organization instruments that guarantee the maintenance of the properties of this type of document.
Methods: A survey of occurrences of terms related to photography was carried out in the reports produced by the project
Brasil: Nunca Mais an d by truth commissions of the countries studied and analyzed the transcripts of testimonies. In
addition, other examples of the occurrence of photographs were inserted in the context analyzed to complement the list
of functions, which was classified and presented as a non-exhaustive result of these occurrences.
Results: The 26 functions i dentified demonstrate that photography was used as an administrative product, was a
weapon of political and ideological opposition that reinforced the press's position, was a resource in the search and
denunciation of organizations of relatives of victims, was used by militants to identify torturers and for the production of
false documentation, has been and continues to be evidence presented in truth and trial commissions, recorded and
records the work of human rights institutions and acts as a political and artistic tool.
Conclusions: Photography is increasingly expected to be understood as an integral part of the collections that
contribute to transitional justice processes.
KEYWORDS: Human rights. Latin America. Military dictatorship. Photography. Photographic document.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ci ência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-22, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DO I: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e67924
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1 INTRODUÇÃO1
Os arquivos e os diferentes tipos de documentação que os compõem
possibilitam a identificação dos agentes envolvidos em crimes contra a humanidade, para
que sejam responsabilizados e que não ocupem novos cargos de poder no Estado; a
exposição da verdade, a partir da interpretação dos dados existentes nos arquivos e de
sua comparação com os fatos relatados pelas vítimas; a reparação e a restituição às
vítimas e à sociedade (PETERSON, 2012).
Dentre os documentos produzidos, que atuam como prova de atividades realizadas
durante e após períodos de graves violações dos direitos humanos, há uma numerosa
ocorrência de fotografias, que está presente em diferentes tipos de instituições e grupos
de trabalhos destinados à de defesa desses direitos universais, revelando a importância
de discussões sobre o documento fotográfico e suas características quando relacionado à
luta contra as violações e os processos de justiça transicional.
Utilizada como prova, como arma ou como instrumento de memória, a fotografia
esteve presente durante todos os períodos experimentados pelos países latino-
americanos de violações dos direitos humanos decorrentes das ditaduras militares
instauradas nas décadas de 1960 e 1970, bem como nos processos de transição que
ainda estão acontecendo na região.
Trabalhou-se nessa pesquisa com a hipótese de que a fotografia exerceu um
importante papel durante e após as ditaduras militares latino-americanas, relacionado
tanto às atividades repressivas, às resistências políticas quanto às iniciativas de defesa
dos direitos humanos. A partir dessa hipótese e do desenvolvimento da pesquisa,
surgiram as seguintes questões: (1) Quais funções as fotografias assumiram durante os
períodos de ditadura militar que ocorreram no Brasil, no Chile e na Argentina, entre as
décadas de 1960 e 1990, para os governos repressivos, para os militantes e para as
organizações e indivíduos que atuavam contra as violações dos direitos humanos? E (2)
quais funções as fotografias assumiram após as ditaduras militares, durante os períodos
de justiça transicional, para as comissões da verdade, organizações e indivíduos que
atuaram ou atuam em defesa dos direitos humanos?
1 Este artigo é parte da pesquisa da tese de doutorado intitulada “A importância do contexto para a
manutenção do caráter probatório do documento fotográfico relacionado à violação dos direitos humanos na
ditadura militar na América Latina”, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
da Universidade de Brasília, orientada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez e co-orientada pelo Prof.
Dr. Luis Carlos Toro Tamayo. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35230.

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