Oportunidade de Trabalho para os Mais Velhos, Alternativa em que Todos Lucram

AutorAdalberto Brandalize
CargoTribunal de justiça do Estado do Paraná
Páginas47-54

Page 47

1 Introdução

O presente estudo analisa o ser "velho" ou idoso e sua relação com o mercado de trabalho, bem como o papel do idoso na família, na qual, em mais da metade é o rendimento do idoso que provém a maior parte do sustento familiar.

A participação do idoso no mercado de trabalho como elemento produtivo e forma social de marketing e como forma de aproveitar a experiência acumulada ao longo dos anos de trabalho e gerar lucros.

Pesquisa-se alguns exemplos positivos de empresas que valorizam o trabalho da terceira idade e em contrapartida o comentário das situações de retorno do idoso ao mercado de trabalho pela "porta de traz".

Como pensam os jovens de hoje que serão os idosos de amanhã, como eles tratam essa questão e a aposentadoria insuficiente como causa do retorno ao trabalho.

2 Metodologia

Trabalha-se a pesquisa bibliográfica em fontes primárias, objetivando a coleta de dados em publicações adequadas e direcionadas de autores a cada abordagem no trabalho. A análise e a avaliação das informações pertinentes a situação em questão visando fundamentar as hipóteses. É oportuno citar Cruz e Ribeiro (2003, p.11):

Todas as pesquisas, independente de sua classifi-cação (seja com base nos objetivos, procedimentos técnicos ou

Page 48

fontes de informação), supõem e exigem uma pesquisa bibliográfica prévia. Fato este que explica diversos objetivos de uma pesquisa desse tipo

Complementa-se com a citação de Cervo e Bervian (1983, p. 55):

A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos, busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.

A identificação de textos e pesquisas relativas à problemática do idoso útil, bem como as mudanças culturais, mostra a validade e explicitam o problema.

3 Ser Idoso e o Mercado de Trabalho

O entendimento do que é idoso ou velho varia, para boa parte das empresas passou dos 40 anos é velho, para a previdência este conceito é bem mais tardio e este é um paradigma que precisa mudar.

Muitas empresas despedem os profissionais mais velhos não por causa da idade, mas, devido ao salário, que veio aumentando no tempo por diversas razões, atualmente está acima do salário médio de mercado e acaba tornando-se proibitivo para as empresas. A legislação que gera encargos sociais elevados e ainda o valor da rescisão que se potencializa alavancada pelo tempo de casa, porém está estaticamente comprovado que mesmo com o anteriormente exposto esses trabalhadores são lucrativos e geram retorno.

O desligamento da rotina de anos de trabalho significa um giro de 180° e às vezes, esta mudança é dramática pelas conseqüências psicológicas e morais. O sujeito deve repensar e redefinir sua vida e identidade ao mesmo tempo em que deve assumir sua velhice e o estigma de ser inativo, da fragilidade física e a competência para produzir.

De acordo com a UATI (2007) para alguns a perda da função principal da vida, trabalho produtivo economicamente para o homem, e criação de filhos para a mulher, é um grande impacto, pois os maiores valores estão apoiados nessas funções. Para pessoa que se aposenta a incorporação gradativa de outras ocupações, de interesses novos, a adesão voluntária a trabalhos sociais são, capazes de conferir novo sentido de vida e ocupar produtivamente o tempo livre, sempre que sejam favorecedoras do desenvolvimento humano, estímulo mental e manutenção emocional de valores altruístas.

Quantos anos têm o idoso? O Plano de Ação Internacional sobre Envelhecimento das Nações Unidas (1982), acompanhando a orientação da Divisão de População, estipulou 60 anos como o patamar que caracteriza o grupo idoso. Porém, é usual, em demografia, definir 60 ou 65 anos como o limiar que define a população idosa. Moreira (2001) explica sobre o envelhecimento da população brasileira, acres-centando que por envelhecimento populacional entende-se o crescimento da população considerada idosa em uma dimensão tal que, de forma sustentada, amplia a sua participação relativa no total da população.

A ampliação do peso relativo da população idosa devese a redução do grupo etário jovem, em conseqüência da queda da fecundidade, configurando o que se denomina envelhecimento pela base.

