PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AutorSandro Vinicius Sales dos Santos
Páginas149-170
GÊNERO | Niterói | v.14 | n.2 | p. 149-170 | 1.sem.2014 149
PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS
RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE
CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sandro Vinicius Sales dos Santos
Universidade Federal de Minas Gerais
E-mail: sandrovssantos@gmail.com
Resumo: O artigo apresenta as percepções, interpretações e negociações das
relações de gênero vividas por crianças na Educação Infantil. O estudo arti-
cula os estudos de gênero e da sociologia da infância como forma de captar a
complexidade e densidade das relações de gênero vivenciadas por meninos e
meninas. O trabalho, de abordagem qualitativa, apresenta um inventário das
representações de gênero, que envolvem as crianças e demonstra como me-
ninos e meninas decodificam tais representações e realizam uma apropriação
das representações de gênero de modo mais interpretativo do que meramen-
te reprodutivo, ora refutando alguns referenciais, ora se apoiando neles.
Palavras-chave: Relações de gênero; Educação Infantil; Crianças e infância.
Abstract: This paper presents the perceptions, interpretations and negotia-
tion of gender relations experienced by children in early childhood educa-
tion. The paper articulates the studies of gender and childhood sociology as
a way to capture the complexity and density of gender relations experienced
by children. The qualitative approach of the study presents an inventory of
gender representations involving children and demonstrates how boys and
girls decode these representations in order to achieve and more interpreta-
tive appropriation of gender representations than merely a reproductive one,
either refuting some benchmarks, at times or leaning on them.
Keywords: Gender relations; Childhood Education; Children and childhood.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT