A pauta ambiental no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG: currículo, programas e financiamento (1970-1990)

AutorGabriel Schunk Pereira
CargoUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Páginas181-198
Esboços, Florianópolis, v. 29, n. 52, p.754-771, set./dez., 2022.
ISSN 2175-7976 DOI http://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e84413
artigo
original
A PAUTA AMBIENTAL NO INSTITUTO DE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ICB) DA UFMG:
CURRÍCULO, PROGRAMAS E
FINANCIAMENTO (1970-1990)
The environmental agenda at The Institute of Biological Sciences (ICB) of UFMG:
curriculum, programs, and financing (1970-1990)
Gabriel Schunk Pereiraa
https://orcid.org/0000-0002-8467-5579
E-mail: schunk.gsp@gmail.com
a Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas,
Departamento de História, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Esboços, Florianópolis, v. 29, n. 52, p.754-771, set./dez., 2022.
ISSN 2175-7976 DOI http://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e84413
A pauta ambiental no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG
____________________________________________________________________________________________________________
755/824
RESUMO
Este artigo objetiva discutir a imersão da agenda ambiental no Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre as décadas de 1970, quando os temas
ambientais começaram a ser discutidos, e 1990, momento dos primeiros anos de funcionamento do
mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre (ECMVS), que entendemos ser
resultado da incursão dessa agenda no ICB. Para tanto, partimos dos conceitos de coletivo de
pensamento e tráfego intercoletivo de pensamento, de Ludwik Fleck (2010), e de redes de ativismo
transnacionais, de Keck e Sikkink (1996). Utilizando fontes administrativas obtidas no Arquivo
Institucional do ICB/UFMG, mostramos como esse movimento provocou mudanças curriculares,
principalmente sobre a disciplina de ecologia, pondo em evidência uma controvérsia entre as áreas
de história natural e ciências biológicas. Ainda, situamos a introdução da temática ambiental no
Instituto por professores internos e convidados, em disciplinas e eventos acadêmicos, em que se
abordou temas que iam da poluição à conservação de espécies ameaçadas. Por fim, discutimos,
como uma das consequências desse movimento, a criação, em 1989, de um programa voltado para
conservação da biodiversidade o programa de pós-graduação em ECMVS -, destacando as
relações estabelecidas com instituições conservacionistas estrangeiras, o que foi importante para a
manutenção e consolidação do curso nos seus primeiros anos, indicando os interesse dos
professores pesquisadores no estudo desse tema, mas também das organizações
conservacionistas estrangeiras em financiar projetos deste tipo em um país megadiverso como o
Brasil.
PALAVRAS-CHAVES
Ambientalismo. Universidades. Financiamento.
ABSTRACT
This article aims to discuss the immersion of the environmental agenda in the Institute of Biological
Sciences (ICB) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), between the 1970s, when
environmental issues began to be discussed, and 1990, when the first years of functioning of the
Master's Degree in Ecology, Conservation and Wildlife Management (ECMVS), which we believe is
the result of the incursion of this agenda at the ICB. To do so, we start from the concepts of collective
thought and inter-collective traffic of thought, by Ludwik Fleck (2010), and transnational activism
networks, by Keck and Sikkink (1996). Using administrative sources obtained from the Institutional
Archives of the ICB/UFMG, we show how this movement caused curricular changes, mainly in the
discipline of ecology, highlighting a controversy between the areas of natural history and biological
sciences. Furthermore, we placed the introduction of the environmental theme at the Institute by
internal and guest professors, in academic disciplines and events, in which topics ranging from
pollution to the conservation of endangered species were addressed. Finally, we discuss, as one of
the consequences of this movement, the creation, in 1989, of a program aimed at biodiversity
conservation - the postgraduate program in ECMVS -, highlighting the relationships established with
foreign conservation institutions, which was important for the maintenance and consolidation of the
course in its early years, indicating the interest of research professors in the study of this topic, but
also of foreign conservation organizations in financing projects of this type in a megadiverse country
like Brazil.
KEYWORDS
Environmentalism. Universities. Financing.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT