Office

AutorHelder Satin, André Fioravanti
Páginas33-132
PARTE II
OFFICE
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Manual Completo de Informática para Concursos 35
1. OFFICE
Os programas que pertencem aos pacotes Office auxiliam em atividades diárias
em um escritório, como a edição de textos, criação de planilhas dinâmicas, apresenta-
ções de slides e manipulação de bancos de dados.
Existem dois principais pacotes atualmente que englobam todas essas funções:
o Microsoft Office e o OpenOffice, também chamado de LibreOffice (sua versão em
português é denominada BrOffice). Enquanto o primeiro é um software proprietário, o
segundo é um projeto Open Source, ou seja, pode ser alterado e distribuído livremente.
Ambos possuem programas que atendem as necessidades mencionadas, sendo
que os programas do pacote Open Office suportam os formatos do MS Office, permi-
tindo inclusive salvar os documentos nos formatos dele, enquanto o MS Office suporta
apenas os seus formatos.
Vejamos quais são os programas correlatos nestes pacotes:
Microsoft Office OpenOffice
Editor de Texto Word Writer
Editor de Planilhas Excel Calc
Editor de Apresentações PowerPoint Impress
Gerenciador de Bancos de Dados Access Base
1.1. Editores de texto
Estes programas estão entre os mais utilizados no dia-a-dia e permitem a edi-
ção de textos fornecendo diversas funções de formatação de texto, inserção de imagens,
links, tabelas e outros elementos.
O MS Word salva seus documentos no formato doc (até a versão 2003) e nos formato
docx (a partir da versão 2007) e PDF (a partir da versão 2010). Já o Writer permite salvar os
documentos nos formatos odt (seu formato padrão), html e xml além de doc, docx e PDF.
Nestes programas também existem diversos atalhos que auxiliam o usuário na
criação de documentos, vejamos quais são os principais e suas funções:
Ctrl + Page Up: move o cursor de texto para o início da página anterior;
Ctrl + Page Down: move o cursor de texto para o início da próxima página;
Ctrl + Home: move o cursor de texto para o início do documento;
Ctrl + End: move o cursor de texto para o nal do documento;
Ctrl + Enter: move o cursor para o início da próxima página fazendo uma quebra de
página manual;
Ctrl + Backspace: apaga a palavra imediatamente a esquerda do cursor de texto;
Ctrl + Setas direcionais: movem o cursor de texto para o começo da palavra à direita ou
esquerda (direita e esquerda) ou para o começo da linha abaixo ou à cima (cima e baixo);
Ctrl + Alt + F: ativa a inserção de notas de rodapé;
Ctrl + Shi + C: ativa a função Pincel;
Ctrl + N: efeito negrito;
Ctrl + I: efeito itálico;
Ctrl + S: efeito sublinhado;
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