Paroikias cristãs e a negação da polis: biopolítica e pastorado cristão

AutorJoão Roberto Barros II - Fabián Javier Ludueña Romandini
CargoDoutorando em Filosofia pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos (CAPES) - Doutor pela École des Hautes Études en Sciencies Sociales de Paris. Pesquisador do Instituto 'Gino Germani', Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires
Páginas16-33
DOI:10.5007/1807-1384.2011v8n2p16
PAROIKIAS CRISTÃS E A NEGAÇÃO DA POLIS: BIOPOLÍTICA E PASTORADO
CRISTÃO
1
CHRISTIAN PAROIKIAS AND THE NEGATION OF THE POLIS: BIOPOLITICS
AND THE CHRISTIAN PASTORATE
PAROIKIAS CRISTIANAS Y LA NEGACIÓN DE LA POLIS: BIOPOLÍTICA Y
PASTORADO CRISTIANO
João Roberto Barros II
2
Fabián Javier Ludueña Romandini
3
RESUMO:
O objetivo de nosso trabalho é expor o ponto final da argumentação de Foucault
acerca do cuidado de si cristão (epimeleia ton allon), demonstrando que a epimeleia
ton allon cristã está intimamente ligada à modalidade de governo das almas e dos
corpos que Foucault denomina de pastorado cristão. Queremos mostrar como a
recusa de Foucault em aceitar uma autêntica epimeleia heautou cristã, resultou no
inevitável vínculo desta com o nascimento da biopolítica moderna. Nossa
argumentação vai no sentido de mostrar que era inevitável, para Foucault, fazer tais
considerações e chegar a esta conclusão, unindo em uma cadeia causal epimeleia
ton allon cristã, governo pastoral e biopolítica moderna. No decorrer de nosso
percurso, utilizaremos os argumentos de Agamben, expostos principalmente em sua
obra El reino y la gloria, na qual ele trata do entrecruzamento de dois paradigmas: a
teologia política e a economia política. O ponto final de nossa argumentação é que a
recusa do oikos como locus da prática da epimeleia heautou ocasionaria de forma
inevitável a intensificação da epimeleia ton allon cristã através do paradigma da
oikonomia, resultando que o Cristianismo não teria contribuído de outra forma para a
prática do cuidado de si, a não ser intensificando e ressignificando práticas no
sentido de operar uma verdadeira hermenêutica dos desejos, já que a partir de dita
hermenêutica seria possível levar a cabo o governo total da vida dos indivíduos.
Palavras-chave: Epimeleia heautou. Paroikias. Biopolítica.
1
Texto escrito com o apoio PROSUP/CAPES e CONICET.
2
Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos (CAPES). E-mail:
joaorbarrosll@googlemail.com
3
Doutor pela École des Hautes Études en Sciencies Sociales de Paris. Pesquisador do Instituto "Gino
Germani", F aculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. E-m ail:
fabianluduena@gmail.com
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
17
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.8, n.1, p.16-33, jan/jul. 2011
ABSTRACT:
The objective of our work is to expose the final topic of Foucault‟s argumentation
concerning the Christian self-care (epimeleia ton allon), showing that the Christian
epimeleia ton allon is closely connected to the government modality of the souls and
bodies that Foucault names Christian pastorate. We want to show how Foucault‟s
refusal in accepting an authentic Christian epimeleia heautou gave place to the
inevitable bond between it and the birth of modern biopolitics. Our argumentation
aims at showing that it was inevitable, for Foucault, to make such considerations and
reach this conclusion putting together, in a causal chain, Christian epimeleia ton
allon, pastoral government and modern biopolitics. For such purpose, we will use
Agamben‟s arguments, exposed mostly in his work El reino y la Gloria, in which he
discusses the intercrossing of two paradigms: political theology and political
economy. The final topic of our argumentation is that the rejection of the oikos as
locus for the practice of epimeleia heautou would inevitably cause the intensification
of Christian epimeleia ton allon through the paradigms of oikonomia, resulting that
Christianity would not have otherwise contributed to the practice of the self-care, if
not by intensifying and re-signifying practices with the objective of operating a true
hermeneutic of the desires, once from such hermeneutic it would be possible to go
through with the total command of the lives of the individuals.
Keywords: Epimeleia heautou. Paroikias. Biopolitics.
RESUMEN:
El objetivo de nuestro trabajo está en exponer el punto final de la argumentación de
Foucault acerca del cuidado de sí cristiano (epimeleia ton allon), demostrando que la
epimeleia ton allon cristiana está muy relacionada a la modalidad de gobierno de las
almas y de los cuerpos que Foucault denomina de pastorado cristiano. Intentaremos
demostrar como la recusa de Foucault en aceptar una auténtica epimeleia heautou
cristiana resulta en un inevitable vínculo de esta con el nacimiento de la biopolítica
moderna. Estamos dispuestos a evidenciar que era inevitable, para Foucault, hacer
dichas consideraciones y llegar a esta conclusión, uniendo en una misma línea
epimeleia ton allon cristiana, gobierno pastoral y biopolítica moderna. En el
transcurso de nuestro texto, utilizaremos los argumentos de Agamben, expuestos
principalmente en su obra El reino y la gloria, en la cual él trata del cruce de dos
paradigmas: teología política y economía política. El punto final de nuestra
argumentación es que la recusa del oikos como locus de la práctica de la epimeleia
heautou resultaría, de manera inevitable, la intensificación de la epimeleia ton allon
cristiana a través del paradigma de la oikonomia, resultando que el Cristianismo no
habría contribuido de otra forma a la práctica del cuidado de si que no fuese
intensificando y resignificando prácticas en el sentido de operar una verdadera
hermenéutica de los deseos, puesto que desde dicha hermenéutica, se haría posible
llevar a cabo el gobierno total de la vida de los individuos.
Palabras claves: Epimeleia heautou. Paroikias. Biopolítica.
Desde a aula de de fevereiro de 1978, ministrada no Collège de France,
publicada na obra Sécurité, territoire, population, Foucault (2004, p. 113) afirma que

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT