Oficinas para crianças em situação de rua: cartografia das pesquisas em psicologia social

AutorSônia Regina Correa Lagesa - Marco Aurélio Saraiva Carvalho
CargoProfessora de graduação e pós-graduação no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil - E-mail: soniarclages@gmail.com - Psicólogo, mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil ? E-mail: aureliusds@gmail.com
Páginas24-40
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 52, 2018, e039803
ISSN 2178-4582.
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2018v52039803
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Artigo Original
Acesso Aberto
Oficinas para crianças em situação de rua: cartografia das
pesquisas em psicologia social
Workshops for Street Children: Cartography of the Investigations in
Social Psychology
Talleres para niños en situación de calle: cartografía de las
investigaciones en psicología social
Sônia Regina Correa Lagesa ; Marco Aurélio Saraiva Carvalhob
a Professora de graduação e pós-graduação no Departamento de Psicologia d a Universidade Federal de Minas Gerais,
Belo Horizonte, MG, Brasil - E-mail: soniarclages@gmail.com
b Psicólogo, mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil – E-mail:
aureliusds@gmail.com
Resumo: A Convenção sobre os Direitos da Criança propôs um novo paradigma que considera as crianças como sujeitos
de direitos. No entanto, no Brasil, a efetivação desses direit os ainda parece distante, o que demonstram os indicadores
sociais. Com este foco, apresentaremos parte de uma pesquisa que objetivou investigar a produção científica sobre
violações dos direitos humanos na infância. Serão apresentadas as publicações que investigaram as atividades
desenvolvidas em entidades vo ltadas para a infância em situação de rua. Utilizando o método estado da arte, a pesquisa
incidiu sobre as revistas de psicologia indexadas no portal da Qualis CAPES com a classificação de A1 até C, sendo
encontrados dois artigos. Os resultados de monstram a fragilidade das pesquisas da psicologia social na análise das
metodologias utilizadas no referido campo de pesquisa, o que dificulta sua colaboração na construção de indicadores para
avaliação dos serviços voltados para o atendimento às crianças em situação de rua.
Palavras-chave: Crianças em situação de rua. Instituições públicas.
Abstract: The Convention onthe Rights of the Child proposed a new paradigm that considers children as subjects of
rights. However, in Brazil, the effectiveness of these rights still seems distant, what the social indicators show. With this
focus, we present part of a research aimed to investigate the academic production about human rights violations in
childhood. Publications that investigated the activities developed by entities dedicated to street children will be presented.
Using the state of the art method, the research focused journals on ps ychology indexed in the Qualis CAPES index from
level A1 to C, and found two articles. The results demonstrate the fragility of the social psychology research in the analysis
of the methodologies used in this researc h field, which hinders its collaboration in the construction of indicators for
assessment of services for the care of street children.
Keywords: Children in street situations. Public institutions.
SÔNIA REGINA CORREA LAGES E MARCO AURÉLIO SARAIVA CARVALHO
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Resumen: La Convención sobre los Derechos del Niño propuso un nuevo paradigma que considera a los niños como
sujetos de derechos. Sin embargo, en Brasil, la efectividad de esos derechos todavía parece distante, lo que demuestran
los indicadores sociales. Con este foco, presentaremos parte de una investigación que objetivó investigar la producción
científica sobre violaciones de los derechos humanos en la infancia. Se presentarán las publicaciones que investigaron las
actividades desarrolladas en entidades dirigidas a la infancia en situación de calle. Utilizando el método estado del arte,
la investigación se centró en las revistas de psicología indexadas en el portal de Qualis CAPES con la clasificación de A1
a C, encontrándose dos artículos. Los resultados demuestran la fragilidad de las investigaciones de la psicología social en
el análisis de las metodologías utilizadas en el referido campo de investigación, lo que dificulta su colaboración en la
construcción de indicadores para evaluación de los servicios dirigidos a la atención a los niños en situación de calle.
Palabras clave: Niños en situación de calle. Instituciones públicas.
INTRODUÇÃO
No Brasil, a atenção às crianças em situação marginal percorreu um longo caminho: a
catequização jesuítica para diminuir o paganismo na Colônia; a Roda dos Expostos nas Santas Casas
de Misericórdia (alternativa para o infanticídio); asilos e orfanatos para os recolhidos nas ruas, com
o objetivo de manter a ordem pública e fornecer mão-de-obra barata; as colônias correcionais para
reabilitação pelo trabalho e instrução no início do século XX; a criação dos tribunais e juízes de
menores na década de vinte que regulamentam sobre o “menore o “delinquente”; e a criação da
Fundação Nacional do Bem Estar do Menor (FUNABEM), nas décadas de 60 e 70, quando esse
menor se torna um problema de Segurança Nacional (dispositivo que enfatiza o controle institucional
sobre as crianças e adolescentes em conflito com a lei) (MIRANDA, 2005).
A presença do Estado se fez presente deste as Rodas dos Expostos, quando subsidiava tais
projetos com verbas públicas, e em todos os momentos seguintes, com o objetivo de normalizar,
controlar, vigiar e punir as situações da infância e juventude que não se enquadravam no modelo de
produção capitalista ou apresentavam comportamentos desviantes do que pregava a moral vigente. A
reclusão, o isolamento social, os castigos físicos, o encaminhamento para o trabalho agrícola ou
industrial (não remunerado ou pagamento de valores baixíssimos), a exclusão social, e a punição

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