Percepção de diferenças intergrupais e infra-humanização

AutorSheyla Christine Santos Fernandes - Marcos Emanoel Pereira
CargoDoutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia. Professora do curso de Pós-Graduação e Graduação em psicologia na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil E-mail: sheyla.fernandes@ip.ufal.br. - Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Universidade Complutense de Madrid...
Páginas75-92
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.16, n.2, p.75-92 Mai-Ago 2019
ISSN 1807-1384 : https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n2px75
Artigo recebido em: 29.11.2017 Revisado em 11.10.2018 Aceito em: 12.01.2019
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
PERCEPÇÃO DE DIFERENÇAS INTERGRUPAIS E INFRA-HUMANIZAÇÃO
Sheyla Christine Santos Fernandes1
Marcos Emanoel Pereira2
Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar a atribuição diferenciada de emoções e
traços a três alvos (Brasileiros, brancos e negros) e a partir dos achados discutir
alguns aspectos teóricos e metodológicos da infra-humanização dos grupos sociais.
Participaram do estudo 164 estudantes universitários de Maceió, Alagoas, com
idades entre 18 e 41 anos (Média = 20,64; DP = 3,88). Os estudantes responderam
às escalas de atribuição diferenciada de emoções (PALADINO ET AL., 2000) e de
traços (MOSCOVICI & PEREZ, 1999). Os principais resultados endossam
parcialmente a infra-humanização dos negros e o favorecimento endogrupal ou do
grupo majoritário. As peculiares da infra-humanização no contexto desta pesquisa
são discutidas através do papel das normas sociais no estudo de atitudes
antinormativas.
Palavras-chave: Percepção. Atitudes. Racismo. Normas Sociais. Infra-
Humanização.
PERCEPTION OF INTERGROUP DIFFERENCES AND INFRA-HUMANIZATION
Abstract:
The aim of this study was to analyze the differentiated attribution of emotions and
traits to three groups (Brazilian, white and black) and from the findings discuss some
theoretical and methodological aspects of the infra-humanization of social groups. A
total of 164 university students from the city of Maceió, aged 18-41 years (mean =
20.64, SD = 3.88) participated in the study. The students responded to the scales of
differentiated attribution of emotions (PALADINO ET AL., 2000) and traits
(MOSCOVICI & PEREZ, 1999). The main results partially indicate the infra-
humanization of black people and the ingroup favoring or the majority group. The
peculiarities of infra-humanization in the context of this research are discussed
through the role of social norms in the study of anti-normative attitudes.
Keywords: Perception. Attitudes. Racism. Social Norms. Infra-Humanization.
PERCEPCIÓN DE DIFERENCIAS INTERGRUPALES E INFRA-HUMANIZACIÓN
Resumen:
1 Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia. Professora do curso de Pós-
Graduação e Graduação em psicologia na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil E-
mail: sheyla.fernandes@ip.ufal.br
2 Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na
Universidade Complutense de Madrid. Professora do curso de Pós-graduação e Graduação em
psicologia da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil E-mail: memanoel@gmail.com
76
Este estudio tuvo como objetivo analizar la atribución diferenciada de emociones y
rasgos a tres grupos (Brasileños, blancos y negros) y a partir de los hallazgos
discutir algunos aspectos teóricos y metodológicos de la infra-humanización de los
grupos sociales. En el estudio participaron 164 estudiantes universitarios de Maceió,
Alagoas, con edades entre 18 y 41 años (Media = 20,64, DP = 3,88). Los
estudiantes respondieron a las escalas de atribución diferenciada de emociones
(PALADINO ET AL., 2000) y de rasgos (MOSCOVICI & PEREZ, 1999). Los
principales resultados respaldan parcialmente la infra-humanización de los negros y
el favorecimiento endogrupal o del grupo mayoritario. Las peculiares de la infra-
humanización en el contexto de esta investigación son discutidas a través del papel
de las normas sociales en el estudio de actitudes antinormativas.
Palabras clave: Percepción. Actitudes. Racismo. Normas Sociales. Infra-
humanización.
1 INTRODUÇÃO
O interesse em estudar a percepção de diferenças intergrupais em uma
perspectiva psicossociológica é remetido à data relativamente próxima à fundação
da disciplina de psicologia social. Alguns autores indicam que por volta de 1930 foi
publicado o primeiro estudo que considerou empiricamente esta temática (HASLAM,
JETTEN, POSTMES & HASLAM, 2009), referindo-se às análises realizadas por Katz
e Braly (1933) sobre a origem dos estereótipos em relação a grupos étnicos e
nacionalidades.
Katz e Braly (1933) construíram uma lista com 84 atributos dirigidos a dez
grupos distintos (alemães, americanos, ingleses, chineses, italianos, irlandeses,
turcos, japoneses, judeus e negros), requisitando dos participantes do estudo que
selecionassem os traços mais típicos para os caracterizar. Os resultados mais
evidentes associaram os alemães aos atributos industriosos, ponderados,
metódicos; os italianos, aos atributos passionais, artísticos, impulsivos; os negros
foram caracterizados como supersticiosos, preguiçosos, ignorantes; as qualidades
agressivas dos judeus foram enfatizadas; aos americanos foram atribuídas
características como materialistas, progressistas, inteligentes, dentre outros. O alto
nível de concordância entre os participantes é o dado que mais chamou a atenção
nesse estudo. Para os autores, as pessoas não julgam os grupos com base em
verdades, mas com base no que é socialmente disseminado, expressando inclusive,
um elevado índice de preconceito.
Em termos cognitivos, os estereótipos simplificam a configuração das
informações sociais (TAJFEL, 1981), agilizando o processo de categorização social
e tomada de decisão, contudo, essa ativação tem potencial consequência danosa às

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT