Organizações enquanto práticas: uma análise narrativa no contexto da economia criativa local

AutorÍtalo Henrique F. R. Silva, Elisabeth Cavalcante dos Santos
CargoUniversidade Federal de Pernambuco (PPGIC/CAA/UFPE)/Universidade Federal de Pernambuco (PPGIC/CAA/UFPE)
Páginas65-82
R C A
Organizações Enquanto Práticas: uma Análise Narrativa no Contexto da Economia Criativa Local
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
4
RESUMO
Neste artigo, procuramos compreender as práticas organiza-
tivas por meio da análise narrativa em organizações inseridas
no contexto da economia criativa local na cidade de Caruaru,
Pernambuco, Brasil. Duas organizações localizadas no Agreste
pernambucano foram acessadas: uma organização ligada ao
segmento de cultura popular e uma outra organização ligada
ao segmento de tecnologia da informação e desenvolvimento
de startups. Assumimos a natureza de pesquisa qualitativa,
triangulando observações participantes, entrevistas semiestru-
turadas e pesquisa documental. A partir do material empírico
levantado, constatamos que as organizações são práticas
constituídas por narrativas, sendo acessadas seis delas: a
prática de confecção de bonecos, prática de ensaio, prática de
realização de evento, prática de ensino-aprendizagem, prática
de apresentação e prática de incubação. Analisamos também
as estratégias (elaboradas por órgãos públicos) e as táticas
(elaboradas pelos(as) praticantes), estas últimas observadas
na construção de espaços nos lugares impostos. Também
problematizamos a Economia Criativa praticada em Caruaru,
PE enquanto contexto (site) no qual as práticas organizativas
acontecem e se tensionam, mostrando forte heterogeneidade.
Palavras-Chave: Práticas Organizativas. Economia Criativa.
Narrativas. Agreste.
ABSTRACT
The aim of the article was to understand organizational practi-
ces through narrative analysis in organizations inserted in the
context of the local creative economy in the city of Caruaru,
Pernambuco, Brazil. Two organizations located in the Agreste
region of Pernambuco were accessed: an organization related
to the popular culture segment and another organization rela-
ted to the information technology and startup development
segment. We use the nature of qualitative research, using the
triangulation of methods such as participant observations,
semi-structured interviews and document research. From the
empirical material collected, we found that organizations are
practices constituted by narratives. We have accessed six of
these practices: puppet-making practice, rehearsal practice,
event-making practice, teaching-learning practice, presen-
tation practice, and incubation practice. We also analyzed
the strategies (developed by public agencies) and the tactics
(developed by the practitioners). The tactics were perceived as
practices of construction of spaces in imposed places. We also
discuss the Creative Economy practiced in the city of Caruaru
as a context (site) in which organizational practices take place
and are tensioned, showing strong heterogeneity.
Key-words: Organizational Practices. Creative Economy. Nar-
ratives. Agreste of Pernambuco.
Organizações Enquanto Práticas: uma Análise
Narrativa no Contexto da Economia Criativa Local
Organizations while Practicing: A Narrative Analysis
in the Context of the Local Creative Economy
Ítalo da Silva
Universidade Federal de Pernambuco (PPGIC/CAA/UFPE).
email: italo.freitas@ufpe.br
https://orcid.org/0000-0003-4489-1389
Elisabeth Cavalcante dos Santos
Universidade Federal de Pernambuco (PPGIC/CAA/UFPE).
email: elisabeth.csantos@ufpe.br
https://orcid.org/0000-0003-3133-7290
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e67042
Submetido: 13/08/2019
Aceito:08/02/2022
Ítalo da Silva • Elisabeth Cavalcante dos Santos
Revista de Ciências da Administração • v. 24, n. 62, p. 65-82, jan.-abr. 2022
66
R C A
1 INTRODUCTION
A economia criativa pode ser entendida como
uma forma de interligar diferentes setores produtivos,
baseados sobretudo no conhecimento e criatividade
para alavancar a geração de emprego, renda e riqueza.
No Brasil e também em outros países no mundo, o
crescimento da participação da economia criativa no
produto interno bruto (PIB) tem chamado atenção
dos governos na promoção de políticas públicas de
incentivo e fomento para o setor, percebendo a sua
importância (BRITTO, 2016; KON, 2016).
O posicionamento que orienta esta pesquisa
percebe que a economia criativa compreende a cria-
tividade e a inventividade das pessoas como centrais
para o desenvolvimento econômico, social, cultural e
sustentável da sociedade, na geração de produtos e/ou
serviços criativos que oportunizem trabalho, renda e
riqueza; e ainda se preocupa com o ciclo de criação,
produção, distribuição e consumo das propostas de
valor dos produtos e/ou serviços ligados à dimensão
simbólica do trabalhos das pessoas, sejam com as
artes, sejam com a tecnologia, isto é, diferentes ma-
neiras de usar a criatividade – não distante de seu
contexto (UNCTAD, 2008; 2010; 2013; KON, 2016;
BRITO, 2016).
A questão de pesquisa que instiga nossa reex-
ão neste artigo é: como as praticadas organizativas
podem ser compreendidas por meio da análise de
narrativas em organizações inseridas na economia
criativa local? Desse modo, nosso objetivo para este
artigo é compreender as práticas organizativas por
meio da análise narrativa em organizações inserida
no contexto da economia criativa local em Caruaru,
Pernambuco, Brasil. Em outras palavras, buscamos
compreender as práticas organizativas a partir de
narrativas acessadas, e entender como tais práticas
compõem o organizar (organizing) cotidiano de or-
ganizações inseridas na economia criativa local. Em
termos epistêmicos, como buscamos entender as or-
ganizações enquanto práticas, estamos alinhados aos
Estudos Baseados na Prática – EBP (practice-based
studies – PBS). A abordagem da prática nos permite
acessar a realidade da gestão cotidiana, privilegiando
o conhecimento em administração proveniente da/
na prática (ver NICOLINI, 2013; SCHATZKI, 2001;
2003; 2006; 2012; 2016). Utilizamos o entendimento
de que o organizar (organizing) é formado por práti-
cas organizativas com base nas atividades que as
pessoas fazem coletivamente nas organizações, a m
de atingir um objetivo de modo temporal, espacial
e processual (DUARTE; ALCADIPANI, 2016). Tais
práticas do organizar acontecem num determinado
contexto, seguindo o entendimento de Schatzki (2003;
2011) sobre um site ontology (ontologia contextual).
Assim, as organizações estão postas em um contexto
(site) preciso formado por práticas e arranjos mate-
riais que fazem as organizações acontecerem, isto é,
existirem no social (SCHATZKI, 2003; 2006; SAN-
TOS; SILVEIRA, 2015).
Neste estudo, entendemos que o contexto em
questão é a Economia Criativa de Caruaru, cidade
localizada na região do Agreste de Pernambuco, his-
toricamente constituída por tensões e contradições
entre tradicionalidades e modernidades, comuns às
dinâmicas econômicas, sociais e culturais de contex-
tos periféricos (IBARRA-COLADO, 2006; SANTOS;
HELAL, 2017; SÁ, 2018). Essa premissa permite
problematizar a noção de Economia Criativa como
algo homogêneo, que acontece do mesmo modo
em qualquer lugar. No nosso entendimento, essa
economia apresenta particularidades a depender das
condições históricas, sociais, culturais e econômicas
do contexto em questão. E investigar essas questões,
de maneira crítica e problematizadora, justica a re-
alização deste trabalho, no intuito de construir novos
olhares sobre o tema, que inspirem ações condizentes
com a realidade local.
Dessa maneira, a pesquisa foi realizada por
intermédio da triangulação entre observação partic-
ipante, entrevista semiestrutura e análise documental.
Além disso, zemos uso de dados secundários gera-
dos pela Secretária de Desenvolvimento Econômico
e Economia Criativa (SEDEEC) da cidade de Carua-
ru-PE, e a utilização de fotos e vídeos para captar os
inúmeros momentos em que as práticas aconteceram.
A análise e interpretação do material empírico apu-
rado foi realizada a partir da compreensão de que
as organizações, assim como as pessoas, constroem
suas práticas via narrativas de conhecimento prático
(CZARNIAWSKA, 1998; 2000; 2011).
Assim, apresentamos como principal con-
tribuição da pesquisa a noção de organização enquan-
to práticas constituídas por narrativas, bem como

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT