A perspectiva transformacional da competência em informação: uma análise de modelos teóricos

AutorAlessandra de Souza Santos, Luiz Cláudio Gomes Maia
CargoDoutoranda em Sistemas de Informação e Gestão de Conhecimento Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Belo Horizonte, Brasil / Doutor em Ciência da Informação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Econômicas,...
Páginas349-368
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaç ão, Florianópolis, v. 27, p. 01-20, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e86165
Artigo
Original
A PERSPECTIVA TRANSFORMACIONAL DA
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DE
MODELOS TEÓRICOS
The transformative perspective of information literacy: an analysis of theoretical models
Alessandra de Souza Santos
Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão de Conhecimento
Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Belo Horizonte, Brasil
alessandra@mpmg.mp.br
http://orcid.org/0000-0002-6386-4864
Luiz Cláudio Gomes Maia
Doutor em Ciência da Informação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do
Conhecimento
Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Belo Horizonte, Brasil
luiz.maia@fumec.br
https://orcid.org/0000-0002-2568-6067
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: O presente artigo propõe-se a apresentar um panorama sobre três modelos teóricos que abordam a
competência em informação em sua perspectiva transformacional, enfatizando suas características e similaridades.
Método: Utiliza a revisão narrativa de literatura, enfatizando as características e similaridades dos três modelos teóricos.
Foram analisados o conceito de competência em informação, assim como um breve histórico da evolução do conceito de
competência em informação para embasar a análise dos três modelos selecionados, o modelo das Sete Faces (Seven
Faces) da competência em informação, o modelo dos Seis Quadros (Six Frames) da competência em Informação e o
modelo GeST.
Resultado: A visão transformacional da competência em informação é baseada em Foucault, cuja teoria aborda a relação
entre conhecimento e poder, e nos quadros teóricos da Escola de Frankfurt, que consiste de uma visão crítica e busca
transformar a realidade social por meio da mudança do status quo, principalmente para populações e sociedades
vulnerabilizadas.
Conclusões: Os três modelos analisados possuem di ferentes representações do fenômeno da competência em
informação compreendido nas práticas i nformacionais em diferentes contextos, e fornecem uma visão não-hierárquica,
mas de complexidade crescente no uso da informação.
PALAVRAS-CHAVE: Competência em informação. Modelos teóricos. Perspectiva transformacional. Emancipação social.
Teoria Crítica.
ABSTRACT
Objective: This articl e aims at presenting na overview of analyzing three theoretical models that address information
literacy in its transformational perspective, emphasizing its characteristics and similarities.
Methods: By using a narrative literature review, characteristics and similarities of the three theoretical models are
emphasized. The concept of information literacy was analyzed, as well as a brief history of the evolution of the concept of
information literacy to support the analysis of the three selected models, the Seven Faces of information literacy, th e Six
Frames of information literacy and the GeST model.
Results: The transformational view of information literacy is based on Foucault, whose theory addresses the relationship
between knowledge and power, and on the Frankfurt School theore tical framework, which consists of a critical view and
seeks to transform social reality through changing the status quo, especially for vulnerable populations and societies.
Conclusions: The three models analyzed have different representations of the information literacy phenomenon included
in information practices in different contexts, and provide a non-hierarchical view, but with increasing complexity in the use
of information.
KEYWORDS: Information literacy. Theoretical models. Transformational perspective. Social emancipation. Critical Theory.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, p. 01-20, 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: ht tps://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e86165
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1 INTRODUÇÃO
A competência em informação (information literacy), segundo Bruce (2008; 1997),
pode ser definida como uma forma de aprendizagem sobre as maneiras de interação com
a informação. Lupton (2008) define a competência em informação como uma abordagem
de aprendizagem em resposta a um dado contexto, que consiste no envolvimento com
práticas de informação para fomentar o pensamento crítico, a autonomia e a aprendizagem
ao longo da vida. No mesmo sentido, Belluzzo (2017) define a competência em informação
como o processo contínuo de interação entre a internalização de conceitos, atitudes e
habilidades referentes ao uso fluente e à compreensão da informação e sua abrangência,
na aprendizagem ao longo da vida. Para Lloyd (2010a), a competência em informação
catalisa todos os tipos de aprendizagem e pode ser definida como uma prática sociocultural
inserida e entrelaçada por meio de práticas que constituem um dado contexto e, como tal,
sujeita a arranjos e atividades colaborativas. Portanto, o domínio do uso da tecnologia é
apenas um dos componentes da competência em informação, que fornece uma estrutura
central para a participação e aprendizagem em todas as áreas da vida (TALJA; LLOYD,
2010), já que a competência em informação é “uma forma de saber” (LLOYD, 2021, p. 2,
tradução nossa). Isso ocorre, uma vez que a competência em informação é uma prática
sociocultural dependente do contexto (CABRA-TORRES et al., 2020; LLOYD, 2010a) e
somente pode ser transformacional enquanto prática social (LUPTON; BRUCE, 2010)
1
.
Lloyd (2021, tradução nossa, p. 35) conceitua fatores relevantes para o aprendizado
e para o desenvolvimento da competência em informação:
como usar as ferramentas de informação - desenvolvendo uma
compreensão da finalidade e função das tecnologias de informação e
comunicação (TIC) e software, e a navegação de coleções físicas e (mais
recentemente) digitais;
o processo intelectual - processos de criação de conhecimento,
definição de necessidades de informação, conceitos-chave, avaliação de
fontes relevantes, estratégias de recuperação de informação, princípios de
organização da informação e reflexão crítica da aprendizagem com a
informação;
habilidades - habilidades de comunicação e interpessoais,
compartilhamento de informações, trabalho em equipe, negociação, escuta,
colaboração e habilidades de escrita;
1
Considera-se a competência em informação como meta-competência (MACKEY; JACOBSON, 2014), que
também abarca a fluência em imagens (competência visual), tecnologias de informação, comunicação
(competência digital), mídias (competência midiática), dentre outras (LLOYD 2010a; PINTO; CORDÓN; DÍAZ,
2010; WHITWORTH, 2014; MACKEY; JACOBSON, 2014). Ademais, considera-se que a competência em
informação é crítica (ELMBORG, 2006).

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