A aposentadoria no Brasil, em uma sociedade com membros intimamente identificados em constituir uma família, produzir e ter remuneração suficiente para cobrir as necessidades da casa, do cônjuge e da família, o termo "Aposentadoria" se apresenta ameaçadora, carregada de imensas dificuldades e conseqüências às vezes imprevisíveis e até desastrosas, motivado pelo descaso do Governo e da própria sociedade.

O Brasil é um país em que a população está envelhecendo e aumentando gradativamente a longevidade do povo, e isto está fazendo com que a sociedade repense vários aspectos como: aposen-tadoria e o que fazer após a mesma ou ainda uma pessoa com 45 anos é produtiva, por que, geralmente é suprimida do mercado de trabalho? As pessoas tendo uma maior expectativa de vida começam a questionar-se a respeito de alguns sonhos "esquecidos", um retornar a faculdade (o que hoje é até estimulado por algumas instituições de ensino), ou ainda a segunda profissão, que no passado era realizada como hobby ou complemento familiar e, hoje se torna a profissão principal.

Reproduzindo a idéia de Vieira Sá (2007), os motivos variam e podem ser muitos: necessidade econômica, não gostar de ficar em casa, entre outros. O primordial e mais importante é o indivíduo ser produtivo e útil, capaz de interagir com o meio e levar conhecimentos de sua experiência de vida para o seu novo trabalho e, em síntese sentir-se parte da sociedade e não a margem da mesma.

A contra partida, será prover-se tanto em nível econômico como, e principalmente emocional e social, sem ser taxado por si ou pelos outros de peso social por estar "improdutivo" e não ter mais o mesmo "status" social que adquiriu no passado. Os desafios trazidos pelo envelhecimento da população têm diversas dimensões e dificuldades, mas nada é mais justo do que garantir ao idoso a sua integração na comunidade.

Alguns idosos estão dispostos ao desafio do novo e percebe-se claramente através dos telejornais que alguns empresários começam a mudar e estão dando oportunidade no mercado de trabalho, bem como valorizando e destacando características como responsabilidade, organização, disciplina, comprometimento e pontualidade nas atividades realizadas.

A nossa sociedade como um todo tem que se preparar para envelhecer com dignidade e receber a nova leva de idosos, dando oportunidades de ação nos vários níveis sociais.

Segundo o artigo, A Política Nacional do Idoso (2002) o envelhecimento da população influencia o consumo, a transferência de capital e propriedades, impostos, pensões, mercado de trabalho, saúde e assistência médica, a composição e organização da família. É um processo normal, inevitável, irreversível e não uma doença, não deve ser "tratado" apenas com soluções médicas, mas também por intervenções sociais, econômicas e ambientais.

Page 49

O envelhecimento da população está criando um mercado para empresas de venda de serviços que abrangem o turismo, alimentação especial, medicamento, roupas, lazer, etc. com um crescimento em ritmo acelerado, e com oportunidades de negócios, bem como automaticamente está oportunizando a volta dos mesmos para trabalharem nas áreas envolvidas.

Especialista em velhice nas Nações Unidas, Dr. Walter Beatie, diretor do centro de gerontologia da Universidade de Siracusa fez a previsão que a população mundial com mais de 60 anos, que em 1970 representava 8,4% do total, atingiria em 2000, 9.3%, elevando o número de 304 milhões para 581 milhões de pessoas. Em 1900, 10 a 17 milhões de pessoas tinham mais de 65 anos, menos de 1% da população mundial. Em 1992 aumentou para 342 milhões, correspondendo a 6,2%. Estima-se que, em 2050 serão 2,5 bilhões de pessoas com mais de 65 anos, cerca de 20% do total dos seres humanos (BARRETO, 1992).

De acordo com Pereira (2007, p.9):

O aumento do número de idosos causará impacto imediato na saúde e na Previdência, que terão seus gastos elevados. Em 1960, havia 0,9 aposentado para cada 10 pessoas em idade ativa (entre 15 e 65 anos). Hoje, há 1,3 aposentado para cada dez trabalhadores. Documento do Ministério da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT