Organizando o material

AutorAmador Cassiano
Páginas51-53

Page 51

5. 1 Os livros e apostilas

A escolha dos livros e do material que dará suporte aos seus estudos reveste-se de fundamental importância porque eles serão sua fonte de estudos, pesquisas e resposta para todas suas dúvidas.

Todo seu estudo terá suporte no material que você escolher ou dispuser e, seu sucesso, depende, em grande parte, da qualidade dele.

UMA BOA FERRAMENTA É MEIO CAMINHO ANDADO PARA UM SERVIÇO BEM FEITO.

Inúmeras dúvidas surgirão durante sua preparação e você não pode deixá-las sem resposta. Quem sabe uma ou algumas delas não sejam questões da prova?

Confiar no seu material de estudo significa tranqüilidade para responder às questões e evitar o desperdício de tempo e material, na medida em que impede que você, ao final de um longo período de preparação, constate que estudou matérias ultrapassadas, leis que foram revogadas, teorias que não são exigidas no concurso e outros conhecimentos, que, no momento, são dispensáveis. Não vale a pena pagar para ver.

Procure as livrarias especializadas em concursos e pesquise sobre o material existente (apostilas, fitas, livros, CDs, disquetes), e outras

Page 52

opções. Existem também "sites" que orientam sobre concursos e que podem ser uma boa alternativa na obtenção de material de estudo.

Certifique-se de que tais livros, apostilas, fitas e outros materiais encontram-se atualizados. Nos tempos atuais, principalmente na área jurídica e de informática, as alterações ocorrem com muita freqüência e rapidez.

As provas que foram aplicadas em outros concursos também representam um bom material de estudo. Primeiro, para que você tenha ciência do que é realmente pedido. Também, como as questões são formuladas; o tipo de questão (aberta, fechada, múltipla escolha, certo/errado, duas erradas anulam uma certa, alternativas múltiplas e outras possibilidades) e o nível de exigência da prova.

Segundo, para você treinar numa situação muito próxima ao real, testar seus conhecimentos e avaliar seu desempenho. Você deve fazer o simulado, utilizando o mesmo tempo que foi destinado para realização dele e medir o seu desempenho. Mas atenção: algumas questões podem estar desatualizadas ou se referir à matéria que sofreu alterações substanciais.

Pode ocorrer que o requisito formação escolar tenha sido alterado de um concurso para outro, passando, por exemplo, de nível médio para nível superior. Portanto, cuidado com mais...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT